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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Hallyson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1176228776606342por
dc.contributor.advisor1Lopes, Mirleide Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6166750398180798por
dc.contributor.referee1Campos, Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1230944482954054por
dc.contributor.referee2Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.date.accessioned2024-06-25T11:33:42Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.citationPINTO, Hallyson da Silva. Gamificação no ensino de Física: abordando o conceito de energia através de Jogos com ferramenta digital. 2024. 128 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Física ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4999-
dc.description.resumoAumentar a motivação dos alunos é uma das questões mais discutidas no âmbito educacional na contemporaneidade. A literatura aponta que adotar novas metodologias é umas das alternativas que mais desperta nos discentes o interesse pelas aulas, deixando-os mais entusiasmados. Na Física, em específico, que explora fenômenos por vezes opostos aos nossos sentidos e de difícil representação, é importante que os docentes não se limitem à utilização de aulas tradicionais em suas práticas. Nesse contexto, apresentamos uma proposta de sequência de ensino, fundamentada na gamificação, cuja base é o uso das estruturas e estéticas dos jogos com o intuito de motivar, engajar e potencializar a aprendizagem dos estudantes. Utilizamos a sequência de ensino como ferramenta para trabalhar o conceito de Energia na 2ª série do Ensino Médio, em uma Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de ensino da Paraíba. O nosso trabalho fornece um produto educacional, organizado em quatro encontros, composto por jogos elaborados através do software Power Point, de forma a potencializar o ensino por meio da ludicidade, visando uma aprendizagem mais efetiva. Além dos jogos, outros recursos metodológicos também fazem parte do produto educacional, como texto com recortes históricos, debates e pesquisas. O trabalho é fundamentado na teoria Sócio-interacionista de Lev Vygotsky, a partir da sua concepção sobre as ideias de interação entre os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem e da importância do conceito de zona de desenvolvimento proximal na construção do conhecimento. Assim, buscamos oferecer aos professores de Física do Ensino Médio esta proposta de intervenção totalmente adaptável às diversas realidades, tendo em vista que o Power Point é totalmente acessível, além de ser uma ferramenta comumente utilizada pelos docentes. Diante disso, destaca-se como resultado a excelente participação dos estudantes nas discussões e desafios propostos ao longo da sequência e o maior engajamento nas aulas de Física, respondendo assim a pergunta de pesquisa e certificando a importância da gamificação para educação.por
dc.description.abstractIncreasing students’ motivation is one of the most discussed issues in contemporary education. The literature points out that adopting new methodologies is one of the alternatives that most awakens students' interest in classes; making them more excited. In Physics, specifically, which explores characteristics that are sometimes opposite to our senses and difficult to represent, it is essential that teachers do not limit themselves by using traditional classes in their practices. In this context, we present a teaching sequence proposal based on gamification, whose basis is the use of the structures and games aesthetics in order to motivate, engage and enhance student learning. We have applied the teaching sequence as a tool to work on the concept of Energy in the 2nd year of high school, in a full-time school in the Paraíba State Education Network. Our work provides an educational product organized in four meetings, consisting of games created by using Power Point software, in order to enhance teaching through playfulness, evolving more effective learning. Besides games, other methodological resources are also part of the educational product, such as text with historical excerpts, debates and researches. The work is based on Lev Vygotsky's socio-interactionist theory and his conception of ideas of interaction between subjects in the teaching and learning process; moreover the importance of the concept of zone of proximal development in the construction of knowledge. Therefore, we seek to offer high school Physics teachers this intervention proposal which is fully adaptable to different realities, considering that Power Point is completely accessible, besides being a tool commonly used by teachers. Confronted with this, the result stands out the excellent participation of students in the discussions and challenges proposed throughout the sequence and the greater engagement in Physics classes, thus answering the research question and certifying the importance of gamification for education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by HALLYSON PINTO (hallysondasilva@gmail.com) on 2024-06-07T18:57:27Z No. of bitstreams: 2 DS - Hallyson da Silva Pinto.pdf: 1508238 bytes, checksum: eed1b52db099b16233065f499229b500 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 107477 bytes, checksum: 4cdd9fa01486dee2d835ded98b08c30a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: hallysondasilva@gmail.com UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Hallyson da Silva Pinto Matrícula: 2022271110 Prezado senhor, boa noite. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Para trabalhos acadêmicos elaborados segundo outras normas (como a APA) geralmente é exigido que os seus elementos pré-textuais obedeçam à formatação das normas ABNT NBR do modelo correspondente adotado pela Biblioteca Central. Também há um conjunto de regras comuns a ambas as normas que deverão ser seguidas. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. As mesmas considerações valem para os demais elementos pré-textuais. Conforme a ABNT NBR 14724:2011, o tamanho padrão da fonte em todos o trabalho acadêmico é 12, com as devidas exceções (o tipo será Arial ou Times New Roman de forma invariável). Portanto, o título da obra nessa folha tem que ficar necessariamente com esse tamanho, 12. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra para todos os casos análogos. Na folha de rosto, por exemplo, apresenta-se a mesma incorreção quanto ao tamanho da fonte. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O nome do orientador logo acima do nome da orientadora tem que ser eliminado, pois ele só deve aparecer no topo da página, como já está. