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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Luzirene Teotonio-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2281535937117028por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Keila Machado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0536073936814089por
dc.contributor.advisor2Lima, Carlos Antônio Pereira de-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217400486831036por
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Keila Machado de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0536073936814089por
dc.contributor.advisor-co2Lima, Carlos Antônio Pereira de-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217400486831036por
dc.contributor.referee1Oliveira, Rui de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0621382505832223por
dc.contributor.referee2Nascimento, Imarally Vitor de Souza Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2199374953830609por
dc.contributor.referee3Miranda, Auristela Carla de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311586220144057por
dc.date.accessioned2024-10-04T13:18:44Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationALVES, Luzirene Teotônio. O uso de dióxido de titânio como material fototérmico em sistemas de dessalinização solar. 2024. 96 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5096-
dc.description.resumoA dessalinização por energia solar é uma alternativa que consiste em separar os sais da água salgada ou salobra, utilizando a evaporação, assim como ocorre no ciclo hidrológico natural. Para aperfeiçoar o desempenho do dessalinizador, os estudos direcionados aos materiais fototérmicos foram explorados com a finalidade de potencializar os processos de transferência de calor. Dentre os diversos materiais fototérmicos, o presente estudo, visa adicionar o dióxido de titânio (TiO2) em um sistema de dessalinização solar com o intuito de maximizar a produção de água tratada. Três dessalinizadores do tipo pirâmide foram utilizados, operando simultaneamente, de forma contínua, a bandeja de dois dos dessalinizadores foram revestidos com uma tinta fototérmica, adicionando um percentual de 2,5% e 5% de TiO2, e o terceiro foi revestido apenas com a tinta, para fins comparativos. Água salobra foi coletada no Sítio Comprido- Queimadas- PB. Os indicadores físico-químicos das águas foram analisados antes e após o processo de dessalinização solar. O TiO2 foi caracterizado por fluorescência de raios-X (FRX), difração de raios-X (DRX), espectroscopia do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), distribuição granulométrica, área superficial, volume e diâmetro médio dos poros, microscopia eletrônica de varredura (MEV), calorimetria exploratória diferencial (DSC) e termogravimetria (TG) assim como, as tintas fototérmicas, sem e com o TiO2 foram caracterizadas por FTIR. Além disso, durante os experimentos, foram monitorados alguns parâmetros: temperatura ambiente, radiação solar, velocidade do vento, umidade relativa do ar, temperatura do vidro interno e temperatura da bandeja, assim como a produção da água dessalinizada. Conclui-se que o dessalinizador que continha a bandeja revestida com o percentual de 5% de TiO2 obteve uma maior produção de água dessalinizada em relação aos demais dessalinizadores. Ao que se refere a qualidade da água, após o processo de dessalinização, atenderam os padrões estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888. Portanto, a introdução do TiO2 na tinta fototérmica presente na bandeja dos dessalinizadores, resultou na sinergia das propriedades destes materiais, confirmando que o TiO2 possui características adequadas para atuar como material fototérmico na dessalinização via energia solar.por
dc.description.abstractSolar desalination is an alternative that consists of separating salts from salty or brackish water using evaporation, as occurs in the natural hydrological cycle. To improve the performance of the desalination plant, studies focused on photothermal materials were explored in order to enhance the heat transfer processes. Among the various photothermal materials, the present study aims to add titanium dioxide (TiO2) to a solar desalination system in order to maximize the production of treated water. Three pyramid-type desalination plants were used, operating simultaneously and continuously. The trays of two of the desalination plants were coated with a photothermal paint, adding a percentage of 2.5% and 5% of TiO2, and the third was coated only with the paint, for comparative purposes. Brackish water was collected at Sítio Comprido- Queimadas-PB. The physicochemical indicators of the water were analyzed before and after the solar desalination process. TiO2 was characterized by X-ray fluorescence (XRF), X-ray diffraction (XRD), Fourier transform infrared spectroscopy (FTIR), particle size distribution, surface area, pore volume and mean pore diameter, scanning electron microscopy (SEM), differential scanning calorimetry (DSC) and thermogravimetry (TG). The photothermal paints, with and without TiO2, were characterized by FTIR. In addition, during the experiments, some parameters were monitored: room temperature, solar radiation, wind speed, relative humidity, internal glass temperature and tray temperature, as well as the production of desalinated water. It was concluded that the desalinator that contained the tray coated with 5% TiO2 obtained a higher production of desalinated water compared to the other desalinators. Regarding the quality of the water, after the desalination process, it met the standards established by Ordinance GM/MS nº 888. Therefore, the introduction of TiO2 in the photothermal paint present in the desalination tray resulted in the synergy of the properties of these materials, confirming that TiO2 has adequate characteristics to act as a photothermal material in desalination via solar energy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luzirene null (luzirene.teotonio.