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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Jéssica Maria Dornelas de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733978406680031por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Honorato, Rafael Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/0019294625125073por
dc.contributor.referee2Massaro, Munique-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8011027851554959por
dc.date.accessioned2025-04-10T03:01:37Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationMARQUES, J. M. D. S. Deficiência, políticas públicas e questões étnico-raciais: tecendo a educação especial na perspectiva inclusiva em uma comunidade quilombola. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5159-
dc.description.resumoEnxergamos desigualdades no campo das pessoas com deficiência e isso se torna mais evidente quando estamos tratando de pessoas remanescentes de povos quilombolas, uma vez que mesmo diante de leis de inclusão e de recursos financeiros para adequação de barreiras, ainda percebemos um fosso na luta pela inclusão, acessibilidade e valoração da cultura étnicoracial. No campo da educação a grande problemática é o olhar do professor com este aluno que além de buscar caminhos de acesso a aprendizagem precisa nortear pensamentos de sua ancestralidade. Dito isto, nenhuma mudança poderá acontecer se o professor não reconstruir sua forma de ensinar estabelecendo planos de ensino que permitam seus alunos evoluírem. Assim, nosso objetivo principal é analisar as políticas de educação especial na perspectiva inclusiva, direcionadas aos alunos com deficiência intelectual em uma escola quilombola. Frente a este objetivo desejamos promover um debate em alavancar reflexões de que a inclusão não seja realizada apenas de forma integradora, portanto, nossa pesquisa estabeleceu como necessário cinco capítulos, divididos entre, entender a trajetória da diáspora africana e de onde vem a força e resistência da cultura negra até os percursos sofridos pelas pessoas com deficiência e afro-brasileiras para chegar as conquistas adquiridas em forma de leis que promovessem direitos que minimizassem estigmas em nossa sociedade. Utilizamos uma pesquisa de cunho qualitativo e como instrumento metodológico, utilizamos entrevista semiestruturada, levantamento bibliográfico e análise documental. O cenário da pesquisa foi uma escola quilombola. Participaram da presente pesquisa cinco professores e três alunos com deficiência intelectual. Os resultados indicaram que a ausência de responsabilidade do poder público em realizar capacitações na temática abordada, a carência de planejamento estratégico em conjunto com as esferas escolares e a falta de diálogos antirracistas, são fatores que não colaboram com a emancipação dos estudantes, portanto, concluímos que a promoção de iniciativas voltadas ao público alvo da pesquisa são insuficientes e faz-se necessário mais coparticipação e recursos aos profissionais envolvidos, além de parcerias em setores que colaborem com a independência e valorização sócio-histórica dos alunos.por
dc.description.abstractWe see inequalities in the field of people with disabilities and this becomes more evident when we are dealing with people who are descendants of quilombola communities, since even with inclusion laws and financial resources to adapt barriers, we still perceive a gap in the fight for inclusion, accessibility and appreciation of ethno-racial culture. In the field of education, the major problem is the teacher's view of this student who, in addition to seeking ways to access learning, needs to guide thoughts from his/her ancestry. That said, no change can happen if the teacher does not rebuild his/her way of teaching, establishing teaching plans that allow his/her students to evolve. Thus, our main objective is to analyze special education policies from an inclusive perspective, aimed at students with intellectual disabilities in a quilombola school. In view of this objective, we wish to promote a debate to encourage reflections that inclusion should not be carried out only in an integrative way. Therefore, our research established the need for five chapters, divided between understanding the trajectory of the African diaspora and where the strength and resistance of black culture comes from, and the paths suffered by people