Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Mariana Virginia Góes dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3208551394741068 | por |
dc.contributor.advisor1 | Azerêdo, Maria Alvez de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0309471026419288 | por |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Jadilson Ramos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5828404099372063 | por |
dc.contributor.referee2 | Rêgo, Rogéria Gaudencio do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3882610066313180 | por |
dc.contributor.referee3 | Angelo, Cristiane Borges | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6611423874164067 | por |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T18:40:24Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana Virginia Góes dos. Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudos de aula e o ensino de álgebra. 2025. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5215 | - |
dc.description.resumo | Neste estudo, tem-se como foco central a Formação Continuada em Álgebra dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a unidade temática de Álgebra passou a ser uma demanda formativa para os profissionais que atuam nesse segmento de ensino. Nesse contexto, levanta-se a seguinte questão: como contribuir para o processo formativo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamenral, a partir das demandas trazidas pelos estudos e pesquisas sobre a Álgebra? Com base nessa problemática, tem-se como objetivo geral analisar as contribuições de um processo formativo para o ensino de Álgebra com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio da metodologia dos Estudos de Aula. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, valendo-se ainda da técnica de levantamento de dados bibliográfica. O processo de formação proposto foi organizado a partir da metodologia dos Estudos de Aula objetivando o desenvolvimento profissional em contexto colaborativo entre professoras do 3º Ano do Ensino Fundamental que atuam em uma escola da rede pública municipal da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Para a produção e coleta de dados do estudo, utilizou-se 1 (um) questionário para identificação do perfil profissional das participantes, assim como 8 (oito) encontros formativos realizados com as professoras. Os encontros foram organizados em quatro etapas, estudo do tema, planejamento de uma aula colaborativa, aplicação da aula e reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida. Na etapa de estudo do tema, as professoras conseguiram mobilizar conhecimentos, estabelecendo relações entre padrões e regularidades, mas sem chegar ao nível de generalização. Nas etapas do planejamento, de aplicação da aula e reflexão da prática pedagógica, observou-se um processo colaborativo de aprendizagem profissional, devido às discussões e trocas realizadas, favorecendo o desenvolvimento de aprendizagens referentes aos conhecimentos pedagógicos do conteúdo, assim como ao conhecimento do ensino e do currículo. Por fim, ressalta-se a potencialidade dos Estudos de Aula enquanto processo formativo desenvolvido na perspectiva da formação continuada, pois possibilita a aprendizagem profissional dos professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental em seu ambiente de trabalho mediante a colaboração. | por |
dc.description.abstract | In this study, one focuses on the Continuing Education in Algebra for teachers who work in the Early Years of Elementary School. Based on the National Common Curricular Base, the Algebra thematic unit has become a training demand for professionals working in this teaching segment. In this context, the following question arises: How to contribute to the training process of teachers of the Early Years of Elementary School, based on the demands brought by studies and research on Algebra? Based on this issue, the general objective is to analyze the contributions of a training process for the teaching of Algebra with teachers of the Early Years of Elementary School, through the Classroom Study methodology. The research is characterized by a qualitative, collaborative approach, also using the bibliographic data collection technique. The proposed training process was organized based on the Classroom Study methodology, which, in this study, aimed at professional development based on a collaborative context among 3rd grade elementary school female teachers who work at a municipal public school in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. For the production and collection of data for the study, 1 (one) questionnaire was used to identify the professional profile of the participants, as well as 8 (eight) training meetings held with the teachers. The meetings were organized in four stages: study of the topic, planning a collaborative class, application of the class and reflection on the pedagogical practice developed. In the topic study stage, the teachers were able to mobilize knowledge, establishing relationships based on the study of patterns and regularities, but without reaching the level of generalization. In the stages of planning, implementing the class and reflecting on pedagogical practice, a collaborative process of professional learning was observed, due to the discussions and exchanges carried out, favoring the development of learning regarding pedagogical knowledge of the content, as well as teaching knowledge and the curriculum. Finally, the potential of Class Studies is highlighted as a training process developed from the perspective of continuing education, as it enables the professional learning of Early Years of Elementary School teachers in their work environment through collaboration. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Santos (mariana.virginia.goes.santos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-24T22:44:57Z No. of bitstreams: 3 DS - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf: 2006143 bytes, checksum: bbaeaaf7917a383baf08bc1a5a3cff91 (MD5) Termo_de_Confirmacao_e_Cadastramento_BDTD_-_Mariana_Góes.pdf: 437263 bytes, checksum: 5b0b11ee05cb862a33fb354b52b5e437 (MD5) PE - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf: 1316934 bytes, checksum: 0ae7f4324863f435d834442e4697b5fa (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: mariana.virginia.goes.santos@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Mariana Virginia Goes dos Santos Matrícula 2022032304 Prezada senhora, boa noite. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, deixe o cabeçalho com as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. 3. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. 4. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Se houver mais listas diferentes dessas, coloque-as no final da última lista da sequência acima. 5. O SUMÁRIO necessita de ajustes: • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. 6. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. As assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br foram aprovadas pelo serviço de validação de assinaturas eletrônicas https://validar.iti.gov.br/. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • De 16 a 25 de abril de 2025, excepcionalmente, haverá apenas expediente e atendimento remoto por meio dos nossos canais oficiais de informação. • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-04-24T23:25:16Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Santos (mariana.virginia.goes.santos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-12T00:21:55Z No. of bitstreams: 3 Termo_de_Confirmacao_e_Cadastramento_BDTD_-_Mariana_Góes.pdf: 437263 bytes, checksum: 5b0b11ee05cb862a33fb354b52b5e437 (MD5) PE - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf: 1316934 bytes, checksum: 0ae7f4324863f435d834442e4697b5fa (MD5) DS - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf: 2151314 bytes, checksum: d07bae82de52c06e48a3d28298f0cd16 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-12T12:03:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo_de_Confirmacao_e_Cadastramento_BDTD_-_Mariana_Góes.pdf: 437263 bytes, checksum: 5b0b11ee05cb862a33fb354b52b5e437 (MD5) PE - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf: 1316934 bytes, checksum: 0ae7f4324863f435d834442e4697b5fa (MD5) DS - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf: 2151314 bytes, checksum: d07bae82de52c06e48a3d28298f0cd16 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-17T18:40:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo_de_Confirmacao_e_Cadastramento_BDTD_-_Mariana_Góes.pdf: 437263 bytes, checksum: 5b0b11ee05cb862a33fb354b52b5e437 (MD5) PE - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf: 1316934 bytes, checksum: 0ae7f4324863f435d834442e4697b5fa (MD5) DS - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf: 2151314 bytes, checksum: d07bae82de52c06e48a3d28298f0cd16 (MD5) Previous issue date: 2024-09-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | por |
dc.subject | Álgebra | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Estudos de aula | por |
dc.subject | Initial years of Elementary School | eng |
dc.subject | Algebra | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Lesson study. | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudos de aula e o ensino de álgebra | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf | DS - Mariana Virgínia Góes dos Santos | 2.1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Mariana Virgínia Góes dos Santos.pdf | PE - Mariana Virgínia Góes dos Santos | 1.29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD.pdf | Termo de depósito BDTD | 427.01 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.