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Tipo do documento: Dissertação
Título: Zoopoética ramalhiana: dramaturgia e imaginário animal em “O Pássaro Real”, “A Cabra Cabriola” e “Dom Ratinho e Dom Gatão"
Título(s) alternativo(s): Ramalhian zoopoetics: dramaturgy & animal imaginary in “The Royal Bird”, “The Cabriola Goat” and “Don Mouse and Don Gatão”
Zoopoética ramalhiana: dramaturgia y imaginario animal en "El pájaro real", "La Cabra Cabriola" y "Dom Ratinho y Dom Gatão"
Zoopoétique ramalhienne : dramaturgie et imagerie animale dans «L'Oiseau Royal», «La Chèvre Cabriola» et «Dom Ratinho et Dom Gatão»
Zoopoetica ramalhiana: drammaturgia e immaginario animale in “L’uccello Reale”, “La Capra Cabriola” e “Dom Ratinho e Dom Gatão”
Autor: Carvalho, Arthur Velázquez Florentino de 
Primeiro orientador: Maciel, Diógenes André Vieira
Primeiro membro da banca: Maciel, Diógenes Andre Vieira
Segundo membro da banca: Silva, Marcelo Medeiros da
Terceiro membro da banca: Lúcio, Ana Cristina Marinho
Resumo: Voltada ao itinerário da dramaturgia infanto-juvenil de Maria de Lourdes Nunes Ramalho, esta pesquisa se destina a explorar algumas poéticas e alguns imaginários oriundos das criaturas animais que fomentam as formas de personagens e constituições de personalidades em três peças de sua antologia Teatro Infantil: coletânea de textos infanto-juvenis, a saber, “O Pássaro Real”, “A Cabra Cabriola” e “Dom Ratinho e Dom Gatão”, com o fito de discutir sobre quais os elementos simbólicos e culturais que se fazem presentes na definição de uma zoopoética ramalhiana. Compreendendo essas peças como uma resultante estética do trabalho composicional da dramaturga, buscou-se investigar as relações formais, ali engendradas, entre as convenções do auto vicentino, do entremez e do folheto nordestino, marcadas pela estrutura fortemente marcada pelo que Propp (2012) denomina de Contos Maravilhosos. Assim, sob as lentes das representações estéticas e simbólicas desse zoo, intenta-se desenvolver uma análise-interpretação sobre traços antropológicos do imaginário (Durand, 2012) que atravessam “formas simples” (Jolles, 1976) e repousam sobre a corporalidade de personagens típicos, formalizados esteticamente em um universo de representação alegórica, neste corpus, destinada a um público preferencial de crianças e jovens. Por essas alegorias, este trabalho sonda o ethos humano, frente a certas aproximações desde a animalidade biológica (Quesado, 2009) ou psicológica (Chatelard; Cerqueira, 2015), chegando até a natureza de seus instintos (Derrida, 2002) ou de seus comportamentos existenciais (Haraway, 2022). Por último, evidencia-se como todas essas contingências poéticas, alegorias ou esses imaginários estão envolvidos em representações arquetípicas (Meletínski, 2019) e éticas (Berger, 2021) de feminilidades (maternas e contrárias a este paradigma) e de aspectos relativos à vivência sertaneja (e/ou urbanizada), marcada pela exploração e recursos parcos dos mais pobres em tensão com o poder dos mais ricos, tal qual subsistem na trama e nas criaturas contidas nos textos e nos personagens ramalhianos envolvidos nesta zoopoética.
Abstract: Pivoted by the itinerary of Maria de Lourdes Nunes Ramalho's children's and youth dramaturgy, this research aims to explore some poetics and imaginaries stemmed from animal creatures that foment the forms of characters and constitutions of personalities in three plays from her anthology Teatro Infantil: a collection of children's and youth texts, namely, “O Pássaro Real”, “A Cabra Cabriola”, and “Dom Ratinho e Dom Gatão”, with the goal of discussing which symbolic and cultural elements are present in the definition of Ramalho's zoopoetics. Understanding these plays as an aesthetic result of the playwright's compositional work, it was sought to investigate the formal relations engendered therein between the conventions of the vicentino auto, the entremés, and the brazilian northeastern pamphlet, marked by the structure strongly marked by what Propp (2012) denominates Folktale. Thus, through the lens of the aesthetic and symbolic representations of this zoo, it is intend to develop an analysis-interpretation of anthropological traits of the imaginary (Durand, 2012) that cross “simple forms” (Jolles, 1976) and rest on the corporality of typical characters, aesthetically formalized in a universe of allegorical representation, in this corpus, aimed at a preferential audience of children and young people. Through these allegories, this work probes the human ethos, facing certain approximations from biological (Quesado, 2009) or psychological (Chatelard; Ceiqueira, 2015) animality, reaching the nature of their instincts (Derrida, 2002) or their existential behaviors (Haraway, 2022). Finally, it is evident how all these poetic contingencies, allegories or imaginaries are involved in archetypal (Meletínski, 2019) and ethical (Berger, 2021) representations of femininities, (maternal and contrary to this paradigm) and aspects related to the rural (and/or urbanized) experience, marked by the exploitation and scarce resources of the poorest in tension with the power of the richest, as they subsist in the plot and in the creatures contained in the texts and in the Ramalhian characters involved in this zoopoetics.
Palavras-chave: Contos maravilhosos
Dramaturgia
Imaginário animal
Lourdes Ramalho
Zoopoética
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: CARVALHO, A. V. F. Zoopoética ramalhiana: dramaturgia e imaginário animal em “O Pássaro Real”, “A Cabra Cabriola” e “Dom Ratinho e Dom Gatão". 2025. 107 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5298
Data de defesa: 31-Mar-2025
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