with disabilities and Afro-Brazilians to achieve the achievements acquired in the form of laws that promote rights and minimize stigmas in our society. We used qualitative research and as a methodological instrument, we used semi-structured interviews, bibliographical survey and documentary analysis. The research setting was a quilombola school. Five teachers and three students with intellectual disabilities participated in this research. The results indicated that the lack of responsibility of the public authorities in carrying out training on the topic addressed, the lack of strategic planning together with school spheres and the lack of anti-racist dialogues are factors that do not contribute to the emancipation of students. Therefore, we conclude that the promotion of initiatives aimed at the target audience of the research is insufficient and that more co-participation and resources are needed for the professionals involved, in addition to partnerships in sectors that contribute to the independence and socio-historical appreciation of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jéssica Marques (jessica.maria.dornelas.souza@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-14T08:40:31Z No. of bitstreams: 2 Jéssica Dornelas - Dissertação - Versão Final de Depósito.pdf: 2112571 bytes, checksum: 8f6b78ed3de51f974a474edb3b44dcd7 (MD5) Jéssica Dornelas - Produto Educacional -Versão Final de Depósito.pdf: 3742837 bytes, checksum: 06e761a2ce07d0dd7e5a5c0231462de7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Falta anexar o termo de depósito que deve ser todo preenchido e assinado por você e pelo seu orientador. O termo fica disponível no site da biblioteca através do link https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67d409f3ac2461741949427 2 O resumo e o abstract devem ter espaçamento entre linhas de 1,5; 3 No sumário siga o modelo abaixo: Coloque os tópicos secundários em negrito e em letras minúsculas; Numere o tópico CONSIDERAÇÕES FINAIS;Retire a palavra BIBLIOGRÁFICAS das REFERÊNCIAS;Faça isso no corpo do texto também; 4 O número de páginas aparece a partir da introdução. Capa e ficha catalográfica não entram na contagem das páginas. Logo sua introdução inicia na página 14 e não na página 16; 5 Nas referências retire a palavra BIBLIOGRÁFICAS e centralize a palavra REFERÊNCIAS; 6 Após as alterações corrija o sumário e as listas pois as páginas mudarão. on 2025-03-14T11:26:32Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jéssica Marques (jessica.maria.dornelas.souza@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-20T08:29:07Z No. of bitstreams: 3 Jéssica Dornelas - Produto Educacional -Versão Final de Depósito.pdf: 3742837 bytes, checksum: 06e761a2ce07d0dd7e5a5c0231462de7 (MD5) CamScanner 17-03-2025 15.04.pdf: 681165 bytes, checksum: e819a4ee9a9fb20115ae9f9f603cb9a4 (MD5) Jéssica Dornelas - Dissertação - Versão Final de Depósito (1).pdf: 2126744 bytes, checksum: 0e3f24207cb91b2ef5aed2d18660fb5c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2025-03-20T11:01:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Jéssica Dornelas - Produto Educacional -Versão Final de Depósito.pdf: 3742837 bytes, checksum: 06e761a2ce07d0dd7e5a5c0231462de7 (MD5) CamScanner 17-03-2025 15.04.pdf: 681165 bytes, checksum: e819a4ee9a9fb20115ae9f9f603cb9a4 (MD5) Jéssica Dornelas - Dissertação - Versão Final de Depósito (1).pdf: 2126744 bytes, checksum: 0e3f24207cb91b2ef5aed2d18660fb5c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T03:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Jéssica Dornelas - Produto Educacional -Versão Final de Depósito.pdf: 3742837 bytes, checksum: 06e761a2ce07d0dd7e5a5c0231462de7 (MD5) CamScanner 17-03-2025 15.04.pdf: 681165 bytes, checksum: e819a4ee9a9fb20115ae9f9f603cb9a4 (MD5) Jéssica Dornelas - Dissertação - Versão Final de Depósito (1).pdf: 2126744 bytes, checksum: 0e3f24207cb91b2ef5aed2d18660fb5c (MD5) Previous issue date: 2024-10-30eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEIpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectQuestões étnico-raciaispor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleDeficiência, políticas públicas e questões étnico-raciais: tecendo a educação especial na perspectiva inclusiva em uma comunidade quilombolapor
dc.typeDissertaçãopor
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