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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Larissa Kênia Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7157065028886087 | por |
dc.contributor.advisor1 | Luna, Karla Patricia de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3043580578707915 | por |
dc.contributor.referee1 | Longhin, Sandra Regina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5290628721224008 | por |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Cidoval Morais de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0573233540937425 | por |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:28:47Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Larissa Kênia Silva. Sequência didática investigativa para reconstrução da prática laboratorial na disciplina de Biofísica. 2025. 97 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5280 | - |
dc.description.resumo | O Ensino de Biofísica aborda conceitos fundamentais sobre as moléculas, estrutura dos seres vivos, ecossistemas e composição do universo. Sendo assim, essa área dispõe de saberes interdisciplinares que são objetos de estudo nos cursos de graduação de Ciências Biológicas e da Saúde. Por essa razão, as aulas desse componente possuem um arcabouço complexo a ser trabalhado pelo docente. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de implementar situações didáticas que facilitem o trabalho teórico e prático da disciplina, visando o aprendizado efetivo. Dessa maneira, a utilização de Sequências de Ensino Investigativo (SEI) constituem uma possibilidade para o ensino e aprendizagem de futuros pesquisadores/educadores, ou seja, discentes de graduação. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou identificar as vantagens da utilização de SEI na formação dos conhecimentos de Biofísica durante as práticas laboratoriais de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus I. Para tal propósito, realizamos um estudo com abordagem qualitativa-descritiva com turmas do 2° período do Bacharelado e da Licenciatura em Biologia, por meio da aplicação de um pré-teste com perguntas de uma situação-problema, seguindo-se a proposição do procedimento sobre tampões. Associado a isso, após a aula experimental, um pós-teste foi aplicado no relatório enviado pelos discentes, sobre os resultados da intervenção educacional vivenciada. Com base nos eixos de Alfabetização Científica, reconhecemos os indicadores apresentados pelas as turmas demonstrados nos textos, e, assim, avaliadas. Por fim, na conclusão da pesquisa, foi possível reconhecer os erros conceituais, influência da mídia na concepção dos participantes, bem como vantagens educativas que a abordagem investigativa agrega ao percurso formativo dos graduandos, o que gerou reflexões a respeito da busca de métodos de capacitação que contribuam efetivamente para o trabalho dos biólogos, seja ele na pesquisa ou na educação. | por |
dc.description.abstract | Biophysics teaching covers fundamental concepts about molecules, the structure of living beings, ecosystems and the composition of the universe. Therefore, this area offers interdisciplinary knowledge that is studied in undergraduate courses in Biological and Health Sciences. For this reason, classes in this component have a complex framework to be worked on by the teacher. In this sense, it is important to implement teaching situations that facilitate the theoretical and practical work of the discipline, aiming at effective learning. Thus, the use of Investigative Teaching Sequences (SEI) constitutes a possibility for teaching and learning of future researchers/educators, that is, undergraduate students. In this perspective, this work aimed to identify the advantages of using SEI in the formation of Biophysics knowledge during laboratory practices of undergraduate students in Biological Sciences at the State University of Paraíba - UEPB, Campus I. For this purpose, we conducted a study with a qualitative-descriptive approach with classes from the 2nd period of the Bachelor's and Licentiate's degrees in Biology, through the application of a pre-test with questions from a problem situation, followed by the proposition of the procedure on tampons. Associated with this, after the experimental class, a post-test was applied to the report sent by the students, about the results of the educational intervention experienced.Based on the Scientific Literacy axes, we recognized the indicators presented by the classes demonstrated in the texts, and thus evaluated them. Finally, at the conclusion of the research, it was possible to recognize the conceptual errors, the influence of the media on the participants' conception, as well as the educational advantages that the investigative approach adds to the undergraduates' training path, which generated reflections regarding the search for training methods that effectively contribute to the work of biologists, whether in research or education. