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Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Leonardo Farias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062602572354389por
dc.contributor.advisor1Eulálio, Maria do Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8757576547339240por
dc.contributor.referee1Calvo, Bernardino Fernández-
dc.contributor.referee2Barros, Sibelle Maria Martins-
dc.date.accessioned2025-06-17T19:10:21Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.citationARRUDA, Leonardo Farias de. Vicissitudes na vida de pessoas idosas que utilizam smartphones: "na nossa época não tinha nada disso". 2025. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5224-
dc.description.resumoNos últimos anos, a tecnologia tem avançado exponencialmente, influenciando várias facetas do cotidiano e transformando as relações sociais para um modus operandi digital. Este avanço não se restringe às gerações mais jovens, mas também alcança as pessoas idosas, que progressivamente estão incorporando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em suas rotinas, embora existam desafios e dificuldades. Contudo, desafios como falta de habilidades digitais e acessibilidade ainda são barreiras significativas para muitos idosos. O objetivo da dissertação foi avaliar a qualidade de vida e suporte social de pessoas idosas que fazem uso de smartphone. Trata-se de um estudo transversal de investigação exploratória, descritiva com abordagem de métodos misto (quanti e quali). A amostragem foi não probabilística pelo método bola de neve, composta por 204 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que residiam em Campina Grande - Paraíba. O protocolo de pesquisa foi realizado de maneira híbrida (presencial e virtual) de acordo com a conveniência do(a) participante. Os resultados encontrados foram subdivididos em dois capítulos: (1) “Do anacrônico ao digital: o uso de smartphone por pessoas idosas”, de cunho qualitativo, que por meio de entrevista semiestruturadas, teve o objetivo compreender o uso de smartphones por pessoas idosas. Destacaram os aspectos de desafios na utilização do dispositivo e ao suporte social possibilitado, entre impactos positivos e/ou negativos em seus cotidianos; (2) “Relação entre o uso de smartphones, qualidade de vida e suporte social em pessoas idosas”, estudo quantitativo e correlacional que teve como objetivo investigar a relação entre o uso de smartphones, qualidade de vida e suporte social. Foram destacadas as correlações mais forte para o Domínio das relações sociais (WHOQOL-Breef) e Interação Social positiva (MOS), essas descobertas mostram que os smartphones podem ser uma ferramenta poderosa para fomentar a integração social no mundo digital, oferecendo novas formas de interação e conexão entre pessoas.por
dc.description.abstractIn recent years, technology has advanced exponentially, influencing various aspects of daily life and transforming social relationships into a digital modus operandi. This progress is not limited to younger generations but also extends to older adults who are progressively incorporating Digital Information and Communication Technologies (DICTs) into their routines, despite existing challenges and difficulties. However, barriers such as a lack of digital skills and accessibility remain significant for many older adults. This dissertation aims to evaluate the relationship between smartphone use, quality of life, and social support among older adults. It is a cross-sectional, exploratory, and descriptive study with a mixed-method approach, combining mixed methods (quantitative and qualitative). The sampling was non-probabilistic, using the snowball method, and included 204 individuals aged 60 years or older residing in Campina Grande, Paraíba. The research protocol was conducted in a hybrid manner (both in-person and virtual) according to the participant's convenience. The results were divided into two articles: (1) "From Anachronistic to Digital: Smartphone Use by Older Adults," a qualitative study based on semi-structured interviews aimed at understanding the use of smartphones by older adults, highlighting the challenges in using the device and the social support it provides, with both positive and negative impacts on their daily lives; (2) "Relationship Between Smartphone Use, Quality of Life, and Social Support in Older Adults," a quantitative and correlational study that aimed to investigate the relationship between smartphone use, quality of life, and social support. The strongest correlations were found for the Domain of Social Relationships (WHOQOL-Bref) and Positive Social Interaction (MOS), indicating that smartphones can be a powerful tool to foster social integration in the digital world, offering new ways of interaction and connection among people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Arruda (leonardo.farias.arruda@aluno.uepb.edu.br) on 2025-01-16T17:20:32Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Leonardo Farias de Aruda - Biblioteca.pdf: 1145032 bytes, checksum: fc8e7f098c30521b2ead6240df9d0767 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa, coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, siga a configuração apresentada no modelo. O que falta corrigir: Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo O nome da orientadora tem que ser colocado centralizado, como está no modelo. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Se houver mais listas diferentes dessas, coloque-as no final da última lista da sequência acima. