Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5153
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bezerra, Elijane da Rocha | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6944953802698203 | por |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Livânia Beltrão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6461492950394343 | por |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Livânia Beltrão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6461492950394343 | por |
dc.contributor.referee2 | Vasconcelos, Tatiana Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2042671665043024 | por |
dc.contributor.referee3 | Campos, Kátia Patrício Benevides | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261889946629853 | por |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T02:37:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, E. R. Importância da formação continuada e educação inclusiva: uma abordagem teórico-prática do processo educacional em Monteiro/PB. 2024. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5153 | - |
dc.description.resumo | O estudo teve como objetivo investigar os principais impasses enfrentados pelos professores do Ensino Fundamental II, em uma escola pública de Monteiro-PB, no contexto da educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como objeto de pesquisa, foram considerados os professores desses alunos, buscando compreender as concepções de inclusão, as práticas pedagógicas utilizadas e as dificuldades relacionadas ao atendimento de alunos com necessidades específicas. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, incluindo uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com a realização de entrevistas e aplicação de questionários. A coleta de dados ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental II Profª Maria do Socorro Aragão Liberal, onde uma pesquisadora atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), permitindo uma análise mais aprofundada da realidade da instituição. Os objetivos específicos incluíram considerar as concepções de inclusão a partir das percepções dos professores e elaborar uma cartilha de orientações pedagógicas para auxiliar no trabalho com alunos com TEA. A análise das entrevistas revelou que os professores enfrentam desafios significativos na prática inclusiva, como a falta de formação continuada específica e de recursos pedagógicos adaptados, evidenciando a necessidade de qualificação constante e do fortalecimento do suporte institucional. Com base nos dados coletados, foi desenvolvido um produto educacional em forma de cartilha, contendo sugestões de práticas pedagógicas e recursos específicos para o trabalho inclusivo com alunos autistas. Conclui-se que a formação contínua dos professores, o diálogo com familiares e profissionais de saúde e a colaboração entre os profissionais da escola são essenciais para uma educação inclusiva eficaz. O estudo reafirma a importância de políticas educacionais que garantem o suporte necessário para que os professores possam lidar de forma adequada com as demandas da inclusão, especialmente no caso de alunos com TEA. | por |
dc.description.abstract | The study aimed to investigate the main challenges faced by teachers of the 6th to 9th grades in a public school in Monteiro-PB, in the context of inclusive education for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). As the object of research, the teachers of these students were considered, aiming to understand the conceptions of inclusion, the pedagogical practices used, and the difficulties related to the care of students with specific needs. The research was based on a descriptive and exploratory approach, of a qualitative nature, including a literature review and a field study with the conduct of interviews and the application of questionnaires. Data collection took place at the Municipal Elementary School II Profª Maria do Socorro Aragão Liberal, where a researcher works in Specialized Educational Assistance (AEE), allowing for a more in-depth analysis of the institution's reality. The specific objectives included considering the conceptions of inclusion from the teachers' perceptions and developing a guide of pedagogical orientations to assist in working with students with ASD. The