Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Luciano Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2851344893909942por
dc.contributor.advisor1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288por
dc.contributor.referee2Freitas, Tiêgo dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467por
dc.contributor.referee3Sovierzoski, Hilda Helena-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044840899631023por
dc.contributor.referee4Bessa, José Cezinaldo Rocha-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4441063127606204por
dc.date.accessioned2025-04-01T10:41:35Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationSOARES, Luciano Gomes. As teorias dos signos de Saussure e Peirce na educação matemática: um estado da arte nos ICMEs (1969-2021). 2025. 344 f. Tese (Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5152-
dc.description.resumoNo presente trabalho, temos as seguintes questões de investigação: como as teorias dos signos de Saussure e Peirce se manifestam nos International Congress on Mathematical Education (ICMEs)? Quais são as tendências e metodologias de ensino que norteiam as pesquisas nos ICMEs, e como elas podem ser associadas às teorias sígnicas aplicadas ao ensino de matemática? Com base nessas indagações, buscamos compreender como a Educação Matemática se apropria das teorias dos signos de Saussure e Peirce nos ICMEs, trazendo contribuições e implicações para as práticas que envolvem a produção de significados matemáticos. Utilizamos uma abordagem qualitativa do tipo exploratória para a análise de proceedings, selected lectures e invited lectures, disponibilizados em sites de domínio público, com o intuito de nos aproximar da realidade dos objetos estudados, além de realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema. Em relação aos procedimentos de nossa investigação, como analisaremos os proceedings, selected lectures e invited lectures do ICME 1 (1969) ao ICME 14 (2021), situamos nossa pesquisa como bibliográfica do tipo estado da arte, ou do conhecimento. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa é dividida em alguns momentos. No primeiro, catalogamos estudos dos ICMEs (1969-2021) que envolvem as teorias dos signos no ensino de matemática nesse período de tempo. Em seguida, sistematizamos os proceedings, selected lectures e invited lectures que relacionam e articulam as teorias dos signos na Educação Matemática. Posteriormente, destacamos as palavras-chave, os principais temas de pesquisa, tendências e metodologias de ensino que norteiam as pesquisas nos ICMEs, a fim de analisar esses contextos como possibilidades para as práticas que envolvem a produção de significados matemáticos. A partir dos estudos de Peirce e Saussure, analisamos as contribuições dos signos (linguísticos e semióticos) apresentadas nos trabalhos discutidos nesta investigação, nos processos de produção de significados no ensino de matemática. Por fim, discutimos como os signos peirceanos podem ser visualizados em relação aos signos saussurianos. Os resultados indicam que visualizar objetos através da linguagem, ou visualizar a linguagem através de objetos, é uma questão-chave que pode fornecer insights sobre a conexão entre os sistemas de signos de Saussure e Peirce, sendo que essa ligação pertence à lógica interna de ambas as convenções e pode ser estabelecida por meio da fundamentação desses signos. No que diz respeito à forma como a Educação Matemática se apropria das teorias dos signos de Saussure e Peirce, percebemos que essa contextualização ocorre por meio do ensino e aprendizagem, metodologia, linguagem matemática, resolução de problemas, dentre outros aspectos. Já em relação aos ICMEs, constatou-se que a semiótica e a linguística são mencionadas nos proceedings, selected lectures e invited lectures, mas não são utilizadas diretamente pelos pesquisadores. A partir do ICME 13, passa a surgir um grupo de discussão temático sobre a semiótica na Educação Matemática, devido à importância de discutir temáticas relacionadas aos processos semióticos. A partir da tese, pode-se afirmar que as teorias dos signos de Saussure e Peirce fornecem uma base teórica sólida para compreender e aprimorar a produção de significados matemáticos na Educação Matemática. A pesquisa evidenciou como a semiótica e a linguística podem ser aplicadas para enriquecer as práticas pedagógicas, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos e a interação dos alunos com os signos matemáticos. Além disso, a análise das tendências e metodologias nos ICMEs revelou novas possibilidades para o ensino da matemática, destacando a importância de uma abordagem semiótica para promover uma aprendizagem mais significativa.por
dc.description.abstractIn this paper, we address the following research questions: How are the sign theories of Saussure and Peirce manifested in the International Congress on Mathematical Education (ICMEs)? What are the trends and teaching methodologies that guide research at ICMEs, and how can they be associated with sign theories applied to mathematics education? Based on these inquiries, we seek to understand how mathematics education adopts the sign theories of Saussure and Peirce in the ICMEs, bringing contributions and implications to practices involving the production of mathematical meanings. We use an exploratory qualitative approach for the analysis of proceedings, selected lectures, and invited lectures, available on public domain websites, to gain insight into the studied objects, along with a literature review on the subject. Regarding our research procedures, since we will analyze the proceedings, selected lectures, and invited lectures from ICME 1 (1969) to ICME 14 (2021), we position our research as a bibliographic