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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNery, Maria Josiane da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4159991507825797por
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921por
dc.contributor.referee1Saviani, Nereide-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203911603561619por
dc.contributor.referee2Reis, Giuliano Pagy Felipe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920821135244919por
dc.contributor.referee3Sousa, Jair Moisés de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937979982636984por
dc.contributor.referee4Azerêdo, Maria Alves de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288por
dc.date.accessioned2025-05-20T10:32:16Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-09-04-
dc.identifier.citationNERY, Maria Josiane da Silva. Ensino de ciências para os cinco domínios do letramento científico; um processo educacional à luz da pedagogia histórico-crítica. 2025. 171 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5200-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação que buscou identificar os problemas para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC) na educação básica, além de apresentar uma proposta de processo educacional que contribuísse para a resolução das lacunas identificadas. Inicialmente o trabalho discute como o termo cultura adquire diferentes significados na relação com a ciência. O objetivo foi delinear o espaço da cultura científica e, dentro deste, a dimensão cultural da ciência. Pois esta dimensão se mostrava importante para a compreensão do LC. Para tanto, recorreu-se a autores que pensam a cultura e a ciência do ponto de vista histórico e filosófico, além de um levantamento bibliográfico sobre a dimensão cultural da ciência. Foi possível estabelecer paralelos entre os marcos que delimitam cultura e ciência na contemporaneidade e, dessa forma, esboçar o espaço da dimensão cultural da ciência, contribuindo para uma melhor compreensão desse conceito. A partir dessa discussão inicial, surgiu a necessidade de compreender como os elementos socioculturais têm ampliado o sentido de LC e sobre como essa mudança vem sendo concretizada na prática da sala de aula. Assim, com uma revisão bibliográfica sistemática, investigou-se as dimensões e indicadores do LC utilizadas nas pesquisas da área. As teorias pedagógicas críticas embasaram a abordagem teórica, enquanto a determinação dos atuais domínios do LC foi produzida através da análise textual discursiva. Os resultados mostraram que as abordagens pedagógicas ao LC priorizam elementos da produção científica em detrimento dos elementos socioculturais, embora haja na literatura domínios e indicadores que colaboram para práticas mais integrais e conectadas com o contexto social. Concluímos que o desequilíbrio no desenvolvimento dos domínios do LC leva ao distanciamento do caráter crítico presente na sua conceituação teórica e, ainda que elementos de caráter cultural, atitudinal e ideológico indiquem concretização do LC em sentido aplicado, eles podem assumir um viés liberal caso foquem somente as habilidades individuais na prática cotidiana do sujeito. Dando continuidade à investigação, buscou-se identificar como os elementos (i) ideologia, (ii) cultura e (iii) conhecimento científico se correlacionam na configuração do Perfil Atitudinal (4) dos sujeitos. Com base na revisão bibliográfica já realizada, desenhou-se um modelo teórico para as correlações entre as variáveis de interesse e, para testar esse modelo, aplicou-se um questionário à 182 estudantes do ensino médio e superior. A Modelagem de Equações Estruturais foi utilizada para análise dos dados. Como resultado, o modelo proposto se ajustou bem aos dados. Porém, modelos alternativos que desconsideram a variável “conhecimento científico” tiveram melhores índices de ajuste, permitindo a conclusão de que essa variável tem menor impacto que as variáveis “ideologia” e “cultura” no posicionamento dos sujeitos frente a determinadas questões sociocientíficas, indicando ser necessário para o desenvolvimento do LC, ampliar a atenção dada a tais aspectos da ciência, para que o mesmo se concretize na tomada de atitudes dos sujeitos na vida prática e em sociedade. Diante de uma concepção sólida de LC e ciente dos entraves encontrados ao seu pleno desenvolvimento, a investigação se debruçou sobre os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e sobre o método de pesquisa do Materialismo Histórico e Dialético, convertendo-os em referencial teórico para o desenvolvimento de um processo educacional que viesse contribuir com a superação dos problemas encontrados para o desenvolvimento do LC. O processo educacional “Ensino de ciências para os cinco domínios do letramento científico” surgiu da aplicação do método materialista histórico-dialético, análise e síntese de categorias contraditórias, sobre os domínios do LC descritos na revisão bibliográfica sistemática. Os resultados culminaram na tese de que existem dois polos antagônicos e complementares de LC, um científico/objetivo e outro sociocultural/subjetivo. A tensão entre os polos resulta em uma síntese, que se manifesta no domínio Afetivo/Atitudinal do LC. A partir dessa compreensão e com base na didática da Pedagogia Histórico-Crítica, o processo educacional elaborado propõe mimetizar no ensino de ciências o movimento dialógico característico do materialismo histórico e dialético, de maneira que o conteúdo curricular assume o polo objetivo, enquanto problemáticas sociocientíficas, históricas e culturais assumem o polo subjetivo do LC. Desse modo se promove a dialogicidade entre os aspectos objetivos e subjetivos do conteúdo curricular de ciências, levando a nova produção de sentidos sobre o conhecimento científico, com potencial de transformar qualitativamente as formas do aluno perceber e agir na sua realidade concreta, caminhando no sentido da superação da distância entre o aprender ciências e o uso do conhecimento científico como recurso de melhoria da qualidade de vida.por