analysis of the interviews revealed that teachers face significant challenges in inclusive practice, such as the lack of specific ongoing training and adapted pedagogical resources, highlighting the need for constant qualification and the strengthening of institutional support. Based on the collected data, an educational product in the form of a booklet was developed, containing suggestions for pedagogical practices and specific resources for inclusive work with autistic students. It is concluded that continuous teacher training, dialogue with families and health professionals, and collaboration among school professionals are essential for effective inclusive education. The study reaffirms the importance of educational policies that ensure the necessary support for teachers to adequately handle the demands of inclusion, especially in the case of students with ASD. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by elijane.rocha.bezerra@aluno.uepb.edu.br (elijane.rocha.bezerra@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-20T18:42:43Z No. of bitstreams: 3 DS - Elijane da Rocha Bezerra.pdf: 778786 bytes, checksum: 548c360f8a268d780713c1c03fb9d7a8 (MD5) Produto Educacional - Cartilha.pdf: 4772293 bytes, checksum: 363d75cfceb04dabdef571058ca5d0e4 (MD5) Termo de Deposito BDTD - Elijane da Rocha Bezerra.pdf: 351196 bytes, checksum: e6eecc55db143b24949382b5d8c2ed69 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2025-03-21T10:43:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS - Elijane da Rocha Bezerra.pdf: 778786 bytes, checksum: 548c360f8a268d780713c1c03fb9d7a8 (MD5) Produto Educacional - Cartilha.pdf: 4772293 bytes, checksum: 363d75cfceb04dabdef571058ca5d0e4 (MD5) Termo de Deposito BDTD - Elijane da Rocha Bezerra.pdf: 351196 bytes, checksum: e6eecc55db143b24949382b5d8c2ed69 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-10T02:37:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS - Elijane da Rocha Bezerra.pdf: 778786 bytes, checksum: 548c360f8a268d780713c1c03fb9d7a8 (MD5) Produto Educacional - Cartilha.pdf: 4772293 bytes, checksum: 363d75cfceb04dabdef571058ca5d0e4 (MD5) Termo de Deposito BDTD - Elijane da Rocha Bezerra.pdf: 351196 bytes, checksum: e6eecc55db143b24949382b5d8c2ed69 (MD5) Previous issue date: 2024-10-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação - CEDUC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI | por |
dc.relation.references | ANDRADE, Sônia Regina de; VIÉGAS, Rosemari Fagá; TRISTÃO, José Américo Martelli. Políticas de avaliação do ensino básico: A educação matemática no Brasil. Pesquisa em Debate, Ed. Especial, 2009. ASPERGER, Hans. "Os 'Psicopatas autistas' na infância." Arquivo de Psiquiatria e Doenças Mentais, vol. 117, nº 1, pp. 76-136, 1944. ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. ARAUJO, Aline Soares Storch de; AFONSO, Maria Lúcia Miranda. A educação em direitos humanos na educação infantil: formação de sujeitos de direitos. Rev. Elet. Educ., São Carlos, v. 12, n. 1, p. 46-60, abr. 2018. AVRAMIDIS, Elias; NORWICH, Brahm. Atitudes dos professores em relação à integração/inclusão: uma revisão da literatura. European Journal of Special Needs Education, n.17, v.2, p. 129-147, 2002. BAPTISTA, Cláudia Regina Alves. Educação Inclusiva e Direitos Humanos: a busca por uma escola para todos. In: Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, n. 57, p. 229-240, mai./ago. 2016. BATISTA, Mikael Henrique Jesus; ROCHA, Welmer Danilo Rodrigues; ALMEIDA, Rômulo Bezerra de; NUNES, Tainá Soares; FERREIRA, Rhuena Kelber Abrão. Tecnologia assistiva como ferramenta de inclusão escolar da pessoa com deficiência. Educitec, Manaus, p. 169-181. 2018. BENITEZ, Priscila; DOMENICONI, Camila. Capacitação de agentes educacionais: proposta de desenvolvimento de estratégias inclusivas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília (online), v. 20, n. 3, p. 371-386, set. 2014. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, 2012. BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel; KINGSTON, Denise. Índice para Inclusão: Desenvolvendo aprendizagem e participação nas escolas. Centro de Estudos sobre Educação Inclusiva, 2000. BOSA, Cristina Andrade. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado. Porto Alegre: Artmed, 2016. BRAGA, Wilson. Autismo: azul e de todas as cores: guia básico para pais e profissionais. 