study of the state of the art or state of knowledge. As for the methodological procedures, our research is divided into several stages. First, we catalog studies from the ICMEs (1969-2021) that involve sign theories in the teaching of mathematics during this period. Next, we systematize the proceedings, selected lectures, and invited lectures that relate and articulate sign theories in mathematics education. Subsequently, we highlight the keywords, main research topics, trends, and teaching methodologies that guide research at the ICMEs to analyze these contexts as possibilities for practices involving the production of mathematical meanings. Based on the studies of Peirce and Saussure, we analyze the contributions of signs (linguistic and semiotic) presented in the works discussed in this investigation, in the processes of meaning production in mathematics teaching. Finally, we discuss how Peircean signs can be viewed in relation to Saussurean signs. The results indicate that visualizing objects through language, or visualizing language through objects, is a key issue that can provide insights into the connection between Saussure's and Peirce's sign systems. This connection belongs to the internal logic of both conventions and can be established through the foundation of these signs. Regarding how mathematics education adopts the sign theories of Saussure and Peirce, we observe that this contextualization occurs through teaching and learning, methodology, mathematical language, problem-solving, among other aspects. As for the ICMEs, we found that semiotics and linguistics are mentioned in the proceedings, selected lectures, and invited lectures, but are not directly used by researchers. Starting from ICME 13, a thematic discussion group on semiotics in mathematics education emerged, due to the importance of discussing topics related to semiotic processes. This study leads us to the conclusion that establishing relationships concerning sign processes, especially from the studies of Saussure and Peirce, is crucial to practices involving the production of mathematical meanings. Based on the thesis, it can be stated that the sign theories of Saussure and Peirce provide a solid theoretical foundation for understanding and enhancing the production of mathematical meanings in Mathematics Education. The research highlighted how semiotics and linguistics can be applied to enrich pedagogical practices, facilitating the understanding of mathematical concepts and students' interaction with mathematical signs. Furthermore, the analysis of trends and methodologies in the ICMEs revealed new possibilities for teaching mathematics, emphasizing the importance of a semiotic approach to promote more meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciano Soares (luciano.gomes.soares@aluno.uepb.edu.br) on 2025-01-08T11:55:31Z No. of bitstreams: 2 TESE - VERSÃO FINAL - LUCIANO GOMES SOARES.pdf: 22903022 bytes, checksum: 7e5ee9c5dea0722bdd67530cda80ef1a (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_2_assinado_assinado.pdf: 209835 bytes, checksum: 601444337fd6c0c2a09bca8f728e46f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Em primeiro lugar, coloque os elementos pré-textuais na mesma sequência apresentada em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. Observe que alguns elementos pré-textuais como dedicatória, agradecimentos e epígrafe não estão na ordem correta. Na folha de rosto, segunda folha, siga a configuração apresentada no modelo. O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. Na folha de aprovação, quarta folha, há correções a fazer: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, realize todas as alterações solicitadas e só depois, por último, inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-01-27T12:18:19Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciano Soares (luciano.gomes.soares@aluno.uepb.edu.br) on 2025-01-27T18:09:06Z No. of bitstreams: 2 TS - Luciano Gomes Soares.pdf: 23016614 bytes, checksum: da474d25dcf371ea32fc6f235fb55007 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-atual_2_assinado_%281%29_assinado_assinado.pdf: 260970 bytes, checksum: 1b4852840a1f776d77984144d982b288 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-01-28T10:31:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TS - Luciano Gomes Soares.pdf: 23016614 bytes, checksum: da474d25dcf371ea32fc6f235fb55007 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-atual_2_assinado_%281%29_assinado_assinado.pdf: 260970 bytes, checksum: 1b4852840a1f776d77984144d982b288 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T10:41:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TS - Luciano Gomes Soares.pdf: 23016614 bytes, checksum: da474d25dcf371ea32fc6f235fb55007 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-atual_2_assinado_%281%29_assinado_assinado.pdf: 260970 bytes, checksum: 1b4852840a1f776d77984144d982b288 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programDoutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOENpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectpeircepor
dc.subjectsaussurepor
dc.subjectICMEpor
dc.subjectproceedingspor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAs teorias dos signos de Saussure e Peirce na educação matemática: um estado da arte nos ICMEs (1969-2021)por
dc.title.alternativeSaussure and peirce's sign theories in mathematical education: a state of the art in icmes (1969-2021)eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:RENOEN - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TS - Luciano Gomes SoaresTS - Luciano Gomes Soares22.48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD254.85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.