Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Sergio Rafael Ramos dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480443482313372por
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.contributor.referee1Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.contributor.referee2Dias, Valdenides Cabral de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475por
dc.contributor.referee3Nobrega, Paulo Vinicius Ávila da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4938442207753907por
dc.date.accessioned2025-05-28T19:39:10Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.citationSantos, Sergio Rafael Ramos dos. A narrativa afro-brasileira amanhecer esmeralda na sala de aula: uma proposta de letramento no ensino fundamental. 2025.Dissertação 151 f (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5204-
dc.description.resumoResumo No processo de apropriação da linguagem, a literatura desempenha um papel de destaque na promoção da humanização, possibilitando a construção de uma maior compreensão, empatia e conexão entre as pessoas. Considerando isso, assim também a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da temática da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino, esta pesquisa, de natureza aplicada, tem por foco a formação do leitor do texto literário, abordando a temática étnico-racial, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, na Concepção do letramento. O objetivo está em desenvolver o letramento literário através da narrativa afro-brasileira em uma perspectiva crítica e emancipadora. Para isso, foi utilizado como objeto de leitura a narrativa Amanhecer esmeralda, do escritor Ferréz (2014). A referida obra apresenta o protagonismo negro por via da autoafirmação para crianças negras e destaca o professor como agente capaz de desenvolver a sensibilização e a conscientização. Ao tratar sobre literatura e ensino, letramento literário e práticas de leitura em sala de aula, este estudo apoia-se nos apontamentos teóricos de Candido (2011), Colomer (2007), Cosson (2009), Filho (2011), Solé (1998), Enes Filho (2018), entre outros. No que se refere às temáticas étnico-raciais e à literatura afro-brasileira, fundamentam a pesquisa os estudos de Almeida (2020), Munanga (2004, 2005), Duarte (2014), Gouveia, Oliveira e Sales (2014), Mendonça (1988), Ribeiro (2019), Souza (2012), entre outros. Quanto à metodologia, adotamos a proposta da sequência básica de letramento literário, conforme apresentada por Cosson (2009). Ao promover novas práticas de leitura em sala de aula, desenvolvemos habilidades leitoras nos alunos, permitindo que compreendessem a estética literária e refletissem sobre as questões étnico-raciais, além de estabelecerem relações com a vida cotidiana e com o meio, em uma abordagem crítica e emancipadora, voltada para o conhecimento e a valorização do povo negro. Palavras-chave: Formação do leitor; Letramento literário; Literatura Afro-brasileira; Amanhecer Esmeralda.por
dc.description.abstractResumen En el proceso de apropiación del lenguaje, la literatura juega un papel destacado al promover la humanización, posibilitando la construcción de una mayor comprensión, empatía y conexión entre las personas. Considerando eso, así como la Ley 10.639/03, que establece la obligatoriedad de la temática de la historia y cultura afrobrasileña y africana en la enseñanza, esta investigación, de carácter aplicado, se centra en la formación del lector del texto literario, abordando la temática étnico-racial, con alumnos del 8º año de la Enseñanza Fundamental II, en la Concepción de la alfabetización. El objetivo es desarrollar la alfabetización literaria a través de la narrativa afrobrasileña desde una perspectiva crítica y emancipadora. Para tal efecto se utilizó como objeto de lectura el relato Amanhecer esmeralda, del escritor Ferréz (2014). La obra citada presenta el protagonismo negro a través de la autoafirmación de los niños negros y destaca al maestro como un agente capaz de desarrollar la sensibilidad y la conciencia. Al abordar la literatura y la enseñanza, la alfabetización literaria y las prácticas de lectura en el aula, este estudio se basa en las notas teóricas de Candido (2011), Colomer (2007), Cosson (2009), Filho (2011), Solé (1998), Enes Filho (2018), entre otros. En cuanto a temas étnico-raciales y literatura afrobrasileña, la investigación se basa en estudios de Almeida (2020), Munanga (2004, 2005), Duarte (2014), Gouveia, Oliveira y Sales (2014), Mendonça (1988), Ribeiro (2019), Souza (2012), entre otros. En cuanto a la metodología, adoptamos la propuesta de la secuencia básica de la alfabetización literaria, presentada por Cosson (2009). Al promover nuevas prácticas de lectura en el aula, desarrollamos habilidades lectoras en los estudiantes, permitiéndoles comprender la estética literaria y reflexionar sobre cuestiones étnico-raciales, además de establecer relaciones con la vida cotidiana y el medio ambiente, en un enfoque crítico y emancipador, centrado en el conocimiento y valoración de las personas negras. Palabras clave: Formación de lectores; Alfabetización literaria; Literatura afrobrasileña; Amanecer Esmeralda.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Sérgio Santos (r.ramos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-28T15:18:32Z No. of bitstreams: 2 DS Sergio Rafael Rmos dos Santos.pdf: 3183993 bytes, checksum: 54ab1c7437ffbc24340531e6312af392 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_PRONTO ASSINADO.pdf: 314036 bytes, checksum: 2207e00b6d04d5dd2b712ec97d4988eb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by silva.diniz@servidor.uepb.edu.br (silva.diniz@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-28T19:38:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS Sergio Rafael Rmos dos Santos.pdf: 3183993 bytes, checksum: 54ab1c7437ffbc24340531e6312af392 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_PRONTO ASSINADO.pdf: 314036 bytes, checksum: 2207e00b6d04d5dd2b712ec97d4988eb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T19:39:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS Sergio Rafael Rmos dos Santos.pdf: 3183993 bytes, checksum: 54ab1c7437ffbc24340531e6312af392 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_PRONTO ASSINADO.pdf: 314036 bytes, checksum: 2207e00b6d04d5dd2b712ec97d4988eb (MD5) Previous issue date: 2025-04-24eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.subjectAmanecer Esmeraldaspa
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA narrativa afro-brasileira amanhecer esmeralda na sala de aula: uma proposta de letramento no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sergio Rafael Ramos dos SantosPDF - Sergio Rafael Ramos dos Santos3.11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de Depósito - BDTDPDF - Termo de Depósito - BDTD306.68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.