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dc.creatorSantos, Vilma Barros Gomes.-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1549527997727617por
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288por
dc.contributor.referee1Angelo, Cristiane Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6611423874164067por
dc.contributor.referee2Fernandes, Maria Betania Sabino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154719055505498por
dc.contributor.referee3Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.date.accessioned2025-05-20T12:44:40Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Vilma Barros Gomes. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos em uma perspectiva sociocultural. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5201-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a temática da Educação Matemática de Jovens e Adultos, discutindo a relação enriquecedora entre os conhecimentos prévios e socioculturais dos estudantes e o contexto de ensino e aprendizagem de matemática na escola. O presente trabalho tem como objetivo investigar os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estabelecer conexões desses conhecimentos com conceitos matemáticos escolares, direcionadas às turmas do 8º e 9º anos, considerando uma educação sociocultural. Os participantes desta pesquisa são estudantes matriculados no ciclo IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondente aos 8º e 9º anos do ensino fundamental, com idades entre 15 e 19 anos de uma escola municipal em uma cidade do cariri paraibano. Eles residem em um ambiente rural, onde a principal fonte de renda é a criação de gado, bem como a produção de queijo e leite. Assumimos uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa pedagógica, incorporando também elementos da pesquisa etnográfica. Para a produção e coleta de dados, foram utilizados diversos métodos, como a aplicação de questionários, conversas com os estudantes, observação de aulas, atividades diagnósticas e intervenção didática em sala de aula. Esses instrumentos foram utilizados com o objetivo de mapear as origens dos estudantes, sua bagagem cultural e os conhecimentos matemáticos aplicados em suas rotinas diárias. Os dados foram organizados em diários de campo e tabelas, tendo a análise realizada a partir de categorias do referencial teórico e da análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se uma participação significativa dos estudantes nas atividades propostas, que se basearam no diálogo, na valorização do conhecimento prévio e na interação, com especial enfoque na aplicação da Matemática na produção de leite e queijo. Inspiradas nos princípios freirianos, as atividades problematizaram situações reais, como a perda de leite na produção de queijo e a baixa lucratividade dos produtores em determinados períodos. No entanto, os resultados revelam que o ensino dos conteúdos escolares ainda vem sendo apresentado desconectado das vivências cotidianas dos estudantes, o que se evidencia pela dificuldade em aplicar conceitos como a porcentagem em suas rotinas diárias.por
dc.description.abstractThis research addresses the theme of Mathematics Education for Youth and Adults, discussing the enriching relationship between students' prior and sociocultural knowledge and the context of teaching and learning mathematics in school. The present study aims to investigate the mathematical knowledge of students in the Youth and Adult Education (EJA) program and establish connections between this knowledge and school mathematical concepts, focusing on 8th and 9th grade classes, within a sociocultural education framework. The participants of this research are students enrolled in the 4th cycle of Youth and Adult Education (EJA), corresponding to the 8th and 9th grades of elementary school, aged 15 to 19, in a municipal school in a town in the Cariri region of Paraíba. They live in a rural environment, where the main source of income is cattle raising, as well as cheese and milk production. We adopted a qualitative approach, characterized as participatory research, also incorporating elements of ethnographic research. Various methods were used for data collection, such as questionnaires, conversations with students, classroom observations, diagnostic activities, and didactic interventions. These tools were aimed at mapping the students' backgrounds, their cultural knowledge, and the mathematical knowledge applied in their daily routines. The data were organized into field diaries and tables, and the analysis was conducted based on theoretical categories and content analysis. As a result, a significant participation of students in the proposed activities was observed, which were based on dialogue, the appreciation of prior knowledge, and interaction, with a special focus on the application of mathematics in milk and cheese production. Inspired by Freirean principles, the activities addressed real-life situations, such as milk loss in cheese production and the low profitability of producers during certain periods. However, the results reveal that school content is still being presented disconnected from the students' daily experiences, as evidenced by their difficulty in applying concepts such as percentage in their daily routines.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vilma Santos (vilma.barros.gomes.santos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-11T00:37:22Z No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 249560 bytes, checksum: e1da904d13105cf0c35c3af3a9def243 (MD5) DS - Vilma Barros Gomes Santos.pdf: 1774201 bytes, checksum: a02da9336acbbd46885ca5d2d3982e0c (MD5) PE - Vilma Barros Goems Santos.pdf: 716111 bytes, checksum: 6938ae407999d87059964194ea41795b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Ciências e Matemática Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de C. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Altere o título LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. O SUMÁRIO necessita de ajustes: O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. Observe que as seções terciárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções secundárias, é preciso diferenciá-las. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14(16 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias sempre são iniciadas em páginas novas. Sendo assim: A seção primária “2 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – DESAFIOS DE ONTEM E DE HOJE”, na atual página 16, deveria ser iniciada na página seguinte. A seção primária “3 A EDUCAÇÃO SOCIOCULTURAL E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.”, atualmente na página 25, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, supondo que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pela autora, ano. Substitua expressões como “elaborado pela pesquisadora” ou “Atividade diagnóstica da pesquisa”. Na atual página 97, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). on 2025-05-12T13:13:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vilma Santos (vilma.barros.gomes.santos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-19T18:35:44Z No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 249560 bytes, checksum: e1da904d13105cf0c35c3af3a9def243 (MD5) DS - VilmaBarrosGomesSantos.pdf: 1798796 bytes, checksum: a7de60bfb8a2eec3b4fbe2d3ae70258f (MD5) PE - Vilma Barros Goems Santos.pdf: 716111 bytes, checksum: 6938ae407999d87059964194ea41795b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-19T19:07:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 249560 bytes, checksum: e1da904d13105cf0c35c3af3a9def243 (MD5) DS - VilmaBarrosGomesSantos.pdf: 1798796 bytes, checksum: a7de60bfb8a2eec3b4fbe2d3ae70258f (MD5) PE - Vilma Barros Goems Santos.pdf: 716111 bytes, checksum: 6938ae407999d87059964194ea41795b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-20T12:44:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 249560 bytes, checksum: e1da904d13105cf0c35c3af3a9def243 (MD5) DS - VilmaBarrosGomesSantos.pdf: 1798796 bytes, checksum: a7de60bfb8a2eec3b4fbe2d3ae70258f (MD5) PE - Vilma Barros Goems Santos.pdf: 716111 bytes, checksum: 6938ae407999d87059964194ea41795b (MD5) Previous issue date: 2024-09-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectContexto social e aprendizagempor
dc.subjectMetodologia para EJApor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectYouth and Adult Education (YAE)eng
dc.subjectSocial Context and Learningeng
dc.subjectMethodology for Youth and Adult Educationeng
dc.subjectPedagogical Practiceseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva socioculturalpor
dc.title.alternativeTeaching mathematics in youth and adult education from a sociocultural perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
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