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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Geilson Arnor de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2349736816082403por
dc.contributor.advisor1Galdino, Kátia-
dc.contributor.advisor-co1Morais, Misael-
dc.contributor.referee1Coutinho, Giselda-
dc.contributor.referee2Martins, Ketinlly-
dc.date.accessioned2025-06-17T19:32:58Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Geilson. Desenvolvimento de dispositivo portátil de VNI com nível único de pressão intervalada: validação de componentes em ambiente de laboratório. 2025. 60 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5231-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O pulmão tem como principal função permitir a troca cíclica dos gases vitais entre o ambiente e os capilares sanguíneos. Algumas doenças podem interferir nesse mecanismo, podendo levar a necessidade de assistência ventilatória. A VM é uma terapia ventilatória que dá suporte ou substitui a respiração do paciente que a necessite. A VM pode ser invasiva ou não invasiva. A ventilação mecânica não invasiva é definida como um suporte ventilatório que não necessita de tubo orotraqueal ou traqueostomia, sendo utilizada por meio de uma interface externa. Existe uma grande demanda terapêutica para utilização da VNI, necessitando de desenvolvimento de novas modalidades, visando eficácia, segurança e conforto. OBJETIVO: validar, em laboratório, os componentes principais que preenchem os requisitos básicos para o desenvolvimento de um dispositivo portátil de VNI, com nível único de pressão intervalada. METODOLOGIA: esse estudo baseia-se na a escala TRL (nível de maturidade tecnológica) que auxilia o desenvolvimento tecnológico através de níveis claramente delimitados, descritos e normalizados, até que o produto esteja pronto para uso e a sua comercialização. Seguindo a escala, foi executado os requisitos de validação do nível TRL 4 (fase do desenvolvimento tecnológico que valida os componentes principais em laboratório). Para compor a tecnologia proposta, foram escolhidos os componentes básicos principais com finalidade de validar o desempenho do gerador de fluxo e do sensor de pressão. Para aferir e validar as funções básicas principais foi utilizado um analisador de fluxo IML-PF-300 IMT MEDICAL e um decibelímetro modelo GM1351 B-Max. Foi desenvolvido um sistema fechado com finalidade de avaliar o desempenho dos componentes trabalhando em conjunto, viabilizando o desenvolvimento do equipamento. RESULTADOS: Os testes de validação do gerador de fluxo mostraram excelente desempenho, alcançando fluxo máximo superior a 170L/min e pressão máxima superior a 55cmH2O. O ruído detectado esteve na faixa tolerada (até 30dBA a 10cmH2O, com tolerância de 6dBA). O sensor de pressão conseguiu mensurar as pressões geradas no sistema, mantendo variação inferior a 0,5cmH2O do aferido pelo analisador. CONCLUSÃO: pode-se concluir que o trabalho alcançou os objetivos elencados, com os componentes básicos principais (propostos para compor o dispositivo portátil de VNI de nível único com pressão intervalada), preenchendo os requisitos de desempenho para validação em laboratório, com os mesmos trabalhando em conjunto.por
dc.description.abstractINTRODUCTION: The lung's main function is to allow the cyclical exchange of vital gases between the environment and blood capillaries. Some diseases can interfere with this mechanism, which may lead to the need for ventilatory assistance. MV is a ventilatory therapy that supports or replaces the breathing of the patient who needs it. MV can be invasive or non-invasive. Non-invasive mechanical ventilation is defined as ventilatory support that does not require an orotracheal tube or tracheostomy, being used through an external interface. There is a great therapeutic demand for the use of NIV, requiring the development of new modalities, aiming for efficacy, safety and comfort. OBJECTIVE: validate, in the laboratory, the main components that meet the basic requirements for the development of a portable NIV device, with a single level of interval pressure. METHODOLOGY: This project is based on the TRL scale (technological maturity level) that assists technological development through clearly delimited, described and standardized levels, until the product is ready for use and commercialization. Following the scale, the TRL 4 level validation requirements were carried out (phase of technological development that validates the main components in the laboratory). To compose the proposed technology, the main basic components were chosen in order to validate the performance of the flow generator and pressure sensor. To measure and validate the main basic functions, an IML-PF-300 IMT MEDICAL flow analyzer and a GM1351 B-Max decibel meter were used. A closed system was developed with the purpose of evaluating the performance of components working together, enabling the development of the equipment. RESULTS: Validation tests of the flow generator showed excellent performance, reaching maximum flow greater than 170L/min and maximum pressure greater than 55cmH2O. The noise detected was in the tolerated range (up to 30dBA at 10cmH2O, with a tolerance of 6dBA). The pressure sensor was able to measure the pressures generated in the system, maintaining a variation of less than 0.5cmH2O from that measured by the analyzer. CONCLUSION: it can be concluded that the work achieved the objectives listed, with the main basic components (proposed to compose the portable single-level NIV device with interval pressure), fulfilling the performance requirements for laboratory validation, with them working together.