Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5318
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inês de Castro em dois cordéis brasileiros para crianças: uma proposta de manual pedagógico de mediação de leitura pela aplicação do método leratos |
Autor: | Araújo, Juliana do Nascimento ![]() |
Primeiro orientador: | Andrade, Valéria |
Primeiro membro da banca: | Justino, Luciano Barbosa |
Segundo membro da banca: | Silva, Edson Santos |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Larissa de Cássia Antunes |
Resumo: | Esta pesquisa surge de uma investigação relacionada à ausência de uma vertente de literatura inesiana para o público infantil/infantojuvenil no formato de cordel, mesclando tradições populares com narrativas históricas. O objetivo geral foi analisar e pensar modos de ler a história trágica de Inês de Castro adaptada para crianças a partir da apreciação de um corpus de literatura inesiana destinada a esse público em forma de cordel dramatúrgico primando por obras de autoria brasileira, selecionando-se para isso duas obras: A história de Inês de Castro ou a dama lourinha que, depois de morta, virou rainha (Sombra, 2011) e Almas livres (Almeida, 2022). Como objetivos específicos indicamos os seguintes: a) Investigar e traçar um panorama analítico da fortuna literária inesiana no formato de cordel adaptado para o público infantil no Brasil; b) Analisar as representações do mito de Inês de Castro nas duas obras que compõem o corpus de literatura inesiana em comparação com os relatos históricos mais gerais sobre a personagem; c) Realizar um estudo comparado, intermidiático e intercultural das obras a partir de diferentes indicadores que caracterizam o gênero literário e d) Desenvolver um Manual Pedagógico baseado no Método LerAtos, propondo uma experiência de mediação de leitura a ser realizada por professores/as do ensino fundamental, a fim de que o mito de Inês de Castro possa ser tomado como base para um processo de sensibilização e conscientização precoces sobre violências contra as mulheres e, em geral, sobre desigualdades de gênero. Esse estudo também congrega discussões pertinentes acerca da história, lenda e mito da rainha post mortem de Portugal do século XIV, D. Inês de Castro, e seu legado simbólico e cultural até o presente século pautando-se em referenciais como, Gil (1975), Sousa (1987), Osakabe (1998), Aristóteles (2011), Jacoto (2008), Toledo (2008), Rocha (1996), Almeida, Andrade e Barros (2021). A dissertação também compreende discussões acerca da análise dos cordéis dramatúrgicos que integram o corpus literário com base nas postulações teóricas de Rosenfeld (1985), Prado (1970), Hutcheon (2013), Reis (2017) e Coccia (2020); apontamentos relacionados às perspectivas históricas e contemporâneas ligadas aos conceitos de infâncias com as concepções de Ariès (1981 e 1986), Postman (1999) e Coelho (2011); perspectivas voltados para a leitura literária de temática inesiana como estratégia de prevenção à violência contra as mulheres, em específico o feminicídio como desdobramentos dos estudos de Andrade (2021); e por fim, uma proposta de leiautoria do mito de Inês de Castro pela aplicação do método LerAtos na sala de aula, no intuito de formar leiautoras/es apaixonadas/os pela leitura, e não somente sensibilizadas/os, desde a infância, sobre questões de gênero, preconceitos e violências. Para tanto, utilizamo-nos dos conceitos de McGonigal (2012) e Barros e Andrade (2017). |
Abstract: | This research arises from an investigation related to the absence of a strand of Inesian literature for children/youth audiences in the cordel format, mixing popular traditions with historical narratives. The general objective was to analyze and think about ways of reading the tragic story of Inês de Castro adapted for children based on the appreciation of a corpus of Inês de Castro literature aimed at this audience in the form of a dramaturgical cordel, focusing on works by Brazilian authors, selecting two works for this purpose: The story of Inês de Castro or the blonde lady who, after her death, became queen (Sombra, 2011) and Almas livre (Almeida, 2022). As specific objectives we indicate the following: a) Investigate and draw an analytical panorama of Ines's literary fortune in the cordel format adapted for children in Brazil; b) Analyze the representations of the myth of Inês de Castro in the two works that make up the corpus of Inês de Castro literature in comparison with the more general historical accounts about the character; c) Carry out a comparative, intermedia and intercultural study of the works based on different indicators that characterize the literary genre and d) Develop a Pedagogical Manual based on the LerAtos Method, proposing a reading mediation experience to be carried out by elementary school teachers, so that the myth of Inês de Castro can be taken as the basis for a process of early awareness and awareness about violence against women and, in general, about gender inequalities. This study also brings together pertinent discussions about the history, legend and myth of the post-mortem queen of Portugal in the 14th century, D. Inês de Castro, and her symbolic and cultural legacy until the present century, based on references such as Gil (1975), Sousa (1987), Osakabe (1998), Aristóteles (2011), Jacoto (2008), Toledo (2008), Rocha (1996), Almeida, Andrade and Barros (2021). The dissertation also includes discussions about the analysis of the dramaturgical strings that make up the literary corpus based on the theoretical postulations of Rosenfeld (1985), Prado (1970), Hutcheon (2013), Reis (2017) and Coccia (2020); notes related to historical and contemporary perspectives linked to the concepts of childhood with the concepts of Ariès (1981 and 1986), Postman (1999) and Coelho (2011); perspectives focused on the literary reading of Inesian themes as a strategy for preventing violence against women, specifically feminicide as an outcome of Andrade’s studies (2021); and finally, a proposal for a law authored by the myth of Inês de Castro by applying the LerAtos method in the classroom, with the aim of training readers who are passionate about reading, and not just sensitized, from childhood, to issues of gender, prejudice and violence. To do so, we used the concepts of McGonigal (2012) and Barros and Andrade (2017). |
Palavras-chave: | Cordel dramatúrgico Literatura para crianças Manual Pedagógico de Mediação de Leitura Método LerAtos |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | ARAÚJO, J. N. Inês de Castro em dois cordéis brasileiros para crianças: uma proposta de manual pedagógico de mediação de leitura pela aplicação do método leratos. 2025. 148 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5318 |
Data de defesa: | 31-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo-de-Deposito-BDTD_assinado.pdf | Termo de depósito | 525.28 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
DISSERTAÇÃO corrigida 17- 06.pdf | PDF - Juliana do Nascimento Araújo | 4.01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.