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Tipo do documento: Dissertação
Título: Manual de recomendações ergonômicas para docentes no teletrabalho
Autor: Sales, Daiany Costa Souza
Primeiro orientador: Scherer, Daniel
Primeiro membro da banca: Galdino E, Kátia
Segundo membro da banca: Martins N, Ketinlly Yasmyne
Resumo: Os principais desafios do teletrabalho para os docentes são a intensificação do trabalho, a necessidade de desenvolver novas competências e o surgimento de novas doenças ocupacionais. Visto isso, pode-se observar o avanço das doenças relacionadas à postura e falta de ergonomia durante o dia a dia na saúde dos professores. Com o presente estudo, objetiva-se: desenvolver um manual de recomendações ergonômicas para a jornada de trabalho, diante da identificação dos fatores de risco e usabilidade que acometem os docentes. Foram utilizados formulários online no Google forms, direcionado aos docentes no teletrabalho. Através dos formulários, foram coletados dados para o manual de recomendações ergonômicas, incluindo informações sobre área de dor e tempo de manifestação. Realizou-se uma pesquisa transversal, de natureza qualiquantitativa, descritiva e do tipo desenvolvimento, como também, de revisão bibliográfica. A pesquisa apresenta uma população composta por 304 professores, e contou com uma amostra de 47 participantes que atenderam aos critérios de inclusão deste trabalho. Os dados foram armazenados e tratados no SPSS versão 24 para Windows e expostos por meio de gráficos e tabelas. A estatística descritiva foi feita através da exposição dos valores absolutos, relativos, média e desviopadrão. Aassociação foi realizada pormeio do Teste de Fisher(para associação das variáveis) e Qui-quadrado (para analisar frequências observadas e frequências esperadas em variáveis categóricas). Sendo assim, conclui-se que há associação entre a condição de saúde e ergonomia do ambiente de teletrabalho. Além disso, o estudo demonstra indícios de que a falta de ergonomia no ambiente de teletrabalho interfere diretamente na saúde e no aparecimento de doenças crônicas osteomusculares dos professores analisados nesta pesquisa.
Abstract: The main challenges of teleworking for teachers are the intensification of work, the need to develop new skills and the emergence of new occupational illnesses. In view of this, we can see the rise of diseases related to posture and the lack of ergonomics in teachers' daily health. The aim of this study is to develop a manual of ergonomic recommendations for the working day, based on the identification of risk and usability factors affecting teachers. Online forms were used on Google Forms, aimed at teleworking teachers. The forms were used to collect data for the ergonomic recommendations manual, including information on the area of pain and time of onset. This was a cross-sectional, qualitative, descriptive and developmental study, as well as a literature review. The study had a population of 304 teachers and a sample of 47 participants who met the inclusion criteria for this study. The data was stored and processed in SPSS version 24 for Windows and displayed in graphs and tables. Descriptive statistics were used to show absolute and relative values, means and standard deviations. The association was made using Fisher's test (for the association of variables) and Chi-square (to analyze observed frequencies and expected frequencies in categorical variables). The conclusion is that there is an association between health status and the ergonomics of the teleworking environment. In addition, the study shows that the lack of ergonomics in the teleworking environment directly interferes with the health and appearance of chronic musculoskeletal diseases of the teachers analyzed in this research.
Palavras-chave: Ergonomia
Teletrabalho
Saúde no trabalho
Saúde dos professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
Citação: SALES, Daiany Costa Souza. Manual de recomendações ergonômicas para docentes no teletrabalho. 2025. 100 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Nutes, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5274
Data de defesa: 27-Jun-2025
Aparece nas coleções:PPGCTS - Dissertações

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