1º Ed. São Paulo: Paulinas, 2018. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Decreto-Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. CAMARGO, Sueli Petry Hahn; BOSA, Cristina Andrade. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & sociedade. São Paulo, v.21, n.1, p.65-74, 2009. CARDOSO, Lorena Tamillys Silva. A afetividade na relação professor e aluno com TEA na educação infantil. Revista Caparaó , v. 2, pág. e9-e9, 2019. CARMO, Bruna; FUMES, Nathália; MERCADO, Eduardo; MAGALHÃES, Lívia. Políticas públicas educacionais e formação de professores: convergências e distanciamentos na área de Educação Especial. Revista Educação Especial, n. 32, p. 113/ 1-28, 2019. CARNEIRO, Rita de Cássia Azevedo. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. CASANOVA, Suzana Assunção et al. Material didático adaptado para o ensino de Higiene e Saúde: Jogo da Memória Saudável para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 10, n. 8, pág. e28910817318-e28910817318, 2021. CHANDLER, Lynn Kern; DAHLQUIST, Karen Lee. Transtornos do Espectro do Autismo: Um Manual para Pais e Profissionais. Londres: Routledge, 2015. DE FREITAS, Marcos Cezar; GONÇALVES, Raelen Brandino. Alunos diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias. Horizontes, v. 39, n. 1, p. e021018-e021018, 2021. DE OLIVEIRA JENDREIECK, Céres. Dificuldades encontradas pelos profissionais da saúde ao realizar diagnóstico precoce de autismo. Psicologia argumento, v. 32, n. 77, 2014. DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Transtornos do Espectro Autista: da teoria à prática. São Paulo: Vozes, 2016. DO CARMO CUPERTINO, Marli et al. Transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática sobre aspectos nutricionais e eixo intestino-cérebro. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 2, 2019. FANTACINI, Renata Andrea Fernandes; DIAS, Tárcia Regina da Silveira. Professores do Atendimento Educacional Especializado e a Organização do Ensino para o Aluno com Deficiência Intelectual. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 21, n. 1, p. 57-74, Mar. 2015 FARIAS, Iara Maria de; MARANHÃO, Renata Veloso de Albuquerque; CUNHA, Ana Cristina Barros da. Interação professor-aluno com autismo no contexto da educação inclusiva: análise do padrão de mediação do professor com base na teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (Mediated Learning Experience Theory). Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, p. 365384, 2008. FAVORETTO, Natalia Caroline; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Conhecimentos e necessidades dos professores em relação aos transtornos do espectro autístico. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 01, p. 103-116, 2014. FERNANDES, Elenice Cammarosano de Oliveira; MAIA, Thaís Lacerda Campos. Políticas públicas de educação inclusiva no Brasil: uma análise a partir da literatura especializada. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 3, p. 387-402, jul./set. 2018. FLORIAN, Lani. O Manual SAGE da Educação Especial. SAGE Publications, 2007. FREITAS, Marcos Cezar; GONÇALVES, Raelen Brandino. Alunos diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias. Horizontes, v. 39, n. 1, p.557-572, 2021. FREITAS, Sandra Scivoletto. Transtorno do Espectro Autista. São Paulo: Atheneu, 2017. GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: problemas, propostas e perspectivas. Brasília: UNESCO, 2010. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIRIANELLI, Valéria Ribeiro; TOMAZELLI, João; SILVA, Carla Maria Ferreira Pinto da; FERNANDES, Carlos Silva. Diagnóstico precoce do autismo e outros transtornos do desenvolvimento, Brasil, 2013-2019. Revista de Saúde Pública, 2023. GOMES, Flávia Pereira Martins; LOPES, Renata Evangelista. Inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista: desafios e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 1, p. 129144, jan./mar. 2017. GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi; KLAUS, Viviane; PEREIRA, Ana Paula Marques. Pesquisa documental histórica e pesquisa bibliográfica: focos de estudo e percursos metodológicos. Pro-Posições, v. 33, p.1-21, 2022. KANNER, Leo. The birth of early infantile autism. Journal of Autism and Childhood Schizophrenia, v. 3, n. 2, p. 93-5, 1973. LEONARDO, Pamela Paola; MENESTRINA, Tatiana Comiotto; MIARKA, Roger. A importância do ensino da matemática na educação infantil. I Simpósio Educação Matemática em Debate, SIMPEMAD, Joinville, SC, 2014. LIMA, Raênia Suele Araújo de. Criatividade nas Práticas Pedagógicas e Inclusão Escolar do Aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA: revisão bibliográfica. Caicó, RN: 2021. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. LIPSKY, David; GARTNER, Alan. Educação Inclusiva e a Política da Diferença. In: Stainback, William B., Stainback, Susan S. (Eds.), Questões controversas enfrentando a educação especial: Perspectivas divergentes. Boston: Allyn & Bacon, 1997. MAGALHÃES, Eliane Ferreira Coutinho Barbosa. Viver a igualdade na diferença: a formação de educadores envolve a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 1999. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação inclusiva: contexto, concepções e práticas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 9, n. 1, p. 1130, jan./jun. 2003. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003. MARÔCO, João. et al. Transtorno do Espectro Autista: novas perspectivas. São Paulo: Blucher, 2018. MAZER, Sheila Maria; DAL BELLO, Alessandra Cristina; BAZON, Marina Rezende. Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psicologia da educação, n. 28, 2009. MEDEIROS, Anna Clarice Alves. Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva. Repositório Institucional do Unifip, v. 8, n. 1, 2023. MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre alunos “incluídos” ou “da inclusão”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas, p. 60-83, 2017. MENDES, Enicéia Gonçalves; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Atendimento Educacional Especializado e inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. In: MEC – Ministério da Educação e Cultura. Inclusão de alunos com TEA nas escolas regulares. Brasília: MEC, 2020. MENDES, Graciela Monteiro Lara; SILVA, Fernanda Cristina Torres da. Currículo e conhecimento escolar na contemporaneidade: desafios para a escolarização de sujeitos com deficiência. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, Estados Unidos, v. 22, n. 80, p. 1-19, ago. 2014. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. Ed. São Paulo: Hucitec, 2007. MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na sala de aula. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 2, p. 905-919, 2018. MORAIS, Luana Ribeiro, et al. Inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista: um estudo bibliográfico. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 5, n. 8, p. 45-57, ago. 2020. NOZU, Washington Cesar Shoiti; ICASATTI, Albert Vinicius; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação inclusiva enquanto um direito humano. Inclusão Social, v. 11, n. 1, 2017. OLIVEIRA, Karina Griesi; SERTIÉ, Andréa Laurato. Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Einstein (São Paulo), v. 15, p. 233-238, 2017. OLIVEIRA, Renata Aparecida. et al. Desafios e possibilidades na inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, v. 15, n. 1, p. 16-21, jan./jun. 2019. PASSERINO, Liliana Maria; BEZ, Maria Rosangela; VICARI, Rosa Maria. Formação de professores em comunicação alternativa para alunos com TEA: contextos em ação. Revista Educação Especial, p. 619-638, 2013. PAULINO, Vanessa Cristina; CAIADO, Katia Regina Moreno. A construção do conceito de deficiência por estudantes sem deficiência, a partir de suas histórias de vida. Educação em Foco, v. 20, n. 32, p. 35-59, 2017. PONTE, João Pedro da. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Educação e matemática, p. 9-20, 1994. PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em revista, p. 143-156, 2009. RATTO, Ana Beatriz; RIBEIRO, Thaís Cristina. Transtorno do Espectro Autista: diagnóstico e tratamento. São Paulo: Manole, 2019. RIBEIRO, Fernanda Teixeira. Com número de diagnósticos em crescimento vertiginoso, Transtorno do Espectro Autista ainda é desafio para pesquisa neurológica. Jornal da UNESP, 15 de fevereiro de 2023. ROSADO, Adélia Carneiro da Silva; CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Inclusão de alunos com autismo na educação infantil: do Direito Constitucional à realidade da escola pública. Dossiê temático especial: "Educação: Direito constitucional indispensável às democracias". Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, v. 39, n. 2 pp. 445-463, jul/dez. 2023. SALUM, Giovanni Abrahão et al. Estudo de coorte de alto risco para transtornos psiquiátricos na infância: justificativa, desenho, métodos e resultados preliminares. Revista internacional de métodos em pesquisa psiquiátrica, v. 24, n. 1, pág. 58-73, 2015. SANTOS, Raquel Pereira; ALMEIDA, Pedro Luiz. Inclusão Escolar e AEE: desafios e práticas pedagógicas . Porto Alegre: Editora Escolar, 2020. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Revista Poíesis Pedagógica, vol. 9, nº 1, pp. 7-19, janeiro/junho de 2012. SCHMIDT, Carlo et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: teoria e prática, v. 18, n. 1, p.222-235, 2016. SEBASTIAN HEREDERO, Eladio. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education, p. 193208, 2010. SILVA, Ana Carolina. Atendimento Educacional Especializado: uma abordagem inclusiva . Revista Brasileira de Educação Especial, v. 2, pág. 917, 2018. SILVA, Anna Karina Braga Bezerra; FONSECA, Géssica Fabiely; DE ARAÚJO BRITO, Max Leandro. O estudante com autismo na educação infantil: concepções dos profissionais da sala de aula regular e do AEE. TEXTURARevista de Educação e Letras, v. 20, n. 43, 2018. SILVA, Lázara Cristina da; REIS, Jane Maria dos Santos (Orgs.). Retratos e pinturas da formação continuada de professores em educação inclusiva e especial no Brasil. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. SKRTIC, Thomas M.; SAILOR, Wayne. Inclusão para Indivíduos com Autismo: Tornando-a Realidade nas Escolas. Nova York: Teachers College Press, 2017. SOUZA, Mariana Aparecida; OLIVEIRA, Daniel Augusto. Formação continuada de professores do AEE: necessidades e práticas . In: Anais do Congresso Nacional de Educação Inclusiva , Rio de Janeiro, 2019. p. 115123. STAINBACK, William; STAINBACK, Susan. Inclusão: Um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999. STEFFEN, Bruna Freitas et al. Diagnóstico precoce de autismo: uma revisão literária. Revista saúde multidisciplinar, v. 6, n. 2, 2019. TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy; CHIARI, Brasilia Maria. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 13, p. 296-299, 2008. TENENTE, Luiza. 1 a cada 36 alunos tem autismo, diz CDC; entenda por que número de casos aumentou tanto nas últimas décadas. G1 Educação, 02 de abril de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/04/02/1-a-cada-36-criancas-temautismo-diz-cdc-entenda-por-que-numero-de-casos-aumentou-tanto-nasultimas-decadas.ghtml. Acesso em: 29 out 2023. TRAVERS, Jason; TINCANI, Matt; LANG, Russell. Escolarização Eficaz para a Educação Responsiva à Comunidade de Estudantes com Transtornos do Espectro do Autismo. Nova York: Springer Science & Business Media, 2013. UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca: UNESCO, 1994. VILARONGA, Carolina Alves Ribeiro; MENDES, Edmerson Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014. VILLA, Richard; THOUSAND, Jacqueline; NEVIN, Ann. Aprendizagem Inclusiva: Práticas de sucesso para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2000. ZAFFT, Christopher E.; RICHARDS, M. Nicole; LEVINE, Michael H. "Autismo e Educação Inclusiva: Política, Prática e Realidade". Liderança e Política nas Escolas. v. 16, n. 1, p. 1-22, 2017. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Importância da formação continuada e educação inclusiva: uma abordagem teórico-prática do processo educacional em Monteiro/PB | por |
dc.title.alternative | The importance of continuing education and inclusive education: a theoretical and practical approach to the educational process in Monteiro/PB | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFEI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Elijane da Rocha Bezerra.pdf | PDF - Elijane da Rocha Bezerra | 760.53 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional - Cartilha.pdf | Produto educacional | 4.66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Deposito BDTD - Elijane da Rocha Bezerra.pdf | Termo de depósito | 342.96 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.