dc.description.abstractKnowing that the development of Scientific Literacy (SL) has been consolidated as an objective of science teaching, this work presents an investigation that sought to identify the problems in achieving this objective in elementary and high school. It also presents a proposal for an educational process that would contribute to resolving the gaps identified. Initially, the paper discusses how the term culture acquires different meanings in relation to science. The aim was to delineate the space of scientific culture and, within this, the cultural dimension of science. This dimension was important for understanding the SL. To do this, we used authors who think about culture and science from a historical and philosophical point of view, as well as a bibliographical survey on the cultural dimension of science. It was possible to establish parallels between the frameworks that delimit culture and science in contemporary times and, in this way, outline the space of the cultural dimension of science, contributing to a better understanding of this concept. From this initial discussion, the need arose to understand how sociocultural elements have broadened the meaning of SL and how this change has been realized in classroom practice. Thus, through a systematic literature review, we investigated the dimensions and indicators of scientific literacy present in articles in the area. Critical pedagogical theories support our theoretical approach, and the determination of the current domains of scientific literacy took place through discursive textual analysis. We found that pedagogical approaches to scientific literacy prioritize elements of scientific production to the detriment of sociocultural ones, although there are domains and indicators in the literature that collaborate for practices connected with the social context. We conclude that the imbalance in the development of scientific literacy domains leads to a departure from the critical character of its theoretical conceptualization. We also concluded that, although cultural, attitudinal and ideological elements indicate scientific literacy in a concrete sense, they can assume a liberal bias if they focus only on individual skills in the subject's daily practice. Continuing the investigation, we sought to identify how the elements (i) ideology, (ii) culture and (iii) scientific knowledge correlate in the configuration of the subjects' Attitudinal Profile (4). Based on the literature review already carried out, we developed a theoretical model to correlate the variables of interest. Subsequently, we tested the model by applying a questionnaire to 182 high school and college students and employed structural equation modeling to analyze the gathered data. The result revealed that the proposed model fitted the data well. However, alternative models excluding the 'scientific knowledge' variable displayed superior fit indices. Consequently, we concluded that this variable holds lesser influence compared to 'ideology' and 'culture' in shaping subjects' stances on socio-scientific issues. This suggests that expanding attention to such aspects of science is necessary for the development of scientific literacy, enabling it to manifest in shaping subjects' attitudes in practical life and in society. Faced with a solid conception of SL and aware of the obstacles encountered to its full development, the research focused on Historical-Critical Pedagogy and Historical and Dialectical Materialism, turning them into theoretical references for the development of an educational process that would help overcome the problems encountered in the development of SL. The educational process "Science teaching for the five domains of scientific literacy" emerged from the application of the materialist-dialectical method, analysis and synthesis of contradictory categories, on the domains of scientific literacy described in the systematic literature review. The results culminated in the thesis that there are two antagonistic and complementary poles of SL, one scientific/objective and the other sociocultural/subjective. The tension between the poles results in a synthesis, which manifests itself in the Affective/Attitudinal domain of SL. Based on this understanding and on the didactics of Historical-Critical Pedagogy, the educational process developed proposes to mimic the dialogic movement characteristic of historical and dialectical materialism in science teaching, so that the curricular content assumes the objective pole, while socio-scientific, historical and cultural problems assume the subjective pole of SL. With each new content, there is a new production of meanings about scientific knowledge, with the potential to qualitatively transform the ways in which students perceive and act in their concrete reality, moving towards overcoming the gap between learning science and using scientific knowledge as a resource for improving the quality of life, in both the private and social aspects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Nery (maria.josiane.silva.nery@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-30T15:13:39Z No. of bitstreams: 3 TS-Maria Josiane da Silva Nery.pdf: 2765132 bytes, checksum: 432bba2a14d434975bbb82a434a2a31e (MD5) PRODUTO-Maria Josiane da Silva Nery.pdf: 3356688 bytes, checksum: cd98b9ab4c535e3b9e259e6ec4d56ff4 (MD5) Termo de Deposito-BDTD.pdf: 232335 bytes, checksum: 1d2eb6cb99263a53443710ad0f6640d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: maria.josiane.silva.nery@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Maria Josiane da Silva Nery Matrícula 2021311101 Prezada senhora, boa tarde.