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Oliveira (larissa.kenia.silva.oliveira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-29T14:54:25Z No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE LARISSA - VERSÃO BIBLIOTECA.pdf: 882465 bytes, checksum: b36d14b33b0b609061c65d3533950203 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL VERSÃO BIBLIOTECA.pdf: 20837412 bytes, checksum: e1871f7c93a2d4330f2af5cd67b9bb2e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I – CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – PPGECEM MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de C. A quantidade total de folhas da obra, 97 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 97 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 95 ( 97 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra 2 (duas) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 99 folhas no total e a relação 99 - 2 = 97 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. O SUMÁRIO precisa de ajustes. O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. As seções primárias devem ter seus títulos totalmente em caixa alta. As seções terciárias estão apresentando os mesmos destaque gráficos das seções secundárias, é preciso diferenciá-las. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma dessas formas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Quanto à posição da numeração, ela deve ficar no canto superior direito da folha, em algarismos arábicos. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 8 (10 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa à dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF: DATA X. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito por possuir informações sensíveis, pessoais. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. Preencher os demais campos. on 2025-07-30T11:55:01Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Oliveira (larissa.kenia.silva.oliveira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-19T01:47:15Z No. of bitstreams: 3 PRODUTO EDUCACIONAL VERSÃO BIBLIOTECA.pdf: 20837412 bytes, checksum: e1871f7c93a2d4330f2af5cd67b9bb2e (MD5) VERSAO FINAL (1).pdf: 22059320 bytes, checksum: e31dec95c32d370bdf34e4b2bebeddb4 (MD5) TERMO BDTD.pdf: 497741 bytes, checksum: 6048c2c7ceaf49b298495e2ea2cc5217 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 10 (12 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. on 2025-08-19T10:29:58Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Oliveira (larissa.kenia.silva.oliveira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-20T02:37:56Z No. of bitstreams: 3 PRODUTO EDUCACIONAL VERSÃO BIBLIOTECA.pdf: 20837412 bytes, checksum: e1871f7c93a2d4330f2af5cd67b9bb2e (MD5) TERMO BDTD.pdf: 497741 bytes, checksum: 6048c2c7ceaf49b298495e2ea2cc5217 (MD5) VERSÃO PARA SUBMISSÃO DA BIBLIOTECA - VERSÃO 03.pdf: 21956643 bytes, checksum: fe1a94d0b6a1a97a15c4bacf8db572c0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A folha de aprovação está ausente. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no trabalho acadêmico de conclusão de curso. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Com o acréscimo da folha de aprovação, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 8 (10 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. A quantidade total de folhas da obra, com o acréscimo da folha de aprovação, 97 folhas, estará em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 97 páginas. Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra 2 (duas) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 99 folhas no total e a relação 99 - 2 = 97 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL. on 2025-08-20T11:12:38Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Oliveira (larissa.kenia.silva.oliveira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-20T20:23:27Z No. of bitstreams: 3 PRODUTO EDUCACIONAL VERSÃO BIBLIOTECA.pdf: 20837412 bytes, checksum: e1871f7c93a2d4330f2af5cd67b9bb2e (MD5) TERMO BDTD.pdf: 497741 bytes, checksum: 6048c2c7ceaf49b298495e2ea2cc5217 (MD5) VERSÃO BIBILIOTECA - VERSÃO CORRIGIDA 4.pdf: 22154151 bytes, checksum: 30d0aadc5019e0cec2d6f1f036eb84c3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-08-20T22:01:25Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PRODUTO EDUCACIONAL VERSÃO BIBLIOTECA.pdf: 20837412 bytes, checksum: e1871f7c93a2d4330f2af5cd67b9bb2e (MD5) TERMO BDTD.pdf: 497741 bytes, checksum: 6048c2c7ceaf49b298495e2ea2cc5217 (MD5) VERSÃO BIBILIOTECA - VERSÃO CORRIGIDA 4.pdf: 22154151 bytes, checksum: 30d0aadc5019e0cec2d6f1f036eb84c3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-21T16:28:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PRODUTO EDUCACIONAL VERSÃO BIBLIOTECA.pdf: 20837412 bytes, checksum: e1871f7c93a2d4330f2af5cd67b9bb2e (MD5) TERMO BDTD.pdf: 497741 bytes, checksum: 6048c2c7ceaf49b298495e2ea2cc5217 (MD5) VERSÃO BIBILIOTECA - VERSÃO CORRIGIDA 4.pdf: 22154151 bytes, checksum: 30d0aadc5019e0cec2d6f1f036eb84c3 (MD5) Previous issue date: 2025-06-18 | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Sequência de Ensino Investigativo | por |
dc.subject | Biofísica | por |
dc.subject | Práticas de laboratório | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Sequência didática investigativa para reconstrução da prática laboratorial na disciplina de Biofísica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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