Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorsousa, Marcos Paulo Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3594927409736451por
dc.contributor.advisor1Freire, Morgana Ligia de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee1Brito, Francisco de Assis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4294161599213457por
dc.contributor.referee2Ataíde, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.date.accessioned2025-06-17T19:39:48Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.citationSOUSA, Marcos Paulo Araújo. Atividades experimentais para ensino de ondas sonoras numa perspectiva problematizadora. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5234-
dc.description.resumoA experimentação tem sido amplamente defendida como uma estratégia eficaz para tornar o ensino de física mais dinâmico e engajador, superando o modelo tradicional de aulas exclusivamente teóricas. Ao propor atividades práticas, espera-se que os alunos se tornem agentes ativos e participativos, formulando hipóteses e construindo conceitos de forma significativa. Limitando-se ao conteúdo de ondas sonoras, objetivamos planejar e experienciar uma sequência de ensino a partir de atividades experimentais num contexto problematizador direcionada aos professores de física da educação básica, especialmente para aqueles do ensino fundamental. A aplicação foi realizada em três encontros de 1 hora e 40 minutos cada, nos quais os alunos foram desafiados a resolver problemas e realizar experimentos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma turma do nono ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da observação das atividades em sala de aula e da análise das respostas dos alunos. Os resultados indicaram que a estratégia utilizada foi eficaz, pois despertou o interesse dos alunos, promovendo a participação ativa e a construção de conhecimentos sobre as ondas sonoras. Ao invés de simplesmente transmitir informações, essa estratégia permitiu os alunos explorarem seus próprios interesses e a capacidade de aprender, construindo um conhecimento relevante e duradouro.por
dc.description.abstractExperimentation has been widely advocated as an effective strategy to make the teaching of Physics more dynamic and engaging, overcoming the traditional model of exclusively theoretical classes. By proposing practical activities, it is expected that students will become active and participatory agents, formulating hypotheses and building concepts in a meaningful way. Focusing on the content of sound waves, we aim to plan and experience a teaching sequence based on experimental activities in a problem-solving context aimed at basic education physics teachers, especially those in elementary school. The application was carried out in three meetings of 1 hour and 40 minutes each, in which students were challenged to solve problems and carry out experiments. The research, of a qualitative nature, was carried out in a ninth-grade elementary school class. Data were collected through observation of classroom activities and analysis of student responses. The results indicated that the strategy used was effective, as it aroused students' interest, promoting active participation and the construction of knowledge about sound waves. Instead of simply transmitting information, this strategy allowed students to explore their own interests and ability to learn, building relevant and lasting knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Sousa (araujo.marcos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-26T23:37:33Z No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 388228 bytes, checksum: 2c2d2affaf2e67a774cf50a4f1c54155 (MD5) Disertação Mestrado MARCOS PAULO ARAUJO SOUSA- correto.pdf: 3471842 bytes, checksum: 469af2fa15b56968be753a3ec9454533 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_ MARCOS PAULO ARAUJO SOUSA-CORRIGINDO PARA ENTREGAR.pdf: 1105057 bytes, checksum: 84b0451458e7d9036ff5d8a9b7a0f5c2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-27T12:28:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 388228 bytes, checksum: 2c2d2affaf2e67a774cf50a4f1c54155 (MD5) Disertação Mestrado MARCOS PAULO ARAUJO SOUSA- correto.pdf: 3471842 bytes, checksum: 469af2fa15b56968be753a3ec9454533 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_ MARCOS PAULO ARAUJO SOUSA-CORRIGINDO PARA ENTREGAR.pdf: 1105057 bytes, checksum: 84b0451458e7d9036ff5d8a9b7a0f5c2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-17T19:39:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 388228 bytes, checksum: 2c2d2affaf2e67a774cf50a4f1c54155 (MD5) Disertação Mestrado MARCOS PAULO ARAUJO SOUSA- correto.pdf: 3471842 bytes, checksum: 469af2fa15b56968be753a3ec9454533 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_ MARCOS PAULO ARAUJO SOUSA-CORRIGINDO PARA ENTREGAR.pdf: 1105057 bytes, checksum: 84b0451458e7d9036ff5d8a9b7a0f5c2 (MD5) Previous issue date: 2024-10-02eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectOndas Sonoraspor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectPerspectiva Problematizadorapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAtividades experimentais para ensino de ondas sonoras numa perspectiva problematizadorapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Marcos Paulo Araújo Sousa.pdfDS - Marcos Paulo Araújo Sousa3.39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Marcos Paulo Araújo Sousa.pdfPE - Marcos Paulo Araújo Sousa1.08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD379.13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.