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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5056
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gerivaldo Bezerra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4778843985465325por
dc.contributor.advisor1Lourêdo, Aldo Trajano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398por
dc.contributor.advisor-co1Galvão, Israel Burití-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3437955242977256por
dc.contributor.referee1Lourêdo, Aldo Trajano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398por
dc.contributor.referee2Mathias, Carmen Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee3Morais Filho, Daniel Cordeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266444096441721por
dc.date.accessioned2024-08-07T14:02:53Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationSILVA, Gerivaldo Bezerra da. Traçados geométricos auxiliares em triângulos: descrição de técnicas e produção de material de ensino e aprendizagem em impressora 3D. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5056-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de pesquisas sobre traçados auxiliares em triângulos. O objetivo principal foi investigar literatura de ensino e aprendizagem de geometria para a Educação Básica sobre o tema; e como consequência foi produzido um kit a ser utilizado em laboratório de Matemática destinado ao ensino e aprendizagem de Geometria. Organizamos e apresentamos as técnicas de traçados auxiliares em triângulos descrevendo-as como proposições – criadas para este trabalho – e demonstrando-as em linguagem adequada para os discentes da Educação Básica. Dando sequência, apresentamos resolução de questões por meio destas técnicas. Escolhemos algumas questões para compor o kit desenvolvido durante esta pesquisa com ajuda do software de distribuição gratuita Blender, o qual nomeamos como “Kit de Matemática em Impressora 3D: Problemas de Geometria com Traçados Auxiliares em Triângulos”. Este kit educacional será disponibilizado gratuitamente em plataformas digitais de recursos educacionais visando fomentar o estudo de geometria e incentivar os professores na produção de material pedagógico como facilitador no processo de aprendizagem. O kit foi planejado para que o aluno resolva questões de geometria sem fazer uso de materiais convencionais como caderno e caneta, mas montando as peças que formam as figuras de cada problema e dialogando com o grupo as medidas de ângulos e congruências de segmentos e triângulos obtidas. Esperamos contribuir nas aulas de Matemática e incentivar a cultura maker no ambiente escolar para que os professores sejam produtores de materiais destinados a laboratórios de matemática nas escolas.por
dc.description.abstractThis work is the result of research on auxiliary constructions in triangles. The main objective was to investigate literature on teaching and learning geometry for Basic Education on this topic; as a consequence, a kit was produced for use in a Mathematics laboratory dedicated to teaching and learning Geometry. We organized and presented the techniques of auxiliary constructions in triangles, describing them as propositions – created specifically for this work – and demonstrating them in language suitable for Basic Education students. Furthermore, we provided solutions to problems using these techniques. We selected specific questions to compose the kit developed during this research, with the assistance of the freely distributed software Blender, which we named “3D Printer Mathematics Kit: Geometry Problems with Auxiliary Constructions in Triangles”. This educational kit will be made available for free on digital platforms for educational resources, aiming to promote the study of geometry and encourage teachers to create pedagogical materials that facilitate the learning process. The kit was designed so that students can solve geometry problems without relying on conventional materials such as notebooks and pens; instead, they assemble the pieces that form the figures for each problem and discuss angle measurements and congruences of segments and triangles within a group. We hope to contribute to Mathematics classes and foster a maker culture in the school environment, empowering teachers to create materials for mathematics laboratories in schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gerivaldo Silva (gerivaldo.bezerra.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-19T15:50:06Z No. of bitstreams: 3 Dissertação - Gerivaldo B da Silva - ASSINADA.pdf: 26880902 bytes, checksum: 0ba081348a145a3381634b02d6cf98d2 (MD5) Autorizacao_de_Publicacao Gerivaldo.pdf: 203112 bytes, checksum: 888e481e11867d72b9525ad4ddc05d01 (MD5) Kit de Matemática em Impressora 3D - Problemas de Geometria com Traçados Auxiliares em Triângulos.rar: 18368512 bytes, checksum: a5e1fdc6b51f281037aad91cde8deb06 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: gerivaldo.bezerra.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Gerivaldo Bezerra da Silva Matrícula: 2022163102 Prezado senhor, bom dia. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar todas as expressões na página em caixa alta e em negrito. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – ficará como: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Matemática. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – ficará como: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Matemática. Como a dissertação sofrerá alterações, será preciso reinserir as assinaturas eletrônicas do Governo Federal. Soluções: Solução 1: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: a mudança para assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do membro da banca. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Mude o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES (ABNT NBR 14724:2011). Consultar o modelo para comparar. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Os títulos dos apêndices terão que aparecer no sumário com a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) E assim por diante. Observe que os títulos ficam em caixa alta e em negrito, ou seja, com a mesma tipografia dos títulos das seçõs primárias. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 15 (17 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. A partir da atual página 126, algumas páginas estão com a numeração na parte inferior, centralizada É preciso corrigir a posição. Nomear os apêndices da mesma forma como ficarão no sumário. Exemplo: APÊNDICE A - MANUAL DO PROFESSOR Os títulos dos apêndices ficam centralizados, já que são elementos pós-textuais. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto, e as assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br estão sendo reconhecidas pelo serviço de autenticação https://validar.iti.gov.br/. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 8h00min às 13h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-07-22T14:50:38Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gerivaldo Silva (gerivaldo.bezerra.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-23T03:43:13Z No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 203112 bytes, checksum: 888e481e11867d72b9525ad4ddc05d01 (MD5) PE - Gerivaldo Bezerra da Silva.rar: 18368512 bytes, checksum: a5e1fdc6b51f281037aad91cde8deb06 (MD5) DS - Gerivaldo Bezerra da Silva.pdf: 26814018 bytes, checksum: cce17725b7164c9422bc38d9d082014c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de reconhecidas e validadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. on 2024-07-23T10:38:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gerivaldo Silva (gerivaldo.bezerra.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-23T19:53:35Z No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 203112 bytes, checksum: 888e481e11867d72b9525ad4ddc05d01 (MD5) PE - Gerivaldo Bezerra da Silva.rar: 18368512 bytes, checksum: a5e1fdc6b51f281037aad91cde8deb06 (MD5) DS - Gerivaldo Bezerra da Silva.pdf: 26902459 bytes, checksum: c551ff58a344d815e2ec3f3945ac4f9d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-07-24T11:51:07Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 203112 bytes, checksum: 888e481e11867d72b9525ad4ddc05d01 (MD5) PE - Gerivaldo Bezerra da Silva.rar: 18368512 bytes, checksum: a5e1fdc6b51f281037aad91cde8deb06 (MD5) DS - Gerivaldo Bezerra da Silva.pdf: 26902459 bytes, checksum: c551ff58a344d815e2ec3f3945ac4f9d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-07T14:02:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 203112 bytes, checksum: 888e481e11867d72b9525ad4ddc05d01 (MD5) PE - Gerivaldo Bezerra da Silva.rar: 18368512 bytes, checksum: a5e1fdc6b51f281037aad91cde8deb06 (MD5) DS - Gerivaldo Bezerra da Silva.pdf: 26902459 bytes, checksum: c551ff58a344d815e2ec3f3945ac4f9d (MD5) Previous issue date: 2024-06-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/octet-stream*
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjecttraçados auxiliarespor
dc.subjectgeometriapor
dc.subjectlaboratório de matemáticapor
dc.subjectimpressão 3Dpor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleTraçados geométricos auxiliares em triângulos: descrição de técnicas e produção de material de ensino e aprendizagem em impressora 3Dpor
dc.typeDissertaçãopor
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