Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Raissa Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0361165834159435 | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Nadja | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4719570729563692 | por |
dc.contributor.referee1 | Renata, Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9587557565279282 | por |
dc.contributor.referee2 | Rafael, Grempel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8073497946298578 | por |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T18:45:17Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raissa. Desenvolvimento de software para uso de manequim odontológico em ambiente virtual ou em realidade virtual e metaverso. 2025. 50 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5216 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a avaliação do OdontoSim 3D, um software de realidade virtual criado para aprimorar o aprendizado em Odontologia. O principal objetivo do projeto foi oferecer uma ferramenta interativa que simula a realização de procedimentos odontológicos, possibilitando uma uma experiência educacional imersiva, permitindo uma prática sem riscos ao paciente e aprimoramento de habilidades clínicas. Com o propósito de identificar as lacunas científicas relacionadas a esta temática realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados Virtual Health Library (BVS - Biblioteca Virtual en Salud), PUBMED e SCOPUS, levantamento de requisitos funcionais e não funcionais, escaneamento intraoral de paciente modelo para obtenção de arquivo digital em STL, confecção do software, validação do software com a amostra, coleta de dados e processamento e análise de dados. Na aplicação do questionário a amostra de estudantes de Odontologia, as perguntas abordaram a satisfação geral com o software, a facilidade de uso, a contribuição para o aprendizado em comparação aos métodos tradicionais, o realismo das simulações e o engajamento durante as atividades. As respostas foram coletadas e analisadas, permitindo uma comparação entre as percepções das duas amostras. A análise dos dados indicou que a Amostra 1 considerou o OdontoSim 3D uma ferramenta eficaz, enquanto a Amostra 2 apontou a necessidade de melhorias em realismo e interatividade. As recomendações incluem ajustes com base no feedback dos usuários e na continuidade na construção do software. O desenvolvimento do software OdontoSim 3D atingiu os objetivos propostos, criando uma plataforma funcional para a virtualização de manequins odontológicos, com simulações interativas de procedimentos clínicos. O uso de modelos 3D detalhados e recursos como zoom e rotação permitiu análises precisas. Contudo, a ausência de integração total com dados reais de escaneamento intraoral e a amostra reduzida para validação limitaram a precisão e a generalização dos resultados. Apesar disso, o software contribuiu significativamente para o ensino odontológico, permitindo a repetição ilimitada de procedimentos e feedback visual imediato. O sistema virtual oferece vantagens em relação ao uso de manequins físicos, como a eliminação de riscos clínicos e a redução de custos. A repetição de procedimentos e a interação em tempo real com modelos tridimensionais aprimoraram o aprendizado dos alunos. Embora a limitação do realismo gráfico tenha sido um desafio, a plataforma demonstrou um grande potencial para transformar o ensino da Odontologia. O software também apresentou escalabilidade, permitindo a expansão para procedimentos mais complexos. Além disso, a pesquisa destacou a necessidade de aprimoramentos, como a integração de inteligência artificial para autodiagnóstico e a otimização da renderização gráfica. A introdução de simulações virtuais no ensino odontológico é uma ferramenta inovadora que melhora o processo de aprendizagem dos alunos, oferecendo um ambiente seguro para a prática antes do atendimento a pacientes reais, elevando a qualidade do ensino e da prática clínica. A proteção da propriedade intelectual do software foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), garantindo sua legalidade no mercado. | por |
dc.description.abstract | This master’s thesis presents the development and evaluation of OdontoSim 3D, a virtual reality software created to enhance learning in Dentistry. The main objective of the project was to offer an interactive tool that simulates the performance of dental procedures, providing an immersive educational experience, allowing risk-free practice for the patient, and improving clinical skills. To identify scientific gaps related to this theme, a bibliographic survey was conducted in the Virtual Health Library (BVS), PUBMED, and SCOPUS databases, along with a survey of functional and non-functional requirements, intraoral scanning of a model patient to obtain a digital STL file, software development, software validation with the sample, data collection, and