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: Retire o título sumário em letras minúsculas. Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. Renomeie o título do elemento pós-textual 6. REFERÊNCIAS para somente REFERÊNCIAS, pois títulos de elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 66. Retire o título APÊNDICES associado à página 69 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Retire o título ANEXOS associado à página 74 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Os títulos dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário totalmente em caixa alta: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A ……………………. xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ……………………. xx (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ………………………………… xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ……………………………….. xx (...) E assim por diante. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório, chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU As instruções descritas nos vídeos acima podem variar dependendo da versão dos processadores de texto. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais de acordo com a sua versão. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo do TCC. Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Na atual página 66, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. Elimine a página 69 com o título APÊNDICES por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. Elimine a página 74 com o título ANEXOS por ser desnecessário. O título por si só de cada anexo já é suficiente para deixar claro que se trata de um anexo. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) SUAP (https://suap.uepb.edu.br/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, realize todas as alterações solicitadas e só depois, por último, inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Ela será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …” Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Para mais detalhes, consulte o Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Colocar a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. on 2025-02-03T12:13:45Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Arruda (leonardo.farias.arruda@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-05T19:01:04Z No. of bitstreams: 2 Biblioteca - Dissertação.pdf: 1283982 bytes, checksum: 4103f49d44cb1aac1b929d7bf7a48881 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD .pdf: 224962 bytes, checksum: 9fac1d2244e78be68c6164718e72763a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: leonardo.farias.arruda@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Leonardo Farias Arruda Matrícula: 2022251115 Prezado senhor Leonardo Farias Arruda, boa tarde.  A submissão foi recusada porque ainda há ajustes a fazer, inclusive no termo de depósito em PDF e nos metadados da BDTD. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 83 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 80 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 81 ( 83 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução: Solicitar nova ficha catalográfica com 81 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para solicitar essa ficha. Na mensagem para o setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 2. O Termo de depósito BDTD precisa de correções. Se precisar preencher outro, ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  Sendo assim, como a dissertação foi defendida em 7/10/2024, a publicação só pode ser prorrogada até 7/10/2025, e não 5/02/2026. Corrija isso. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Como no termo de depósito em PDF estará registrado que a publicação da obra deve ser prorrogada até 7/10/2025, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF, que será 7/10/2025. É recomendável que o próprio concluinte informe a data de embargo. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 07h às 12h Das 14h às 17h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-02-05T19:55:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Arruda (leonardo.farias.arruda@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-07T22:20:10Z No. of bitstreams: 2 Biblioteca corrigido.pdf: 1232259 bytes, checksum: 33b82a87693d0af30b7d05e04b82860f (MD5) novo Termo-de-Deposito-BDTD (1).pdf: 218562 bytes, checksum: 293da48533ef7c700b570f8604b10081 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-02-10T11:12:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Biblioteca corrigido.pdf: 1232259 bytes, checksum: 33b82a87693d0af30b7d05e04b82860f (MD5) novo Termo-de-Deposito-BDTD (1).pdf: 218562 bytes, checksum: 293da48533ef7c700b570f8604b10081 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-17T19:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Biblioteca corrigido.pdf: 1232259 bytes, checksum: 33b82a87693d0af30b7d05e04b82860f (MD5) novo Termo-de-Deposito-BDTD (1).pdf: 218562 bytes, checksum: 293da48533ef7c700b570f8604b10081 (MD5) Previous issue date: 2024-10-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPessoas Idosaspor
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectSuporte socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleVicissitudes na vida de pessoas idosas que utilizam smartphones: "na nossa época não tinha nada disso"por
dc.typeDissertaçãopor
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