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-19T13:33:48Z No. of bitstreams: 2 DS - Luzirene Teotonio Alves.pdf: 2043717 bytes, checksum: 463e24387bd692366ae1ef72f74291da (MD5) Termo de depósito.pdf: 244335 bytes, checksum: 86ea4e559034f04655825259b9183bd3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: luzirene.teotonio.alves@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Luzirene Teotonio Alves Matrícula: 2022023103 Prezada senhora, boa tarde.  Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso ( https://biblioteca.uepb.edu.br/regras-para-o-deposito-dos-trabalhos-academicos/).  O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – As tabelas, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, seguirão o padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme recomendado pelas ABNT NBR 6022:2018 e ABNT NBR 14724:2011. Material para consulta: Normas de Apresentação Tabular do IBGE (do site oficial): https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL As expressões abaixo serão retiradas da capa: Linha de pesquisa: Tecnologias de Tratamento de Água e de Resíduos Orientadora: Profa. Dra. Keila Machado de Medeiros  Coorientador: Prof. Dr. Carlos Antônio Pereira de Lima  2. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: • Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. • O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está no modelo. 3. A quantidade total de folhas da obra, 97 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 96 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser  igual a 95 ( 97 - 2 ). No entanto, como poderá haver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 4. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. • A data da defesa do trabalho acadêmico e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. • Se for usar assinatura eletrônica tipo Gov.br, nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: Optando por assinaturas eletrônicas, a fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Se usar assinatura manuscrita, pode ignorar as instruções acima. • Eliminar as expressões referentes ao nome da cidade e ao ano da publicação no fundo da página. • Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. 5. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como está informado que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 6. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. • No mais, a configuração geral dessa página deve ficar exatamente como a do referido modelo, inclusive com os mesmos destaques gráficos nas expressões Palavras-Chave e Keywords. 7. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. 8. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação.  Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, recomenda-se adotar no trabalho a mesma lógica dos destaques gráficos das seções presentes no modelo. Explicando com mais detalhes: • Podemos ver que a tipografia das seções primárias (as do tipo 1 INTRODUÇÃO) estão apresentando os mesmos destaques gráficos de alguns títulos de seções secundárias (as do tipo 2.1 OBJETIVO GERAL). • Analogamente, a tipografia de seções secundárias (como 3.1 Recursos Hídricos Globais) estão apresentando os mesmos destaques gráficos de alguns títulos de seções terciárias (as do tipo 3.2.1 Processos de Dessalinização). • Comparando com a configuração do modelo, tudo fica ainda mais claro. • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. • Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos diferentes com o mesmo indicativo numérico. Nesse sentido, podemos ver que os indicativos numéricos de seção 3.4.4, 4.1, etc, estão repetidos. Coloque tudo na sequência correta e efetue os mesmos ajustes no corpo da obra.  9. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO),  A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14  - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas.  Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores (nos dois resumos), a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser outra. Para saber qual, consulte a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 10. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 11. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). Portanto, veja se é preciso ajustar os espaços entre as linhas de todos os elementos da obra. 12. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 13. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Como exemplo, podemos citar que o alinhamento do título da seção primária 1 INTRODUÇÃO (e de tantos outros) está incorreto. Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos de seção nos elementos textuais. Consultar o modelo em caso de dúvida. 14. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 15. No que refere a tabelas, conforme as Normas de Apresentação Tabular do IBGE, observe que na parte inferior a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo da fonte. Para ilustrar melhor, como devem ficar os elementos abaixo da tabela 8: Fonte: Autoria própria (2024) A.B. = Água bruta; A.D. = Água dessalinizada; VPM** = Valor máximo permitido conforme a Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021 do Ministério da Saúde.  Caso julgar necessário, consultar as Normas de Apresentação Tabular do IBGE disponíveis em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf a partir da página 46. 16. Na atual página 87 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 17. A partir da atual página 87, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo:  Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-09-20T15:57:52Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luzirene null (luzirene.teotonio.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-23T15:01:40Z No. of bitstreams: 2 DS- Luzirene Teotonio Alves.pdf: 2029622 bytes, checksum: 25797839ed8d7a73ec8c7eb18600892e (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 244335 bytes, checksum: 86ea4e559034f04655825259b9183bd3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: luzirene.teotonio.alves@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Luzirene Teotonio Alves Matrícula: 2022023103 Prezada senhora, boa tarde. