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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Adely Carla Santos de-
dc.contributor.advisor1Aranha, Simone Dália de Gusmão-
dc.date.accessioned2024-08-07T11:49:24Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.citationLIMA, A. C. S. Os gêneros humorísticos como suporte do ensino de leitura na aprendizagem híbrida. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5036-
dc.description.resumoAs tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), assim como o ensino híbrido, já são consideradas como uma forte tendência do século XXI, porém, ainda pouco utilizadas e difundidas na educação pública. No período da pandemia da COVID-19, os profissionais de educação necessitaram adequar-se ao distanciamento social, o que acarretou uma série de improvisos e impactos no processo de ensino e aprendizagem, em especial, no ensino híbrido de Língua Portuguesa, devido à rapidez da sua implementação, visto que os professores não tiveram formação para a inserção nessa nova realidade, agravada pela falta de planejamento e metodologias voltadas para a execução das atividades no formato de ensino. Diante do cenário mencionado, tem-se como objeto de estudo, o processo de desenvolvimento das habilidades de leitura, por meio de gêneros humorísticos, particularmente, a piada e o meme. Assim, tem-se como objetivo geral: fomentar práticas de leitura com gêneros humorísticos, a partir de um conjunto de estratégias didáticas, que visam ampliar as habilidades de leitura de estudantes de Língua Portuguesa do ensino médio da rede pública, em contexto de ensino híbrido. Este estudo encontra-se fundamentado, sobretudo, na perspectiva bakhtiniana e Interacionista da Língua, valendo-se de concepções teóricas de autores, a exemplo de Bacich (2015/2018), Bakhtin (1997), Kenski (2008), Kleiman (2002/2008/2010), Koch (2005/2011/2014), Marcuschi (2003/2008/2010), Rojo (2013), e em pressupostos que norteiam a educação nacional, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil,1998) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a abordagem qualitativa, somada aos métodos de levantamento de dados documental e bibliográfico. Trata-se ainda de uma pesquisa-ação, valendo-se de um estudo de caso, visto que se analisou a situação da sala de aula e dos participantes, propondo transformações que objetivam auxiliar o ensino. Os participantes da pesquisa são profissionais e alunos do ensino médio de uma escola pública do estado da Paraíba. O corpus da pesquisa é composto por livros didáticos envolvendo gêneros humorísticos, que circulam em meios virtuais, assim como os que foram produzidos pelos alunos participantes da pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa em nível de mestrado profissional, elaborou-se um produto educacional, constituído por um Módulo Didático, como suporte para os docentes do ensino básico de Língua Portuguesa que estão trabalhando com a nova realidade tecnológica, como também como um meio para uma aprendizagem significativa no âmbito da leitura. O estudo revela que os gêneros humorísticos e o uso da tecnologia no fazer pedagógico proporciona a ampliação das habilidades da leitura dos discentes, assim como o desenvolvimento de competências digitais. Tais habilidades tendem a ser desenvolvidas de forma ainda mais significativa, quando as aulas são bem estruturadas e direcionadas, valendo-se, por exemplo, de sequências didáticas que proporcionem lidar com os gêneros humorísticos e as novas tecnologias.por
dc.description.abstractThe digital information and communication technologies (DICT), as well as hybrid teaching, are considered trends in the 21st century, however they are still not quite used and disseminated in public education. In the COVID-19 pandemic, education professionals had to adapt to social distancing, which led to a series of improvisations and impacts on the teaching and learning process, especially on hybrid Portuguese teaching. As a result of the speed with which it was implemented, given that the teachers had no training for this new reality, aggravated by the lack of planning and methodologies aimed at carrying out the activities in the teaching format. Given this scenario, the object of this study is the process of developing reading skills in Portuguese through humorous genres, specifically the joke and the meme. We aim to stimulate reading practices with humorous genres based on a set of didactic strategies aimed at expanding the reading skills of Portuguese language students in public high schools in a hybrid teaching context. This study is based, above all, on the Bakhtinian and Interactionist perspective of Language, drawing on the theoretical conceptions of authors such as Bacich (2015/2018), Bakhtin (1997), Kenski (2008), Kleiman (2002/2008/2010), Koch (2005/2011/2014), Marcuschi (2003/2008/2010), Rojo (2013), and on assumptions that guide national education, such as the Parâmetros Nacionais Curriculares (Brasil, 1998) and the Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). To achieve this objective, a qualitative approach was used, together with documentary and bibliographic data collection methods. It is an action research, using a case study, since the situation of the classroom and the participants was analyzed, proposing transformations that aim to help teaching practice. The participants in the research were teachers and high school students from a public school in the state of Paraíba, Brazil. The research corpus are textbooks involving humorous genres and memes circulating in virtual media, as well as those produced by the students taking part in the research. As a research project at master's level, an educational product was developed, consisting of a Teaching Module, as support for primary school Portuguese teachers, who are working with the new technological reality, as a means of meaningful learning in the field of reading skill for students. The study reveals that humorous genres and the use of technology in teaching provide students with an increase in their reading skills, as well as the development of digital competences. This skill tends to be developed even more significantly when lessons are well-structured and targeted, using, for example, didactic sequences that deal with humorous genres and new technologies.por
dc.description.provenanceSubmitted by Adely Lima (adely.carla.santos.lima@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-17T13:19:41Z No. of bitstreams: 3 DS - Adely Carla Santos de Lima.pdf: 7410995 bytes, checksum: 24c23dd07ac0faa5f729d5f86e828f84 (MD5) TS - Adely Carla Santos de Lima.pdf: 145253 bytes, checksum: 05702af9ac7e38c95e1f1afe201ef85e (MD5) PE - Adely Carla Santos de Lima.pdf: 3317994 bytes, checksum: 7c70e1f2741274ccfa8b12281bffdc08 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Sua folha de aprovação precisa vir toda assinada pelos membros da banca; 2 Os tópicos AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT e as listas subiram para a página anterior; 3 Retire a página em branco após os agradecimentos; 4 Cada lista deve vir em uma página diferente; 5 No sumário e no texto, os tópicos secundários devem vir em negrito e em letras minúsculas e os tópicos terciários em negrito, itálico e letras minúsculas. Segue exemplo de sumário abaixo: sumário.png ​ 6 O número de páginas aparece a partir da introdução. Capa e ficha catalográfica não entram na contagem das páginas; 7 O arquivo com o produto educacional não precisa ser anexado ao depósito, visto que você já o colocou no apêndice do trabalho; 8 Após as alterações, corrija o sumário pois as páginas dos tópicos mudarão. on 2023-11-21T12:50:17Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Adely Lima (adely.carla.santos.lima@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-23T00:44:07Z No. of bitstreams: 2 TS - Adely Carla Santos de Lima.pdf: 145253 bytes, checksum: 05702af9ac7e38c95e1f1afe201ef85e (MD5) DS - Adely Carla Santos de Lima.pdf: 27801722 bytes, checksum: 44864cf76d35c15536014b970527ee44 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-07T11:49:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TS - Adely Carla Santos de Lima.pdf: 145253 bytes, checksum: 05702af9ac7e38c95e1f1afe201ef85e (MD5) DS - Adely Carla Santos de Lima.pdf: 27801722 bytes, checksum: 44864cf76d35c15536014b970527ee44 (MD5) Previous issue date: 2023-09-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectGêneros humorísticospor
dc.subjectPiadapor
dc.subjectMemepor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleOs gêneros humorísticos como suporte do ensino de leitura na aprendizagem híbridapor
dc.typeDissertaçãopor
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