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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5127
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Comunicação entre profissional de saúde e pessoa com surdez durante a assistência pelo serviço de atendimento móvel de urgência |
Autor: | Costa, Francicleia Bezerra de Morais |
Primeiro orientador: | França, Inácia Sátiro Xavier de |
Primeiro membro da banca: | Coura, Alexsandro Silva |
Segundo membro da banca: | Araújo, Yana Balduíno de |
Resumo: | O Atendimento de Urgência e Emergência tem se mostrado historicamente como um serviço essencial, no que se refere ao cuidado e atenção ao paciente que necessita atendimento em estado grave, muitas vezes sob o risco eminente de morte. Diante disso a base para o sucesso no atendimento e no cuidado humanizado será a comunicação profissional/paciente, a habilidade de adaptação às necessidades do próprio paciente e o modo em que se encontra. A comunicação efetiva com os pacientes é essencial na área da saúde, tendo em vista que a comunicação é uma ferramenta importante para diagnóstico e relação profissional-paciente. Diante isso a pesquisa se justifica enquanto política pública, a melhorar na qualidade dos serviços, visando alcançar equidade no cuidado, inclusão de pessoas com surdez, tornando os profissionais mais qualificados para o atendimento das necessidades dessa população. Objetivo: Compreender como acontece o atendimento a pacientes surdos pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Percurso metodológico: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no município de Campina Grande-PB, durante o período de outubro a novembro de 2022. A população do estudo foram todos os profissionais médicos e enfermeiros atuantes no Serviço de Atendimento Médico de Urgência do referido município. O quantitativo de participantes foi determinado com base no critério de saturação das informações coletadas, de forma que ao final a amostra foi composta por 16 participantes. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário semiestruturado. A primeira etapa ocorreu por um questionário estruturado cujos dados foram submetidos a estatística descritiva com a finalidade de caracterizar a amostra. Na segunda etapa os sujeitos foram entrevistados, as falas gravadas, transcritas e submetidas a análise de conteúdo pelo método de Bardin e pelo software IRAMUTEQ versão 0.7 a partir da análise de Classificação Hierárquica Descendente. A relação gráfica que foi processada no software IRAMUTEQ que apresentou uma aproximação lexical entre as classes 1, 4 e 5 sendo analisadas individualmente e as demais formando outro grupo distintos, sendo grupos de classes 3 e 2. Resultados: Os grupos de classes foram formados devido à aproximação dos núcleos de ideias que os mesmos demonstravam. Assim, a apresentação da discussão das categorias temáticas obedeceu à seguinte ordem: grupo de classes 1: “Concepções acerca da língua de sinais; grupo de classes 2 e 3: “Sensações e dificuldades”; grupo de classes 4: “Importância da língua desinais na área acadêmica e profissional”; e o grupo de classe 5: “Estratégias de comunicação”. Os participantes relataram preocupações e dificuldades sobre o atendimento para deficientes auditivos e surdos em seus ambientes de trabalho por se tratar de um serviço de urgência o tempo resposta no atendimento é primordial para vida dos pacientes. Todos tinham consciência da existência da cultura e comunidade surda. Ainda assim, a maioria não sabia o básico de libras. Embora poucos participantes tenham relatado ter feito aulas de língua de sinais na graduação, alguns relatam que a disciplina deveria ser oferecida como obrigatória para os cursos de graduação. Todos os entrevistados expressaram interesse em fazer aulas de capacitação em língua de sinais. Conclusão: O SAMU tem se mostrado um serviço de saúde essencial para assistência às pessoas com deficiência auditiva e com surdez, porém capacitações são necessárias para a efetivação do cuidado e promover a equidade, modificando fatores associados ao conhecimento, atitudes e habilidades dos profissionais de saúde relacionadas ao cuidado desse seguimento social. |
Abstract: | Urgent and Emergency Care has historically been shown to be an essential service, in terms of care and attention to patients who require care in a serious condition, often at imminent risk of death. Therefore, the basis for successful care and humanized care will be professional/patient communication, the ability to adapt to the patient's own needs and the way they are. Effective communication with patients is essential in the healthcare sector, considering that communication is an important tool for diagnosis and the professional-patient relationship. Given this, research is justified as a public policy, to improve the quality of services, aiming to achieve equity in care, inclusion of people with deafness, making more qualified professionals to meet the needs of this population. Objective: To understand how deaf patients are cared for by professionals from the Mobile Emergency Care Service (SAMU). Methodological approach: This is an exploratory and descriptive study, with a qualitative, carried out in the municipality of Campina Grande-PB, during the period from October to November 2022. The study population were all medical professionals and nurses working in the Emergency Medical Care Service in that municipality. The number of participants was determined based on the saturation criterion of the information collected, so that in the end the sample consisted of 16 participants. To collect data, a semi-structured questionnaire was used. The first stage occurred through a structured questionnaire whose data were subjected to descriptive statistics in order to characterize the sample. In the second stage, the subjects were interviewed, their speeches were recorded, transcribed and subjected to content analysis using the Bardin method and the IRAMUTEQ software version 0.7 based on the Descending Hierarchical Classification analysis. The graphic relationship that was processed in the IRAMUTEQ software presented a lexical approximation between classes 1, 4 and 5 being analyzed individually and the others forming another distinct group, being groups of classes 3 and 2. Results: The groups of classes were formed due to to the approximation of the nucleus of ideas that they demonstrated. Thus, the presentation of the discussion of thematic categories followed the following order: class group 1: “Conceptions about sign language; class group 2 and 3: “Sensations and difficulties”; class group 4: “Importance of sign language in the academic and professional area”; and class group 5: “Communication strategies”. Participants reported concerns and difficulties about providing care for the hearing-impaired and deaf in their work environments, as it is an emergency service and the response time for care is essential for the patients' lives. Everyone was aware of the existence of deaf culture and community. Still, most didn't know the basics of libras. Although few participants reported having taken sign language classes as an undergraduate, some reported that the subject should be offered as mandatory for undergraduate courses. All interviewees expressed interest in taking training classes in sign language. Conclusion: SAMU has proven to be an essential health service for assisting people with hearing impairment and deafness, but training is necessary to provide care and promote equity, modifying factors associated with the knowledge, attitudes and skills of health professionals related to the care of this social segment. |
Palavras-chave: | serviços médicos de emergência pessoa com deficiência auditiva surdez comunicação |
Área(s) do CNPq: | SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP |
Citação: | COSTA, Francicleia Bezerra de Morais. Comunicação entre profissional de saúde e pessoa com surdez durante a assistência pelo serviço de atendimento móvel de urgência. 2024. f 77. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5127 |
Data de defesa: | 1-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
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