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. A expressão BANCA EXAMINADORA (que está ausente) ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha onde se encontra. As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo. A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. NOTA: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico. Quando eu ou meus colegas de setor confirmarem que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: a mudança para assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do membro da banca. Eliminar as expressões referentes ao nome da cidade e ao ano da publicação no fundo da página. 04. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como está informado que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 06. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, nas seções terciárias do tipo 1.2.1 retire o negrito de todas elas para que fiquem diferentes das seções secundárias. Ficará como: 1.2.1 Críticas à Gamificação: suas vantagens e desvantagens. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Todos os títulos de seções dos elementos textuais presentes na obra devem aparecer no sumário. Podemos observar que os títulos das seções terciárias 2.2.1, 2.2.2 e vários outros estão ausentes Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico, no que se refere a títulos de elementos textuais. Sendo assim, a seção INTRODUÇÃO (já que se trata da primeira seção primária) tem que receber o indicativo numérico de seção 1. Dessa forma, as demais seções terão que ser renumeradas. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos e a numeração das seções: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. xx 2 REFERENCIAL TEÓRICO EM ENSINO E APRENDIZAGEM……………………………………………………………… xx 2.1 O papel do brinquedo e jogos no desenvolvimento e ensino de Física………………………………………………………………. xx (...) Desse ponto em diante, basta seguir a sequência progressiva lógica de numeração das seções. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................... xx REFERÊNCIAS................................................................. xx APÊNDICE A – (...) xx (...) xx Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. 07. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 8 (10 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 08. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 09. Como já foi explicado, na atual página 10 o título da seção primária será escrito como 1 INTRODUÇÃO e, como tal, ficará colada na margem esquerda da página, assim como qualquer outra seção primária. 10. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). Sendo assim, a seção secundária 1.2 Gamificação como estratégia metodológica para o ensino de Física não pode ficar onde está: ela tem que ser iniciada na página 18, separada da seção anterior por uma linha em branco. Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. 11. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 12. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 13. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. 14. A partir da atual página 85, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 15. Depois dos ajustes propostos, como haverá possivelmente alteração no total de folhas da obra e uma vez que ninguém é capaz de saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 16. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Como consta nos metadados da BDTD na seção Depósito: Envio de arquivos Ajuda que o senhor autoriza a publicação da obra somente a partir de 10/05/2025, será necessário registrar essa mesma data no termo de depósito em PDF: 10/05/2025, e não 07/06/2024. Quanto ao campo do termo de depósito na BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-06-07T23:18:13Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by HALLYSON PINTO (hallysondasilva@gmail.com) on 2024-06-20T00:31:21Z No. of bitstreams: 2 DS - Hallyson da Silva Pinto.pdf: 1471079 bytes, checksum: 24e51ffb443041e595c227d0e740ae21 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 107381 bytes, checksum: f033b3819b547bca2785e1a299e1d61d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Recomenda-se que os títulos e os subtítulos que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos e a numeração das seções: SUMÁRIO 1INTRODUÇÃO ........................................................................9 2REFERENCIAL TEÓRICO EM ENSINO E APRENDIZAGEM ………11 2.1O papel do brinquedo e jogos no desenvolvimento e ensino de Física ................................................................................11 2.2Gamificação como estratégia metodológica para o ensino de Física ……………………………………………………………………………………17 2.1.1Críticas à Gamificação: suas vantagens e desvantagens .........24 2.3Os super-heróis no Ensino de Física ......................................29 3REFERENCIAL TEÓRICO EM FÍSICA .....................................34 3.1Trabalho e Energia .................................................................35 3.2Fontes de Energia ………………………………………………………………….41 3.2.1Solar ………………………………………………………………………………………41 (...) 6CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................82 REFERÊNCIAS........................................................................84 APÊNDICE A - PRODUTO EDUCACIONAL ……………………………..88 (...) Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 02. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. Observe que a fonte da imagem Gráfico 4, na atual página 58, não está seguindo esta regra. 03. Na atual página 84 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 04. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. on 2024-06-20T12:03:36Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by HALLYSON PINTO (hallysondasilva@gmail.com) on 2024-06-21T01:23:52Z No. of bitstreams: 2 DS - Hallyson da Silva Pinto.pdf: 1471610 bytes, checksum: 97d58c99291637695fce931398256d7d (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 107513 bytes, checksum: 7abb267a0d3b360db7127eb03f1063be (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-06-21T11:21:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Hallyson da Silva Pinto.pdf: 1471610 bytes, checksum: 97d58c99291637695fce931398256d7d (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 107513 bytes, checksum: 7abb267a0d3b360db7127eb03f1063be (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-25T11:33:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Hallyson da Silva Pinto.pdf: 1471610 bytes, checksum: 97d58c99291637695fce931398256d7d (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 107513 bytes, checksum: 7abb267a0d3b360db7127eb03f1063be (MD5) Previous issue date: 2024-05-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectGamificação no Ensino de Físicapor
dc.subjectEnergiapor
dc.subjectTeoria Sócio-Interacionistapor
dc.subjectGamification in Physics Teachingeng
dc.subjectEnergyeng
dc.subjectSocio-Interactionist Theoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleGamificação no Ensino de Física: abordando o conceito de Energia através de Jogos com Ferramenta Digitalpor
dc.title.alternativeGamification in Physics Teaching: addressing the concept of Energy through Games with Digital Tooleng
dc.typeDissertaçãopor
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