data processing and analysis. In applying the questionnaire to the sample of Dentistry students, the questions addressed overall satisfaction with the software, ease of use, its contribution to learning compared to traditional methods, the realism of simulations, and engagement during activities. Responses were collected and analyzed, allowing a comparison between the perceptions of the two samples. Data analysis indicated that Sample 1 considered OdontoSim 3D an effective tool, while Sample 2 pointed out the need for improvements in realism and interactivity. Recommendations include adjustments based on user feedback and continued software development. The development of OdontoSim 3D achieved the proposed goals, creating a functional platform for the virtualization of dental mannequins, with interactive simulations of clinical procedures. The use of detailed 3D models and features like zoom and rotation allowed for accurate analysis. However, the lack of full integration with real intraoral scanning data and the small sample size for validation limited the accuracy and generalization of the results. Despite this, the software significantly contributed to dental education, allowing unlimited repetition of procedures and immediate visual feedback. The virtual system offers advantages over using physical mannequins, such as eliminating clinical risks and reducing costs. Repeating procedures and real-time interaction with 3D models enhanced students' learning. Although the limitation of graphic realism was a challenge, the platform demonstrated great potential to transform dental education. The software also showed scalability, allowing expansion to more complex procedures. Furthermore, the research highlighted the need for improvements, such as the integration of artificial intelligence for self-diagnosis and optimization of graphic rendering. The introduction of virtual simulations in dental education is an innovative tool that improves students' learning process, providing a safe environment for practice before treating real patients, thereby raising the quality of teaching and clinical practice. The intellectual property of the software was registered with the National Institute of Industrial Property (INPI), ensuring its legality in the market. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Raissa Silva (raissa.costa.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-06-03T20:00:41Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Raissa Costa-corrigido.pdf: 1818704 bytes, checksum: 451a48e4e6a24dfa91875a2d9b1bf784 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_assinado (1).pdf: 664285 bytes, checksum: 8656f3c98d2d2990945c06d3aef85fab (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-06-03T21:56:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Raissa Costa-corrigido.pdf: 1818704 bytes, checksum: 451a48e4e6a24dfa91875a2d9b1bf784 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_assinado (1).pdf: 664285 bytes, checksum: 8656f3c98d2d2990945c06d3aef85fab (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-17T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Raissa Costa-corrigido.pdf: 1818704 bytes, checksum: 451a48e4e6a24dfa91875a2d9b1bf784 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_assinado (1).pdf: 664285 bytes, checksum: 8656f3c98d2d2990945c06d3aef85fab (MD5) Previous issue date: 2025-04-02 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS | por |
dc.relation.references | BARILLI, E. C. V. C.; EBECKEN, N. F. F.; CUNHA, G. G. A tecnologia de realidade virtual como recurso para formação em saúde pública à distância: uma aplicação para a aprendizagem dos procedimentos antropométricos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, p. 1247-1256, 2011. BRUZAMOLIN, C. D. et al. Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Revista da ABENO. v. 20, n. 2, p. 131-136, 2020 – DOI: 10.30979/rev.abeno.v20i2.1040. CFO. Quantidade Geral de Profissionais e Entidades Ativas. Disponível em: <https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-entidades-e-profissionais-ativos/>. Acesso em: 2 de mar. de 2025. FORTE, M. I. et al. Evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem utilizando manequins em Periodontia. Revista da ABENO, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 106–114, 2019. DOI: 10.30979/rev.abeno.v19i1.783. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/783. Acesso em: 21 nov. 2022. GENARO, L. E.; CAPOTE, T. S. O. Uso de la realidad virtual en odontología: revisión de literatura. ODOVTOS-Int. J. Dent. Sc, n. 23-2 p. 27-32, 2021 | ISSN: 2215-3411. GENARO, L. E. et al. Virtual Reality in Oral Hygiene Instruction: an Immersive Approach. ODOVTOS - Int. J. Dental Sc., n. 24-1 p. 177-187, 2022. HOLLIS W., DARNELL L.A., HOTTEL T.L. Computer assisted learning: a new paradigm in dental education. J Tenn Dent Assoc, v. 91, n. 4, p. 14-8, quiz 18-9. 