Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5071
Tipo do documento: Dissertação
Título: Augusto dos Anjos na aula de Língua Portuguesa: ressignificando identidades poéticas através do letramento literário no Ensino Fundamental, anos finais
Autor: Souza, Francisca Geane Pereira de 
Primeiro orientador: Lins, Juarez Nogueira
Resumo: Cada vez mais o cenário social passa por transformações, e se faz necessário leituras críticas dos acontecimentos. A escola tem a tarefa de letrar os seus alunos, em várias esferas, dentre elas, a literária, para que estes sujeitos escolares possam transitar reflexivamente na contemporaneidade. Neste contexto, de grandes transformações e necessidades reflexivas, o poético (o poema) se apresenta enquanto possibilidade para letrar os alunos, tendo em vista o seu teor reflexivo. Neste cenário, independente da forma, da temática e do estilo, a poesia de Augusto dos Anjos (tido como poeta pessimista, uma de suas identidades), ocupa um espaço relevante no ambiente literário, e, discuti-la na sala de aula, nos parece relevante, principalmente, na cidade onde ele nasceu (Sapé/PB). Nesse sentido, objetivou-se apresentar uma proposta didática de letramento literário com base na Sequência Básica de Rildo Cosson (interpretativista/propositiva resultando em um caderno pedagógico), a partir das identidades poéticas de Augusto dos Anjos, elaborada para uma turma do 9º ano do ensino fundamental, anos finais, tendo como corpus os poemas “Debaixo do tamarindo”, “A esperança”, “Versos íntimos” e “Saudade”, buscando possibilidades de reflexão sobre as relações identitárias da poesia augustiniana e compreensões sobre a condição humana. A presente pesquisa, fundamentou-se, portanto, nas discussões e estudos de Paz (1982), Candido (2006), Rildo (2019/2020), Pinheiro (2018), Stalloni (2001), Aragão (2009, 2024), (Vergueiro, Ramos e Figueira (2014, 2010) Guimarães e Batista (2012), Hall (2006), Castells (2018) Melo Filho (1994) e Cézar (2014). A proposta possibilita abordar, com mais frequência, a poética de Augusto dos Anjos na escola, visto que a poesia augustiniana é capaz de levar o discente a uma reflexão interpretativa: tanto do fazer poético, quanto do mundo (interior e exterior dos sujeitos).
Abstract: The social scenario is increasingly undergoing transformations, and critical readings of events are necessary. The school has the task of educating its students, in various spheres, among them, the literary, so that these school subjects can move reflexively, in contemporary times. In this context, of great transformations and reflective needs, the poetic (the poem) presents itself as a possibility for students to write, given its reflective content. In this scenario, regardless of form, theme and style, the poetry of Augusto dos Anjos (considered a pessimistic poet, one of his identities), occupies a relevant space in the literary environment, and, discussing it in the classroom, in seems relevant, mainly, in the city where he was born (Sapé/PB). In this sense, the objective was to present a didactic proposal for literary literacy based on Rildo Cosson's Basic Sequence (interpretive/propositional in nature), based on the poetic identities of Augusto dos Anjos, prepared for a 9th year elementary school class, final years, with the corpus being the poems “Under the Tamarind Tree”, “A Esperanza”, “Versos Intimates” and “Saudade”, seeking possibilities for reflection on the identity relationships of Augustinian poetry and understandings of the human condition. The present research was therefore based on discussions and studies by Paz (1982), Candido (2006), Rildo (2019/2020), Pinheiro (2018), Stalloni (2001), Aragão (2009, 2024), ( Vergueiro, Ramos and Figueira (2014, 2010) Guimarães and Batista (2012), Hall (2006), Castells (2018) Melo Filho (1994) and Cézar (2014) The proposal makes it possible to address Augusto's poetics more frequently. dos Anjos at school, since Augustinian poetry is capable of leading the student to an interpretative reflection: both on poetic making and on the world (interior and exterior of the subjects).
Palavras-chave: Letramento Literário; Ensino Fundamental; Poesia; Augusto dos Anjos
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: SOUZA, Francisca Geane Pereira de. Augusto dos Anjos na Língua Portuguesa: ressignificando identidades poéticas através do letramento literário no Ensino Fundamental, anos finais. 2024. [154 folhas]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campus III -Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5071
Data de defesa: 26-Jul-2024
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇAO FRANCISCA GEANE.pdfDISSERTAÇAO FRANCISCA GEANE PEREIRA DE SOUZA10.06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO DE AUTORIZAÇAO.pdf760.21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.