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma tese, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. No cabeçalho, adicione a expressão CAMPUS I - CAMPINA GRANDE na posição conforme mostrada abaixo. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA  CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA  DOUTORADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA  2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática   As expressões referentes a área de concentração e à linha de pesquisa podem ficar do jeito que estão. 3. Elimine a página que vem logo depois da folha de aprovação, pois não pode haver um elemento pré-textual dessa natureza de acordo com as normas ABNT NBR. O texto “O presente trabalho foi realizado com apoio da …” será retirado daí e colocado na folha de agradecimentos. 4. Para não afetar a quantidade total de folhas da obra (173 atualmente) nem a paginação da ficha catalográfica, acrescente no final da obra UMA página em branco numerada seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela permanecerá com 173 folhas no total e a relação 173 - 2 = 171 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. 5. Coloque a folha da DEDICATÓRIA antes folha de agradecimentos, assim como está no modelo. 6. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 7. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. 8. O SUMÁRIO necessita de ajustes: • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo.  • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. • Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Nota-se que eles estão ausentes no sumário, o que não pode acontecer. O Sumário deve trazer todas as seções da parte textual do trabalho com os mesmos títulos com os quais os mesmos foram nomeados. Ex: 1 INTRODUÇÃO, 2 REVISÃO DE LITERATURA, 2.1 A vida animal ... e assim sucessivamente. Deixe bem claro quais são as seções primárias, secundárias, terciárias, etc. Basta se basear pelo sumário do modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing • Os nomes dos anexos têm que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração:  ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B (...) E assim por diante. No caso presente, o nome do anexo deve ficar como: ANEXO A - ARTIGOS INSERIDOS NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA (CAPÍTULO 2) Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 9. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Como uma folha será retirada dos elementos pré-textuais, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16  - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  10. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 11. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, supondo que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 12. Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. 13. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 14. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias sempre são iniciadas em páginas novas.  15. Na atual página 160, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute a mesma ação para os títulos dos anexos. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto.  As assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br foram aprovadas pelo serviço de validação de assinaturas eletrônicas https://validar.iti.gov.br/.  Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-04-30T16:14:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Nery (maria.josiane.silva.nery@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-07T23:41:43Z No. of bitstreams: 3 PRODUTO-Maria Josiane da Silva Nery.pdf: 3356688 bytes, checksum: cd98b9ab4c535e3b9e259e6ec4d56ff4 (MD5) Termo de Deposito-BDTD.pdf: 232335 bytes, checksum: 1d2eb6cb99263a53443710ad0f6640d9 (MD5) TS-Maria Josiane da Silva Nery.pdf: 1317516 bytes, checksum: 5f97dca389fd7f6bf7643240b4dede54 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-08T00:13:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PRODUTO-Maria Josiane da Silva Nery.pdf: 3356688 bytes, checksum: cd98b9ab4c535e3b9e259e6ec4d56ff4 (MD5) Termo de Deposito-BDTD.pdf: 232335 bytes, checksum: 1d2eb6cb99263a53443710ad0f6640d9 (MD5) TS-Maria Josiane da Silva Nery.pdf: 1317516 bytes, checksum: 5f97dca389fd7f6bf7643240b4dede54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-20T10:32:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PRODUTO-Maria Josiane da Silva Nery.pdf: 3356688 bytes, checksum: cd98b9ab4c535e3b9e259e6ec4d56ff4 (MD5) Termo de Deposito-BDTD.pdf: 232335 bytes, checksum: 1d2eb6cb99263a53443710ad0f6640d9 (MD5) TS-Maria Josiane da Silva Nery.pdf: 1317516 bytes, checksum: 5f97dca389fd7f6bf7643240b4dede54 (MD5) Previous issue date: 2024-09-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectCultura científicapor
dc.subjectMaterialismo histórico e dialéticopor
dc.subjectTeorias pedagógicas críticaspor
dc.subjectProduto educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de ciências para os cinco domínios do letramento científico: um processo educacional à luz da pedagogia histórico-críticapor
dc.title.alternativeScience education for the five domains of scientific literacy: an educational process through the lens of historical-critical pedagogyeng
dc.typeTesepor
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