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Tipo do documento: Dissertação
Título: A implementação do ODS Nº 4 (educação de qualidade) para pessoas refugiadas sob proteção da UNRWA (2016-2021)
Título(s) alternativo(s): The implementation of SDG No. 4 (quality education) for refugees under UNRWA protection (2016-2021)
Autor: Assis, Adrielle Olivia Queiroz Machado de 
Primeiro orientador: Pacífico, Andrea Maria Calanzas Pacheco
Primeiro coorientador: Nogueira, Silvia Garcia
Primeiro membro da banca: Vieira, Giuliana Dias
Segundo membro da banca: Silva, Thalita Franciely de Melo
Resumo: A Agência das Nações Unidas de Assistência a pessoas refugiadas da Palestina (UNRWA) foi criada em 1949, após a guerra entre árabes e judeus em disputa pela região que pertencia à Palestina (hoje, Estado de Israel). Esta agência surgiu com o objetivo de assistir cidadãos palestinos que fugiram do conflito em busca de refúgio em outras regiões, sendo suas atividades realizadas na Cisjordânia, Líbano, Síria, Jordânia e Faixa de Gaza. Em 2016, a agência adicionou à sua agenda 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela Organização das Nações Unidas, com o intuito de incluir as pessoas refugiadas da Palestina na realização da Agenda 2030. Esta pesquisa, por meio do método de abordagem indutivo, estudou a aplicação do Objetivo 4 (Educação de qualidade) pela UNRWA, que se comprometeu em promover a educação de qualidade para pessoas refugiadas palestinas. Para o estudo, primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico, no qual foram coletados dados do trabalho da Agência desde a sua formação até o ano de 2021. Em seguida, foi realizado um estudo de caso, no qual foi analisada a implementação da Educação de Qualidade na Jordânia pela UNRWA. Por fim, sob a lente do Institucionalismo liberal, a pesquisa apresenta o papel das Instituições no Sistema Internacional e o comprometimento às Agendas globais por meio de uma abordagem crítica, trazendo as consequentes dificuldades enfrentadas pela UNRWA na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4.
Abstract: The United Nations Relief and Works Agency for Palestine Refugees in the near east (UNRWA) was created in 1949 after the war between Arabs and Jews over the region that belonged to Palestine and today is located the State of Israel. UNRWA emerged with the objective of assisting Palestinian citizens who fled the conflict searching for refuge in other regions. Then Agency carries out its activities in five regions, including the West Bank, Lebanon, Syria, Jordan and the Gaza Strip. In 2016 the agency adopted 11 of the United Nations 17 Sustainable Development Goals with the aim of including Palestinian refugees in the 2030 Agenda. This research studied the Objective 4 which is about promoting quality education through the inductive method of approach. The purpose is to analyze the work of UNRWA on the implementation of SDG 4 for Palestine 's refugees protection. At first a bibliographic study was carried out presenting data about the Agency's work since its formation till 2021. Secondly a case study was carried out in which the implementation of Quality Education in Jordan by UNRWA was analyzed. Finally on the lens of liberal Institutionalism the research presents the role of Institutions in the International System and commitment to global Agendas through a critical approach, bringing the consequent difficulties faced by UNRWA in implementing Sustainable Development Goal 4.
Palavras-chave: Pessoas refugiadas da Palestina
Educação de qualidade
UNRWA
Agenda 2030
Palestine Refugees
Quality education
UNRWA
Agenda 2030
Área(s) do CNPq: OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA
Programa: Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI
Citação: ASSIS, Adrielle Olivia Queiroz Machado de. A implementação do ODS Nº 4 (educação de qualidade) para pessoas refugiadas sob proteção da UNRWA (2016-2021). 2024. 97f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5066
Data de defesa: 25-Mar-2024
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