2011. PMID: 22256700. HUANG, T.-K. et al. Augmented reality (AR) and virtual reality (VR) applied in dentistry. The Kaohsiung Journal of Medical Sciences, v. 34, p. 243-248, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.kjms.2018.01.009. Acesso em: 28 jan. 2025. JASINEVICIU T.R. et al. An Evaluation of Two Dental SimulationSystems: Virtual Reality versus ContemporaryNon-Computer-Assisted. Journal of Dental Education, v. 68, n. 11, p. 1151-62, 2004. DOI:10.1002/j.0022-0337.2004.68.11.tb03860. LEBLANC V.R. et al. A preliminary study using virtual reality to train dental students. Journal of Dental Education, v. 68, n. 3, p. 378-83, 2004. DOI:10.1002/j.0022-0337.2004.68.3.tb03754. MANSOORY, M. S. et al. A study to investigate the effectiveness of the application of virtual reality technology in dental education. BMC Medical Education, v. 22, p. 457, 2022. MEESE, M. M.; O’HAGAN, E. C; CHANG, T. P. Healthcare Provider Stress and Virtual Reality Simulation: A Scoping Review. Society for Simulation in Healthcare, v. 16, n. 4, 2021. MOHAMMED, S., & MANIRUZZAMAN, M. Additive Manufacturing: Advances and Applications in Medical 3D Printing. Additive Manufacturing, v. 38, p. 101558, 2021. PALATTA, M. A. Change Is Here: ADEA CCI 2.0—A Learning Community for the Advancement of Dental Education. Journal of Dental Education, v. 81, n. 6, 2017. PERRY S., BRIDGES S.M., BURROW M.F. A review of the use of simulation in dental education. Simul Healthc, v. 10, n. 1, p.31-7, 2015. DOI: 10.1097/SIH.0000000000000059. PMID: 25574865. PHILIP, N. et al. Effectiveness and Student Perceptions of Haptic Virtual Reality Simulation Training as an Instructional Tool in Pre-Clinical Paediatric Dentistry: A Pilot Pedagogical Study. Int. J. Environ. Res. Public Health, v. 20, p. 4226, 2023. https://doi.org/10.3390/ijerph20054226. PLESSAS, A. Computerized Virtual Reality Simulation in Preclinical Dentistry: Can a Computerized Simulator Replace the Conventional Phantom Heads and Human Instruction? Simul Healthc, v. 12, n. 5, p. 332-338, 2017. DOI: 10.1097/SIH.0000000000000250. PMID: 28697057. REYMUS, M.; LIEBERMANN, A. & DIEGRITZ C. Virtual reality: an effective tool for teaching root canal anatomy to undergraduate dental students – a preliminary study. International Endodontic Journal, v. 53, p. 1581–1587, 2020. RODRIGUES, P. et al. Preclinical dental students self‑assessment of an improved operative dentistry virtual reality simulator with haptic feedback. Scientific Reports, v. 13, p. 2823, 2023. | https://doi.org/10.1038/s41598-023-29537-5. SERRANO, C. M.; WESSELINK, P. R.; VERVOORN, J. M. First experiences with patient-centered training in virtual reality. J Dent Educ, v. 84, p. 607–614, 2020. SILVEIRA, D.T.; CÓRDOVA, F.P. A Pesquisa Científica. In:SILVEIRA, D.T.; GERHARDT,T.E; Métodos de Pesquisa.1ª ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, cap.2. p.33-44, 2009. SILVEIRA, R. M. Perfil dos cursos de odontologia no brasil: dados oficiais e dados oficiosos. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2021. SPONCHIADO-JÚNIOR. et al. Impact of COVID-19 on dental education in Brazil. Revista da ABENO, n. 21, v. 1, p. 1225, 2021 – DOI: 10.30979/rev.abeno.v21i1.1225. SU, T. S.; SUN, J. Comparison of repeatability between intraoral digital scanner and extraoral digital scanner: An in-vitro study. J Prosthodont Res., v. 59, n. 4, p. 236-242, out. 2015. DOI: 10.1016/j.jpor.2015.06.002. Epub 2015 jul. 23. PMID: 26211702. VITAI, V. et al. Evaluation of the accuracy of intraoral scanners for complete-arch scanning: A systematic review and network meta-analysis. J Dent., v. 137, p. 104636, out. 2023. DOI: 10.1016/j.jdent.2023.104636. Epub 2023 jul. 27. PMID: 37516338. ZAFAR, S. et al. Pedagogical development in local anaesthetic training in paediatric dentistry using virtual reality simulator. European Archives of Paediatric Dentistry, n. 22, p. 667–674, 2021. ZHANG X. et al. The metaverse in education: Definition, framework, features, potential applications, challenges, and future research topics. Frontiers in Psychology, v.13, 2022. DOI: 10.3389/fpsyg.2022.1016300. | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Saúde digital | por |
dc.subject | Educação em Odontologia | por |
dc.subject | Realidade virtual | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA | por |
dc.title | Desenvolvimento de software para uso de manequim odontológico em ambiente virtual ou em realidade virtual e metaverso | por |
dc.title.alternative | Software development for the use of dental mannequins in virtual or virtual reality and metaverse environments | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGCTS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Raissa Costa Silva.pdf | DS - Raissa Costa Silva | 1.78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD.pdf | Termo de depósito BDTD | 648.72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.