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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, José Edielson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1420889080042738por
dc.contributor.advisor1Maciel, Aníbal de Menezes-
dc.contributor.referee1Rizzatti, Ivanise Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0476017687294560por
dc.contributor.referee2Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.date.accessioned2024-08-07T12:00:03Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationNEVES, José Edielson da Silva. O ensino de geometria a partir de uma visão interdisciplinar: como cenário a fotografia arquitetônica do município de Areia-PB. 2024. 143 f. Dissertação ( Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5040-
dc.description.resumoA maneira como o ensino da Matemática, mais especificamente o de Geometria, é inserido no cenário da Educação Básica faz emergir vários debates, principalmente, por parte de pesquisadores da Educação Matemática. Considerando que estamos vivendo um momento em que as ferramentas tecnológicas podem contribuir com a prática docente para dinamizar o ensino, muitos professores ainda continuam ministrando suas aulas de forma a incentivar a memorização de regras, fórmulas e procedimentos, desarticulados da realidade dos alunos. Como consequência, estes, de forma geral, apresentam desinteresse e aversão pela disciplina de Matemática. Professores buscam desenvolver diferentes metodologias de ensino, para tentar tornar as suas práticas em salas de aulas mais dinâmicas e atrativas. Nesta ótica, uma das abordagens possíveis é o ensino interdisciplinar, o qual vem se constituindo como uma forma de ver o ensino integrado. A interdisciplinaridade constitui-se como um caminho para estreitar o diálogo entre as disciplinas em torno de uma temática, promovendo a interação entre elas. O presente trabalho pôs a interagir as disciplinas de História, Português, Artes e Matemática, em torno do seguinte objetivo geral: analisar intervenção de ensino interdisciplinar, tendo a Geometria como eixo estruturador, no âmbito do cenário fotográfico da arquitetura do município de Areia-PB. Para fundamentação teórica, utilizamos as discussões sobre a Interdisciplinaridade, o Ensino de Geometria, a Cultura Visual, no âmbito do uso pedagógico da imagem fotográfica e a Visualização Matemática. A pesquisa trata de uma investigação qualitativa, de natureza exploratória, do tipo estudo de caso. A pesquisa tem como participantes alunos de uma turma do 8º ano de uma escola pública estadual, localizada no Município de Areia-PB. Como resultado, tivemos um relevante envolvimento dos alunos, expressado numa participação e interação dinâmicas, em atividades interdisciplinares, como transdisciplinares, baseado no diálogo, na valorização do conhecimento construtivo, pautado na educação do olhar matemático. O ensino numa perspectiva interdisciplinar, portanto, em nosso estudo além de ter possibilitado um ensino integrador da Matemática a diversas áreas do conhecimento, promoveu também um pensamento criativo, crítico e reflexivo nos alunos.por
dc.description.abstractThe way Mathematics education, more specifically Geometry, is incorporated into the Basic Education scenario brings forth various debates, mainly from researchers in Mathematics Education. Considering that we are living in a time when technological tools can contribute to teaching practices to make education more dynamic, many teachers still conduct their classes in a way that encourages the memorization of rules, fórmulas, and procedures, detached from students realities. As a consequence, students generally exhibit disinterest and aversion to the subject of Mathematics. Teachers seek to develop different teaching methodologies to try to make their classroom practices more dynamic and attractive. From this perspective, one possible approach is interdisciplinary teaching, which has been emerging as a way to view integrated teaching. Interdisciplinarity serves as a pathway to bridge the dialogue between disciplines around a theme, promoting interaction among them. This study brought together the disciplines of History, Portuguese, Arts, and Mathematics with the following general objective: to analyze interdisciplinary teaching intervention, using Geometry as a structuring axis, within the photographic architecture scenario of the municipality of Areia-PB. For theoretical foundation, we utilized discussions on Interdisciplinarity, Geometry Teaching, Visual Culture, within the scope of the pedagogical use of photographic images, and Mathematical Visualization. The research is a qualitative investigation, of an exploratory nature, and is a case study type. The participants of the research are students from an 8th-grade class of a state public school located in the municipality of Areia-PB. As a result, we observed significant student engagement, expressed in dynamic participation and interaction in both interdisciplinary and transdisciplinary activities, based on dialogue, valuing constructive knowledge, and focusing on the education of the mathematical eye. Teaching from an interdisciplinary perspective, therefore, in our study, in addition to having enabled an integrative teaching of Mathematics to various areas of knowledge, also promoted creative, critical and reflective thinking in students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Neves (jose.edielson.silva.neves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-09T14:49:03Z No. of bitstreams: 2 DS - José Edielson da Silva Neves.pdf: 8657132 bytes, checksum: 81856354effdac03c9f870c18b66c55c (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 185530 bytes, checksum: b75933d6466bb68c83c24f1ec9394ca0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA O título da obra tem que estar totalmente em caixa alta e em negrito. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O título da obra tem que estar totalmente em caixa alta e em negrito 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O título da obra tem que estar totalmente em caixa alta e em negrito Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. 04. Na folha de AGRADECIMENTOS, o texto da portaria que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES deve ser exatamente o descrito abaixo. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 06. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética (ABNT NBR 14724:2011). Consultar o modelo para comparar. 07. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Os indicativos numéricos de seção (o número à esquerda de cada título) precisam estar em sequência crescente. Observe que a primeira seção secundária apresenta o indicativo 1.3 e não 1.1 como seria o correto, as demais seções acompanharam o erro. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2) sem nenhum recuo para à direita. Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. Elimine o título APÊNDICES associado à página 115 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Exclua o mesmo título na respectiva página no corpo da obra. Os títulos dos apêndices terão que aparecer no sumário de forma individual (todo em caixa alta), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A …………………………… xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ……………………………. xx APÊNDICE C - TÍTULO DO APÊNDICE C ……………………………. xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 08. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 15 (17 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 09. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. 11. Na atual página 109 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 12. A partir da atual página 109, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 13. Eliminar a folha avulsa 115 contendo o título APÊNDICES por ser desnecessária, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 14. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL explica algo mais sobre paginação. 15. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2024-07-10T12:30:23Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Neves (jose.edielson.silva.neves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-12T15:12:04Z No. of bitstreams: 2 DS - José Edielson da Silva Neves.pdf: 8437123 bytes, checksum: 6440133930baa68cf2f340cd360aeb8d (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 181673 bytes, checksum: 91b27f5110df678b8d7849f967827711 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-07-15T11:49:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - José Edielson da Silva Neves.pdf: 8437123 bytes, checksum: 6440133930baa68cf2f340cd360aeb8d (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 181673 bytes, checksum: 91b27f5110df678b8d7849f967827711 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-07T12:00:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - José Edielson da Silva Neves.pdf: 8437123 bytes, checksum: 6440133930baa68cf2f340cd360aeb8d (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 181673 bytes, checksum: 91b27f5110df678b8d7849f967827711 (MD5) Previous issue date: 2024-06-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectensino de Geometriapor
dc.subjectimagem Fotográficapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectgeometry teachingeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectphotographic imageeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO ensino de geometria a partir de uma visão interdisciplinar: como cenário a fotografia arquitetônica do município de Areia-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
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