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dc.creatorPereira, José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387385347830895por
dc.contributor.advisor1Costa, Suely-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.contributor.referee1Mangueira, José-
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dc.contributor.referee2Silva, Assunção-
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dc.date.accessioned2025-03-11T20:18:16Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.citationPEREIRA, José Carlos Ribeiro. Literatura Indígena em sala de aula sob uma perspectiva decolonial: da invisibilidade à resistência. 2025. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira/PB, 2025por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5150-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo contribuir para a formação do leitor da literatura de autoria indígena, a fim de garantir o reconhecimento da escrita dos povos originários como um meio de existência e resistência ao longo do tempo. Buscou-se, assim, destacar a importância dessa literatura para a descolonização do conhecimento e para a valorização das culturas indígenas brasileiras. O estudo se concentra na aplicação da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. A metodologia envolve a análise qualitativa da obra literária Crônicas Indígenas para rir e refletir na escola (2020), do escritor Daniel Munduruku, e a aplicação de uma sequência básica, conforme modelo proposto por Cosson (2021), direcionada a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, no município de Esperança/PB. Como aporte teórico, demos ênfase a pesquisadores indígenas, como Graúna (2013), que apresenta o conceito de Literatura Indígena Contemporânea, a sua forma e conteúdo; Munduruku (2012, 2018, 2019, 2020), a partir de problematizações sobre o ensino das narrativas indígenas; Kambeba (2020), que apresenta as maneiras de como os povos da floresta reúnem e reverberam ensinamentos; Potiguara (2019), ao retratar as lutas indígenas ao longo do tempo, inclusive na ocupação do território simbólico da palavra como ato de resistência; Smith (2018), pesquisadora que revela a importância de se descolonizar as metodologias aplicadas a pesquisas acerca dos povos indígenas; além de Kilomba (2019), autora que critica a hegemonia do conhecimento eurocêntrico e defende a necessidade de descolonizar o saber; dentre outros. Já para a compreensão do letramento literário e das estratégias de formação do leitor, contamos com as contribuições de Rildo Cosson (2021, 2022). Os resultados deste trabalho indicam que a inclusão da literatura indígena em sala de aula contribui para a desconstrução de discursos estereotipados e promove uma maior compreensão e respeito pelas culturas, histórias e cosmovisões indígenas, além de apontar para o potencial do texto literário indígena no processo de formação do leitor literário crítico.por
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the formation of readers of literature authored by indigenous writers, in order to ensure the recognition of the writings of indigenous peoples as a means of existence and resistance over time. The goal is to highlight the importance of this literature for the decolonization of knowledge and the appreciation of Brazilian indigenous cultures. The study focuses on the application of Law No. 11.645/2008, which mandates the teaching of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in schools. The methodology involves the qualitative analysis of the literary work "Indigenous Chronicles to Laugh and Reflect at School" (2020) by the writer Daniel Munduruku, and the implementation of a basic sequence, as proposed by Cosson (2021), aimed toward a 9th-grade class in elementary school in the municipality of Esperança/PB. Theoretical support emphasizes indigenous researchers such as Graúna (2013), who presents the concept of Contemporary Indigenous Literature, its form and content; Munduruku (2012, 2018, 2019, 2020), with discussions on the teaching of indigenous narratives; Kambeba (2020), who presents how forest peoples gather and spread teachings; Potiguara (2019), depicting indigenous struggles over time, including in the symbolic occupation of the word as an act of resistance; Smith (2018), a researcher who reveals the importance of decolonizing methodologies applied to research on indigenous peoples; as well as Kilomba (2019), an author who critiques the hegemony of Eurocentric knowledge and advocates for the need to decolonize knowledge; among others. For understanding literary literacy and reader development strategies, we rely on the contributions of Rildo Cosson (2021, 2022). The results of this work indicate that the inclusion of indigenous literature in the classroom contributes to the deconstruction of stereotypical discourses and promotes a greater understanding and respect for indigenous cultures, histories, and worldviews, in addition to highlighting the potential of indigenous literary texts in the process of forming critical literary readers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Carlos Pereira (j.carlos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-11T19:30:52Z No. of bitstreams: 3 Dissertação - José Carlos - Versão para depósito.pdf: 6496067 bytes, checksum: 80bce78ff7d2e72a8b3f0559dc975a70 (MD5) 2025_Termo_de_Deposito-1_assinado_assinado.pdf: 413120 bytes, checksum: fb2f7fe5f5329ee1e3e53183454db7a6 (MD5) 2025_Jose_Carlos_Folha_de_Aprovacao_1_assinado_assinado5D_assinado.pdf: 268238 bytes, checksum: 46be3cb2395479954db04f29283b1653 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Indígena Contemporânea; Ensino; Letramento Literário; Daniel Munduruku; Lei nº 11.645/08.por
dc.subjectContemporary Indigenous Literature; Education; Literary Literacy; Daniel Munduruku; Law No. 11.645/08.eng
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleLiteratura Indígena em sala de aula sob uma perspectiva decolonial: da invisibilidade à resistênciapor
dc.title.alternativeIndigenous Literature in the Classroom from a Decolonial Perspective: From Invisibility to Resistanceeng
dc.typeDissertaçãopor
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