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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Caio Vinícius da | - |
dc.contributor.advisor1 | Maciel, Aníbal | - |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Soares, Luís | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T13:34:26Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Caio. A educação financeira nas práticas de ensino de professores de matemática de Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2025. 102 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5210 | - |
dc.description.resumo | A Matemática é frequentemente percebida como uma disciplina difícil, restrita a mentes excepcionais. Entre os fatores que reforçam essa ideia estão as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula. Um dos conteúdos que mais evidenciam essa questão é a Matemática Financeira, especialmente quando relacionada à Educação Financeira, por sua importância na formação cidadã. Neste contexto, a presente pesquisa buscou responder à seguinte questão: como as abordagens de Educação Financeira adotadas em escolas de Santa Cruz do Capibaribe influenciam na formação dos estudantes e quais os principais desafios enfrentados pelos professores? O objetivo geral foi analisar as abordagens didático-metodológicas adotadas no ensino de Educação Financeira em escolas da rede pública de Ensino Médio do referido município. Do ponto de vista teórico, explorou-se a evolução da Matemática Financeira, sua integração à Educação Financeira e a importância da contextualização no ensino de Matemática. Tratamos a pesquisa numa perspectiva qualitativa, configurada como estudo de caso de caráter exploratório, com entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de Matemática. A análise dos dados foi guiada por categorias previamente definidas: metodologia, contextualização, didática e visão sobre o capitalismo. Os resultados revelaram que, apesar das orientações da BNCC e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, há carência de formação inicial e/ou continuada para que os docentes trabalhem com a temática citada. Muitos deles buscam preparação por iniciativa própria, geralmente alinhada à lógica para o consumo responsável. No entanto, percebemos a necessidade de uma formação crítica, voltada à reflexão sobre desigualdades sociais, consumo e os impactos do sistema capitalista. Destacamos, ainda, que o polo de produção e comercialização de roupas em Santa Cruz do Capibaribe poderia ser mais explorado como elemento contextualizador no ensino de Matemática Financeira. Defendemos, portanto, uma Educação Financeira crítica, que transforme a escola em espaço de debate e não apenas de conformidade. | por |
dc.description.abstract | Mathematics is often perceived as a difficult subject, reserved for exceptional minds. Among the factors that reinforce this idea are the pedagogical practices adopted in the classroom. One of the topics that most highlight this issue is Financial Mathematics, especially when related to Financial Education, due to its importance in fostering citizenship. In this context, the present research sought to answer the following question: how do the approaches to Financial Education adopted in schools in Santa Cruz do Capibaribe influence students' development, and what are the main challenges faced by teachers? The general objective was to analyze the didactic-methodological approaches used in the teaching of Financial Education in public high schools in the aforementioned municipality. From a theoretical perspective, the study explored the evolution of Financial Mathematics, its integration into Financial Education, and the importance of contextualization in the teaching of Mathematics. The research was conducted from a qualitative perspective, configured as an exploratory case study, with semi-structured interviews conducted with Mathematics teachers. Data analysis was guided by previously defined categories: methodology, contextualization, didactics, and views on capitalism. The results revealed that, despite the guidelines of the BNCC (Brazilian National Common Curricular Base) and the Pernambuco State Department of Education, there is a lack of initial and/or continuing training for teachers to effectively work with this topic. Many of them seek preparation on their own initiative, generally aligned with the logic of responsible consumption. However, we observed the need for a critical approach to teacher training, focused on reflecting on social inequalities, consumption, and the impacts of the capitalist system. We also highlight that the clothing production and trade hub in Santa Cruz do Capibaribe could be further explored as a contextual element in the teaching of Financial Mathematics. Therefore, we advocate for a critical Financial Education, one that transforms the school into a space for debate rather than mere conformity. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Caio Silva (caio.silva2@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-21T18:00:46Z No. of bitstreams: 2 Dissertação.pdf: 2023567 bytes, checksum: dedd239409ea8a4c52d00c07ce4e8fdd (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD (1).pdf: 190485 bytes, checksum: 08627706d897b63f0039d34fceda6bf0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: caio.silva2@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Caio Vinícius da Silva Matrícula 2023092302 Prezado senhor, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação do SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. As expressões referentes à área de concentração e à linha de pesquisa ficam como estão. 2. