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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5211
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rebouças, Ana Priscila Sampaio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2276708053141903 | por |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Silvanio de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 | por |
dc.contributor.referee1 | Fossa, John Andrew | - |
dc.contributor.referee2 | Rosa, Milton | - |
dc.contributor.referee3 | Sousa, Olenêva Sanches | - |
dc.contributor.referee4 | Costa, Wanderleya Nara Goncalves | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T13:47:42Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
dc.identifier.citation | REBOUÇAS, Ana Priscila Sampaio. Possibilidades pedagógicas da Etnomatemática para a sala de aula. 2024. 216 p. Tese (Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5211 | - |
dc.description.resumo | Esta tese versa sobre as possibilidades pedagógicas da Etnomatemática para a sala de aula, no âmbito escolar. Decorre de experiências pessoais e profissionais proporcionadas pelo envolvimento com esse campo de pesquisa, que impulsionaram o ingresso em um curso de Doutorado em Ensino e levaram a questionar: quais as possibilidades pedagógicas da Etnomatemática, apresentadas na produção acadêmica brasileira de teses e dissertações, que podem subsidiar o ensino-aprendizagem de Matemática em sala de aula? Nessa direção, assume como objetivo geral analisar as possibilidades pedagógicas da Etnomatemática, apresentadas na produção acadêmica brasileira de teses e dissertações, que podem subsidiar o ensino-aprendizagem de Matemática em sala de aula. A pesquisa de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa tem como corpus de investigação teses e dissertações brasileiras relacionadas à dimensão educacional da Etnomatemática, indicadas por líderes de grupos específicos de pesquisa sobre Etnomatemática e coordenadores/as da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil. Como método de análise, utiliza a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Oliveira (2008). Os resultados indicam que as possibilidades pedagógicas da Etnomatemática no Brasil estão relacionadas aos níveis e modalidades da educação brasileira e compreendem o reconhecimento do contexto de inserção dos/as estudantes para o ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares, a partir dos aspectos sócio-histórico-culturais da comunidade escolar, a identificação dos anseios dos/as estudantes que compõem uma determinada turma, a sensibilização da turma para a realização de práticas pedagógicas críticas e criativas, a discussão contextualizada do conteúdo dos componentes curriculares e produção de material pedagógico. As conclusões apontam que as possibilidades pedagógicas da Etnomatemática podem concretizar-se nas mais distintas salas de aulas que compõem o território brasileiro por meio de práticas pedagógicas orientadas pela Etnomatemática que partam da valorização dos aspectos do contexto de inserção da escola e ampliem os diálogos entre o local e o global, criando condições para que os/as estudantes se percebam como colaboradores/as de uma sociedade mais justa e digna para todas as pessoas. | por |
dc.description.abstract | This thesis deals with the pedagogical possibilities of Ethnomathematics for the classroom, within the school context. It arises from personal and professional experiences provided by involvement with this field of research, which prompted the pursuit of a Ph.D. in Teaching and led to the following question: what are the pedagogical possibilities of Ethnomathematics, as presented in brazilian academic production of theses and dissertations, that can support the teaching and learning of Mathematics in the classroom? In this direction, the general objective is to analyze the pedagogical possibilities of Ethnomathematics, as presented in brazilian academic production of theses and dissertations, which can support the teaching and learning of Mathematics in the classroom. The research, of a bibliographical nature and qualitative approach, has as its investigation corpus brazilian theses and dissertations related to the educational dimension of Ethnomathematics, indicated by leaders of specific research groups on Ethnomathematics and coordinators of the Red Internacional de Etnomatemática in Brazil. As an analysis method, it employs Content Analysis from the perspective of Bardin (1977) and Oliveira (2008). The results indicate that the pedagogical possibilities of Ethnomathematics in Brazil are related to the levels and modalities of brazilian education and include the recognition of students' insertion context for teaching and learning school content, based on the sociohistorical-cultural aspects of the school community, the identification of the desires of the students within a given class, the sensitization of the class towards conducting critical and creative pedagogical practices, the contextualized discussion of curriculum content, and the production of pedagogical material. The conclusions suggest that the pedagogical possibilities of Ethnomathematics can be realized in the most diverse classrooms across brazilian territory through pedagogical practices guided by Ethnomathematics that value the aspects of the school's insertion context and expand dialogues between the local and global, creating conditions for students to see themselves as contributors to a more just and dignified society for all people. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Rebouças (ana.priscila.sampaio.reboucas@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-24T13:38:22Z No. of bitstreams: 2 TS Ana Priscila Sampaio Rebouças.pdf: 4647350 bytes, checksum: c9f7acdf45ef9df97154b0ea311500f1 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-Ana Priscila.pdf: 250471 bytes, checksum: 6af2723fc3f57666eee61a638dd57c7c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO REDE NORDESTE DE ENSINO DOUTORADO EM ENSINO Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: Procure aproximar o título da obra do nome da autora assim como está no modelo. O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. A quantidade total de folhas da obra, 218 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 214 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 216 ( 218 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Será preciso solicitar nova ficha catalográfica pelo SUAP com 216 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para solicitar outra ficha catalográfica. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO, ABSTRACT e RESUMÉN. No RESUMO, ABSTRACT e RESUMÉN, os descritores das palavras-chave, keywords e palabras clave, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), no seu caso, 1 ENTRE POSICIONAMENTOS, EXPECTATIVAS, MOTIVAÇÕES E AÇÕES: O CONTEXTO DA TESE, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da seção 1 ENTRE POSICIONAMENTOS … deverá ser igual a 18 (20 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório, chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Na atual página 192, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. on 2025-02-24T14:53:08Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Rebouças (ana.priscila.sampaio.reboucas@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-25T18:30:02Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD-Ana Priscila.pdf: 250471 bytes, checksum: 6af2723fc3f57666eee61a638dd57c7c (MD5) TS Ana Priscila Sampaio Rebouças.pdf: 4665882 bytes, checksum: d081494e660718dcc35b15c6b424f5b8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-02-25T18:57:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD-Ana Priscila.pdf: 250471 bytes, checksum: 6af2723fc3f57666eee61a638dd57c7c (MD5) TS Ana Priscila Sampaio Rebouças.pdf: 4665882 bytes, checksum: d081494e660718dcc35b15c6b424f5b8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-11T13:47:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD-Ana Priscila.pdf: 250471 bytes, checksum: 6af2723fc3f57666eee61a638dd57c7c (MD5) TS Ana Priscila Sampaio Rebouças.pdf: 4665882 bytes, checksum: d081494e660718dcc35b15c6b424f5b8 (MD5) Previous issue date: 2024-11-05 | eng |
dc.description.sponsorship | Nada | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | EtnoMatemaTicas | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.title | Possibilidades pedagógicas da Etnomatemática para a sala de aula | por |
dc.title.alternative | Pedagogical Possibilities of Ethnomathematics for the Classroom | eng |
dc.title.alternative | Posibilidades Pedagógicas de la Etnomatemática para el Aula | spa |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | RENOEN - Teses |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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