Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Thávyla Ellen Duarte-
dc.contributor.advisor1Luna, Karla Patricia de Oliveira-
dc.contributor.referee1Luna, Karla Patricia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee3Luz, Angélica Ramos da-
dc.date.accessioned2025-10-01T19:06:22Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-06-20-
dc.identifier.citationCORREIA, Thávyla Ellen Duarte. Educar pela pesquisa: as representações sociais de professores de ciências biológicas da UEPB campus I. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5324-
dc.description.resumoEste estudo aborda as Representações Sociais (RS) do termo “educar pela pesquisa” na perspectiva dos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Nesse sentido, objetivou-se identificar as Representações Sociais sobre o “educar pela pesquisa” na visão desses docentes, explorando os aspectos centrais e periféricos que estruturam esse conceito. Para tanto, o percursso metodológico baseou-se no Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) para coleta de dados, analisados pelo software IRAMUTEQ, recorrendo-se a técnica da Análise Prototípica. Além disso, foi aplicado um questionário semiestruturado para traçar o perfil dos participantes a fim de conhecer suas experiências nessa temática. Os resultados revelam que o núcleo central da representação social do termo “educar pela pesquisa” está estruturado em torno dos conceitos “conhecimento” e “ciência”, indicando que os docentes associam fortemente essa prática à construção do saber e ao desenvolvimento científico. Esses elementos possuem alta frequência e baixa média de evocação, sugerindo que são representações estáveis e fundamentais na concepção dos professores. Desse modo, esses dados contribuem para o aprimoramento das práticas de formação docente, além de fomentar discussões sobre a importância do uso da pesquisa no ensino superior. Por consequência, como produto final, foi desenvolvido uma cartilha digital a fim de divulgar os resultados da pesquisa e promover reflexões no meio educacional, voltado ao público acadêmico, para incentivar práticas pedagógicas que integrem ensino e pesquisa de maneira mais efetiva, dinâmica e sustentável, utilizando as redes sociais para a difusão do conhecimento.por
dc.description.abstractThis study addresses the Social Representations (SR) of the term “educate through research” from the perspective of faculty members in the Biological Sciences undergraduate program at Paraíba State University (UEPB), Campus I. The objective was to identify the Social Representations of “educate through research” from the perspective of these faculty members, exploring the central and peripheral aspects that structure this concept. To this end, the methodological approach was based on the Free Word Association Test (FAT) for data collection, which was analyzed using the IRAMUTEQ software, using the Prototypical Analysis technique. Furthermore, a semi-structured questionnaire was administered to profile the participants and understand their experiences with this topic. The results reveal that the central core of the social representation of the term “educate through research” is structured around the concepts of “knowledge” and “science,” indicating that faculty members strongly associate this practice with the construction of knowledge and scientific development. These elements have high frequency and low average recall, suggesting that they are stable and fundamental representations in teachers’ understanding. Thus, these data contribute to the improvement of teacher training practices, in addition to fostering discussions about the importance of using research in higher education. Consequently, the final product was a digital booklet developed to disseminate the research results and promote reflection in the educational environment, aimed at academic audiences. This booklet aims to encourage pedagogical practices that integrate teaching and research in a more effective, dynamic, and sustainable manner, leveraging social media to disseminate knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thávyla Correia (thavyla.ellen.duarte.correia@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-19T13:05:45Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO THÁVYLA 4 BIBLIOTECA.pdf: 1757704 bytes, checksum: b1788d4ad0f2f5070fa69f1e3c14f987 (MD5) CARTILHA COM FICHA.pdf: 12555680 bytes, checksum: 8bc2f8875a7f43193dc8b1691e094bfb (MD5) TERMO DE DEPÓSITO 5.pdf: 376923 bytes, checksum: cf5b86398daccfc1dcbe1776e8d49b88 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-19T13:42:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO THÁVYLA 4 BIBLIOTECA.pdf: 1757704 bytes, checksum: b1788d4ad0f2f5070fa69f1e3c14f987 (MD5) CARTILHA COM FICHA.pdf: 12555680 bytes, checksum: 8bc2f8875a7f43193dc8b1691e094bfb (MD5) TERMO DE DEPÓSITO 5.pdf: 376923 bytes, checksum: cf5b86398daccfc1dcbe1776e8d49b88 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-01T19:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO THÁVYLA 4 BIBLIOTECA.pdf: 1757704 bytes, checksum: b1788d4ad0f2f5070fa69f1e3c14f987 (MD5) CARTILHA COM FICHA.pdf: 12555680 bytes, checksum: 8bc2f8875a7f43193dc8b1691e094bfb (MD5) TERMO DE DEPÓSITO 5.pdf: 376923 bytes, checksum: cf5b86398daccfc1dcbe1776e8d49b88 (MD5) Previous issue date: 2025-06-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectEducar pela pesquisapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectTeste de Associação Livre de Palavraspor
dc.subjectIRAMUTEQpor
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectTeaching through Researcheng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectFree Word Association Testeng
dc.subjectIRAMUTEQ.eng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEducar pela pesquisa: as representações sociais de professores de Ciências Biológicas da UEPB Campus Ipor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Thávyla Ellen Duarte Correia.pdfDS - Thávyla Ellen Duarte Correia1.72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Thávyla Ellen Duarte Correia.pdfPE - Thávyla Ellen Duarte Correia12.26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD368.09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.