Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarinho, Adriana Cristina Trajano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9758288874120236por
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.contributor.referee1Mangueira, José Vilian-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430455873904407por
dc.contributor.referee2DIAS, V. C. A.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475por
dc.date.accessioned2024-06-06T14:01:04Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationMARINHO, Adriana Cristina Trajano. “O MENINO DO OBOÉ” E “BAOBÁ”: OS LETRAMENTOS LITERÁRIO E ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA. 2024.139 p. Dissertação- Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB .por
dc.identifier.doiCDD 372.4por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4987-
dc.description.resumoEste estudo trata de uma pesquisa sobre uma experiência de leitura literária no ambiente escolar, possibilitando reflexões a respeito do exercício da cidadania quanto ao reconhecimento da diversidade étnico-racial. Teve por objetivo promover a leitura literária na perspectiva do letramento a partir do gênero conto, dando ênfase à recepção da leitura literária quanto às questões da ancestralidade e da identidade afro-brasileira. A proposta de leitura foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da rede pública, da cidade de Campina Grande-PB. Os contos selecionados como objeto de estudo, “O Menino do oboé” (2021) de Oswaldo de Camargo e “Baobá” (2021) de Eliana Alves Cruz, são parte de obras literárias de autoria negra que promovem uma concepção positiva em sua receptividade. Tendo por base os pressupostos da pesquisa-ação de natureza aplicada, usamos a metodologia da sequência expandida (Cosson, 2018), associada ao método recepcional (Aguiar; Bordini, 1988) para o processo de formação do leitor em relação ao Letramento Crítico Racial (Ferreira, 2015). Este estudo parte das orientações da BNCC (2018), da Lei Nº 10.639/03 (2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais (2004) e fundamenta-se em apontamentos teóricos de Freire (1984), Candido (2011), Jauss (1994), Aguiar e Bordini (1988), Louis Althusser (1970), Coracini (2007), Stuart Hall (2003 e 2006), Zilá Bernd (1988; 2013), Oliveira (2014), Street (2013 e 2014), Zilberman (1986 e 1989), Paulino; Cosson (2009, 2018, 2019), Kleiman (2012), Bento (2022), Cuti (2010), Golfam (2004), Gomes (2003, 2005), Munanga (2005 e 2010), dentre outros autores que colaboraram nas discussões temáticas desta pesquisa. Com base nos dados coletados e análises feitas nesta pesquisa, verificamos uma ampliação dos horizontes de expectativas dos leitores, oferecendo a possibilidade de reflexão sobre a diversidade étnico-racial brasileira.por
dc.description.abstractThis study deals with research on a literary reading experience in the school environment, enabling reflections on the exercise of citizenship in terms of the recognition of ethnic-racial diversity. It aimed to promote literary reading from the perspective of literacy from the short story genre, emphasizing the reception of literary reading regarding issues of ancestry and Afro-Brazilian identity. The reading proposal was developed with 9th grade students from a public school in the city of Campina Grande-PB. The short stories selected as object of study, “O Menino do oboé” (2021) by Oswaldo de Camargo and “Baobá” (2021) by Eliana Alves Cruz, are literary works by black authors that promote a positive conception in their receptivity. Based on the assumptions of action research of an applied nature, we used the expanded sequence methodology (Cosson, 2018), associated with the reception method (Aguiar; Bordini, 1988) for the reader training process in relation to Critical Racial Literacy ( Ferreira, 2015). This study is based on the guidelines of the BNCC (2018), Law No. 10,639/03 (2003) and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (2004) and is based on theoretical notes by Freire (1984), Candido (2011), Jauss (1994), Aguiar e Bordini (1988), Louis Althusser (1970), Coracini (2007), Stuart Hall (2003 and 2006), Zilá Bernd (1988; 2013), Oliveira (2014), Street ( 2013 and 2014), Zilberman (1986 and 1989), Paulino; Cosson (2009, 2018, 2019), Kleiman (2012), Bento (2022), Cuti (2010), Golfam (2004), Gomes (2003, 2005), Munanga (2005 and 2010), among other authors who collaborated in the discussions themes of this research. Based on the data collected and analyzes carried out in this research, we verified a broadening of the horizons of readers' expectations, offering the possibility of reflection on Brazilian ethnic-racial diversitypor
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Marinho (adriana.cristina.trajano@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-13T19:57:26Z No. of bitstreams: 1 PDF-A.pdf: 2340877 bytes, checksum: 7bf45b03709548fcdb4084c9fb7ec824 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2024-06-06T14:00:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF-A.pdf: 2340877 bytes, checksum: 7bf45b03709548fcdb4084c9fb7ec824 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-06T14:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF-A.pdf: 2340877 bytes, checksum: 7bf45b03709548fcdb4084c9fb7ec824 (MD5) Previous issue date: 2024-03-20eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura afro-brasileira; Letramento literário; Letramento étnico-racial, Ensino.por
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.title“O menino do Oboé e "Baobá": os letramentos literário e étnico-racial na sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-A.pdf2.29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.