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como consta que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 3. Deixe o texto da EPÍGRAFE digitado com a mesma fonte padrão utilizada na dissertação: Arial ou Times New Roman. 4. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • A folha do ABSTRACT, elemento pré-textual obrigatório, está ausente. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 5. Altere somente o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las na sequência abaixo: Lista de ilustrações Lista de quadros 6. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 7. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, (ano). Pode retirar a expressão “autores” porque, tecnicamente falando, o autor da dissertação, o concluinte, é o único autor. 8. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias e os elementos pós-textuais sempre são iniciados em páginas novas. Sendo assim: • A seção primária “3 SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE COMO CENÁRIO DE CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA”, na atual página 42, deveria ser iniciada na página seguinte. • E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 9. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 10. Na atual página 89, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute o mesmo ajuste para os títulos dos apêndices e dos anexos. 11. A partir da atual página 95, cada apêndice é iniciado em folha separada. Da mesma forma, cada anexo é iniciado em folha separada, conforme podemos constatar no modelo, seguindo as normas ABNT NBR. 12. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 13. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Preencha o campo Titulação com a opção Mestrado. • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • Depois da expressão “… referente aos estudos de”, preencha com a opção Mestrado. • Depois da expressão “...por meio eletrônico da obra a partir da data de“, informe a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. O mês não pode ficar ausente. • Preencher os demais campos. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-05-21T18:57:07Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Caio Silva (caio.silva2@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-21T22:20:14Z No. of bitstreams: 2 Dissertação-5-104_merged.pdf: 1355499 bytes, checksum: 9ad465a313e0340f359de89d17ad0bb3 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD (1).pdf: 190831 bytes, checksum: 2d4e0d954e847400f37d3dda9c9742a0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: caio.silva2@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Caio Vinícius da Silva Matrícula 2023092302 Prezado senhor Caio Vinícius da Silva, boa noite. Seguem os apontamentos para os últimos ajustes, inclusive no termo de depósito. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. No sumário, consta que a seção primária 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES começa na página 56. Mas, na realidade, ela começa na página 55 no corpo da obra. Como consequência desse ajuste, corrija essa localização e aproveite para checar mais uma vez se todas as seções estão com as localizações corretas informadas no sumário. 2. A quantidade total de folhas da obra, 104 folhas, ficou em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 97 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 102 ( 104 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Será preciso obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 102 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 3. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Como ainda havia informações que não estavam permanentemente visíveis, resolvi preencher e salvar o arquivo de novo para que elas ficassem sempre aparecendo. Achei melhor fazer isso, para adiantar o processo, do que passar novas instruções de preenchimento. O novo termo de depósito segue em anexo. Basta substituir o atual por ele e depositar na BDTD junto com a dissertação. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-05-21T23:17:59Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Caio Silva (caio.silva2@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-22T14:01:31Z No. of bitstreams: 2 Dissertação (2).pdf: 1355138 bytes, checksum: 7cc8edebe0b7d4838e457e63dbb660f5 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD (2).pdf: 189620 bytes, checksum: fff41e9549d958a6e55ff7ddfc4d714a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final deste relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. on 2025-05-22T14:59:03Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Caio Silva (caio.silva2@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-22T16:42:33Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD (2).pdf: 189620 bytes, checksum: fff41e9549d958a6e55ff7ddfc4d714a (MD5) Dissertação (2).pdf: 1355281 bytes, checksum: 29f0b5d3b4b84c40834588580091aef3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-22T17:08:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD (2).pdf: 189620 bytes, checksum: fff41e9549d958a6e55ff7ddfc4d714a (MD5) Dissertação (2).pdf: 1355281 bytes, checksum: 29f0b5d3b4b84c40834588580091aef3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-11T13:34:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD (2).pdf: 189620 bytes, checksum: fff41e9549d958a6e55ff7ddfc4d714a (MD5) Dissertação (2).pdf: 1355281 bytes, checksum: 29f0b5d3b4b84c40834588580091aef3 (MD5) Previous issue date: 2025-03-26 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Educação financeira | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | A educação financeira nas práticas de ensino de professores de matemática de Santa Cruz do Capibaribe - PE | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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