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Geilson Souza (geilsonarso@gmail.com) on 2025-05-15T15:26:51Z No. of bitstreams: 2 DS- Geilson Arnor de Souza.pdf: 2728647 bytes, checksum: b15c5d3b3674f3350fd8d1d42d93b8d3 (MD5) termo de depósito BDTD.pdf: 230620 bytes, checksum: 185c95baafa5a281fcfa9a0ccf044e90 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: geilsonarso@gmail.com UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Geilson Arnor de Souza Matrícula: 2022171203 Prezado senhor Geilson Arnor de Souza, boa tarde.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, acrescente/coloque na segunda linha, depois do nome da universidade, a expressão abaixo: CAMPUS I - CAMPINA GRANDE 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • No texto referente à natureza do trabalho acadêmico, crie uma linha em branco de espaçamento simples separando a expressão Área de concentração do texto anterior, como mostrado no modelo. 3. A quantidade total de folhas da obra, 67 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 68 páginas. A paginação da ficha catalográfica deveria ser  igual a 65 ( 67 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Obter nova ficha catalográfica pelo com 65 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra TRÊS página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 70 folhas no total e a relação 70 - 2 = 68 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. 4. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que está na folha de rosto. Como deve ficar: Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba, Como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciência e tecnologia em saúde.  Área de concentração: Desenvolvimento de produtos e processos para tecnologias em saúde • Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. 5. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 6. Altere somente o título LISTA DE ABREVIATURAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. 7. O SUMÁRIO necessita de ajustes: • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. Observe que os títulos das seções secundárias (qualquer que seja o destaque gráfico adotado) têm que começar letra maiúscula. Exemplo: 2.1 Objetivo geral A mesma correção deve ser feita no corpo da obra. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Uma segunda maneira consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. • Renomeie o título do elemento pós-textual 7 REFERÊNCIAS para somente REFERÊNCIAS, pois títulos de elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 54. • Retire o título APÊNDICES associado à página 58 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. • Os nomes dos apêndices têm que aparecer no sumário com a seguinte configuração:  APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B Ou seja, escreva-os do jeito que aparecem no corpo da dissertação. 8. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 11 (13 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  9. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 10. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, supondo que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 11. Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. 12. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 13. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. 14. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Há correções a fazer quanto a isso nas tabelas, cujas fontes estão ausentes. Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 15. Na atual página 54, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra, sem o indicativo numérico de seção. Execute a mesma ação para os títulos dos apêndices. 16. A partir da atual página 54, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. Além disso, como citado no texto acima, coloque as referências em ordem alfabética. 17. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • A assinatura eletrônica do Governo Federal não está sendo reconhecida pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, responsável no Brasil pela validação desse tipo de assinatura. Ao ser submetido o documento para aprovação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Solução 1:  Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, o PDF do termo de depósito terá que ser assinado novamente. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o termo de depósito em PDF só seja assinado DEPOIS que todos os demais campos estiverem preenchidos, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo, depois de inserida qualquer assinatura eletrônica Gov.br, fará com que ela fique inválida, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em usar a assinatura manual ou manuscrita digitalizada, que deverá ser assinada ou colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica do orientador por sua assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização dele(a) por e-mail. Portanto, comunique a ele(a) essa mudança. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Deixe os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-05-15T16:23:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Geilson Souza (geilsonarso@gmail.com) on 2025-05-22T22:02:08Z No. of bitstreams: 2 DS- Geilson Arnor de Souza.pdf: 1848783 bytes, checksum: b8caafa9d016a8e49b2a4f65bd5c5294 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 111548 bytes, checksum: f83bfcd9f7b92fad4983ebba3507d8c3 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-17T19:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS- Geilson Arnor de Souza.pdf: 1848783 bytes, checksum: b8caafa9d016a8e49b2a4f65bd5c5294 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 111548 bytes, checksum: f83bfcd9f7b92fad4983ebba3507d8c3 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEscala TRLpor
dc.subjectVentilação mecânica não invasivapor
dc.subjectDispositivo portátilpor
dc.subjectTerapia respiratóriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleDesenvolvimento de dispositivo portátil de VNI com nível único de pressão intervalada: validação de componentes em ambiente de laboratóriopor
dc.typeDissertaçãopor
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