Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Francicleide da Silva-
dc.contributor.advisor1Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de-
dc.date.accessioned2025-04-30T14:49:56Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationBORGES, Francicleide da Silva. O ensino de matemática financeira na educação de jovens e adultos via resolução de problemas. 2024. 138 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5174-
dc.description.resumoRefletir sobre o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é falar sobre seus desafios e potencialidades. Podemos observar que as experiências de exclusão sociocultural estão intimamente ligadas e marcadas aos sujeitos, jovens e adultos, inseridos no contexto escolar da EJA, e que a consciência sobre as vivências e experiências trazidas pelos educandos devem nortear educadores e pesquisadores nas reflexões direcionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática na EJA. Esta pesquisa foi desenvolvida buscando responder a seguinte questão: Como a Resolução de Problemas pode viabilizar a construção de conceitos da Matemática Financeira, visando à formação de jovens e adultos críticos, reflexivos e autônomos. O objetivo geral foi investigar de que maneira a Resolução de Problemas pode contribuir com o ensino e aprendizagem de Matemática Financeira na EJA de modo crítico e reflexivo. Buscamos refletir sobre a importância da Metodologia de Resolução de Problemas como estratégia de ensino de Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, desenvolvido na modalidade de pesquisa pedagógica. Nossa pesquisa foi desenvolvida com 16 educandos matriculados no Ciclo VI da EJA de uma escola da rede estadual de ensino da paraíba. Durante o desenvolvimento dessa pesquisa utilizamos como instrumentos de coleta de dados um diário de campo, onde fizemos a descrição dos fatos observados durante os dez encontros realizados com os educandos da turma investigada. A partir das análises, ficou perceptível que a Resolução de Problemas possibilitou a conexão com a realidade dos educandos. A EJA reúne jovens e adultos com experiências de vida diversas, suas trajetórias foram marcadas por processos de exclusão sociocultural. Esses processos de exclusão geraram consequências em vários aspectos da vida desses cidadãos dentre os quais estão os desafios financeiros e econômicos mantidos por um sistema social que amplia as desigualdades existentes.por
dc.description.abstractReflecting on the Teaching of Mathematics in Youth and Adult Education (EJA) involves discussing its challenges and potential. We can observe that experiences of sociocultural exclusion are closely linked to and marked by the subjects, young and adult, inserted in the school context of EJA, and that awareness of the life experiences brought by the students should guide educators and researchers in reflections directed toward teaching and learning Mathematics in EJA. This research was developed to answer the following question: How can Problem Solving facilitate the construction of concepts in Financial Mathematics, aiming to form critical, reflective, and autonomous young adults? The general objective was to investigate how Problem Solving can contribute to the teaching and learning of Financial Mathematics in a critical and reflective manner within EJA. We sought to reflect on the importance of the Teaching-Learning-Assessment Methodology of Mathematics through Problem Solving as a teaching strategy for Financial Mathematics in Youth and Adult Education. This study was developed through a qualitative approach, conducted as pedagogical research. Our research involved 16 students enrolled in Cycle VI of EJA at a state school in Paraíba. We used various data collection instruments during the development of this research, among which we highlight the use of a field diary and photographic records. Additionally, observations of dialogues between the subjects were made. From the analyses, it became evident that Problem Solving allowed a connection with the reality of the students. EJA brings together young and adult individuals with diverse life experiences, and their trajectories have been marked by processes of sociocultural exclusion. These exclusion processes have generated consequences in various aspects of these citizens' lives, including financial and economic challenges maintained by a social system that exacerbates existing inequalities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francicleide Borges (francicleide.silva.borges@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-26T18:49:28Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO - FRANCICLEENVIAR.pdf: 2680015 bytes, checksum: 525e1c7b0cf71f133b0284f9e72e262f (MD5) PRODUTOEDUCACIONALFRANCICLEIDEenviar.pdf: 1768132 bytes, checksum: 430e3a7200fa6011e595d49139e72f9d (MD5) TERMODEPOSITOASSINADO.pdf: 437939 bytes, checksum: f5405c8a1bbe743058b15a293201417e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: Depósito repetido. Submissão rejeitada. Um relatório já foi enviado para seu e-mail com a lista de correções a serem realizadas para a primeira submissão. on 2025-03-26T19:16:06Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francicleide Borges (francicleide.silva.borges@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-26T22:02:20Z No. of bitstreams: 3 PRODUTOEDUCACIONALFRANCICLEIDEenviar.pdf: 1768132 bytes, checksum: 430e3a7200fa6011e595d49139e72f9d (MD5) TERMODEPOSITOASSINADO.pdf: 437939 bytes, checksum: f5405c8a1bbe743058b15a293201417e (MD5) DISSERTAÇÃOnova.pdf: 2679989 bytes, checksum: 3610b00066a7b16108a8b248ac03042a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-03-26T22:29:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PRODUTOEDUCACIONALFRANCICLEIDEenviar.pdf: 1768132 bytes, checksum: 430e3a7200fa6011e595d49139e72f9d (MD5) TERMODEPOSITOASSINADO.pdf: 437939 bytes, checksum: f5405c8a1bbe743058b15a293201417e (MD5) DISSERTAÇÃOnova.pdf: 2679989 bytes, checksum: 3610b00066a7b16108a8b248ac03042a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-30T14:49:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PRODUTOEDUCACIONALFRANCICLEIDEenviar.pdf: 1768132 bytes, checksum: 430e3a7200fa6011e595d49139e72f9d (MD5) TERMODEPOSITOASSINADO.pdf: 437939 bytes, checksum: f5405c8a1bbe743058b15a293201417e (MD5) DISSERTAÇÃOnova.pdf: 2679989 bytes, checksum: 3610b00066a7b16108a8b248ac03042a (MD5) Previous issue date: 2024-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectEducação matemática de jovens e adultospor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectFinancial mathematicspor
dc.subjectMathematical education for young people and adultspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO ensino de matemática financeira na educação de jovens e adultos via resolução de problemaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Francicleide da Silva BorgesDS - Francicleide da Silva Borges2.62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD427.67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PRODUTOEDUCACIONALFRANCICLEIDEenviar.pdfPE - Francicleide da Silva Borges1.73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.