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, acrescente no cabeçalho, abaixo de UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, a expressão CAMPUS I - CAMPINA GRANDE. A expressão CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA pode permanecer onde está. 2. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: • Pode retirar a segunda expressão Linha de pesquisa que está logo acima dos nomes dos orientadores. • Os nomes dos orientadores devem ser colocados centralizados nas linhas onde se encontram. Veja como está no modelo. 3. A quantidade total de folhas da obra, 97 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 96 páginas. A paginação da FC deveria ser  igual a 95 ( 97 - 2 ). Solução 1: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 95 páginas, o que será feito de forma bem rápida pelo setor de Gestão Técnica. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), acrescente no final da obra UMA página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 98 folhas no total e a relação 98 - 2 = 96 será exatamente igual à paginação atual da FC. 4. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • A data da defesa do trabalho acadêmico e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. • Se for usar assinatura eletrônica tipo Gov.br, nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: Optando por assinaturas eletrônicas, a fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Se usar assinatura manuscrita, pode ignorar as instruções acima. • Eliminar as expressões referentes ao nome da cidade e ao ano da publicação no fundo da página. 5. Na folha de AGRADECIMENTOS, é preciso colocar o seguinte texto (completo): O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 6. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Retire do sumário a expressão “Erro! Indicador não definido” e coloque no lugar dela a respectiva numeração da página, isto é, 14. • Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, continua havendo erros na sequência dos indicativos numéricos de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Sendo assim, não se pode pular da seção 4.2.8 para a seção 4.4 sem antes haver a seção 4.3.  Analogamente, na página 40 (e pode ser que haja erros parecidos em outras páginas) não se pode ir da seção 4.3 para a seção 4.2.1, pois, seguindo a lógica da norma, seria a seção 4.3.1. Faça uma revisão geral nesse quesito e coloque tudo na sequência correta efetuando os mesmos ajustes no sumário e no corpo da obra. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-09-23T16:52:13Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luzirene null (luzirene.teotonio.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-23T20:05:40Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 244335 bytes, checksum: 86ea4e559034f04655825259b9183bd3 (MD5) DS - Luzirene Teotonio Alves.pdf: 2029908 bytes, checksum: 0f09f392dc3ef2cfc9aebdf54222f238 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: luzirene.teotonio.alves@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Luzirene Teotonio Alves Matrícula: 2022023103 Prezada senhora, boa tarde. A dissertação está quase que totalmente correta quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Falta apenas resolver a questão das assinaturas e efetuar um pequeno ajuste num título de um elemento pré-textual. Seguem os apontamentos para os últimos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS Faço aqui a observação de uma incorreção que passou despercebida por mim até agora, mas é extremamente fácil de ser ajustada (tudo de acordo com o modelo e com a ABNT NBR 14724:2011): Colocar o título LISTA DE SIGLAS na sua forma completa: LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. Só depois desse ajuste mínimo é que se deve assinar eletronicamente a dissertação, caso opte por esse tipo de assinatura. Na folha de aprovação, no que se refere à questão das assinaturas, vou somente repetir uma grande parte do que já foi instruído nos relatórios anteriores: A data da defesa do trabalho acadêmico e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. Se for usar assinatura eletrônica tipo Gov.br, nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que as assinaturas sejam aprovadas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. Se decidir por usar assinaturas manuscritas, as instruções acima devem ser naturalmente ignoradas. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-09-23T22:20:36Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luzirene null (luzirene.teotonio.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-27T19:58:28Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 244335 bytes, checksum: 86ea4e559034f04655825259b9183bd3 (MD5) DS - Luzirene Teotonio Alves.pdf: 2517476 bytes, checksum: f0337101dff4b6efcc866c52531c6aea (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-09-27T21:43:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 244335 bytes, checksum: 86ea4e559034f04655825259b9183bd3 (MD5) DS - Luzirene Teotonio Alves.pdf: 2517476 bytes, checksum: f0337101dff4b6efcc866c52531c6aea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-04T13:18:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 244335 bytes, checksum: 86ea4e559034f04655825259b9183bd3 (MD5) DS - Luzirene Teotonio Alves.pdf: 2517476 bytes, checksum: f0337101dff4b6efcc866c52531c6aea (MD5) Previous issue date: 2024-08-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTApor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnergia solarpor
dc.subjectÁgua dessalinizadapor
dc.subjectMaterial fototérmicopor
dc.subjectDióxido de titâniopor
dc.subject.cnpqENGENHARIA SANITARIA::TRATAMENTO DE AGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUARIASpor
dc.titleO uso de dióxido de titânio como material fototérmico em sistemas de dessalinização solarpor
dc.typeDissertaçãopor
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