Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Daniel Soares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0260386410527024 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marcos Antônio Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5878098076288666 | por |
dc.contributor.referee1 | Ataíde, Ana Raquel Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5414171594917501 | por |
dc.contributor.referee2 | Nóbrega, Mayane Leite da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9218430229654454 | por |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T13:16:03Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-04-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Daniel Soares. Filmes de ficção científica e ensino de física: Potencialidades e limitações. 2024. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4960 | - |
dc.description.resumo | Em um mundo fortemente marcado pela velocidade das comunicações e transições tecnológicas, a escola parece perdida no processo de acompanhamento destas que são consideradas as mais importantes conquistas da humanidade. Como ensinar Física na era do WhatsApp, Facebook e smartphones? Aproximar o dia a dia do aluno do seu ambiente de estudo tem sido uma tentativa de muitos professores e pesquisadores, sobretudo no sentido de atrair o interesse do jovem pelos conteúdos complexos das disciplinas do currículo. Isso tem levado muitos docentes a trabalhar com outros recursos e alternativas pedagógicas, sobretudo as manifestações culturais, como música, desenho, teatro, literatura, vídeos e filmes. Nesta pesquisa, objetivamos analisar as potencialidades e limitações dos filmes de ficção científica, associadas ao ensino de Ciências, particularmente ao ensino de Física. Analisaremos as potencialidades que poderão tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes e as limitações, firmadas principalmente em tempo hábil de aula para o desenvolvimento da proposta e capacitação do professor para o uso de ferramentas tecnológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental-bibliográfica que apresenta como produto final a indicação de filmes e metodologias para trabalhá-los na sala de aula de Ciências (Física). | por |
dc.description.abstract | In a world strongly marked by the speed of communications and technological transitions, the school seems lost in the monitoring process of these that are considered the most important achievements of humanity. How to teach physics at the age of WhatsApp, Facebook and smart phone? Approaching the day-to-day student with her study environment has been an attempt to many teachers and researchers, especially to attract the interest of the young by the rich content of the curriculum disciplines. This has led many teachers to work with other features and pedagogical alternatives, especially the cultural events such as music, drawing, theater, literature, videos and movies. This study aimed to investigate and discuss the potential and limitations of science fiction movies approaches to science education, particularly with the teaching of physics. We will analyze the potential, which could make classes more dynamic and interesting, and the limitations, established mainly in class time for the development of the proposal and teacher training in the use of technological tools. It is a qualitative research and documentary-bibliographic presenting as end product indicating movies to some parameters and ways of how to work them in the science classroom (Physics). | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniel Sousa (daniel-et@hotmail.com) on 2024-04-29T10:09:02Z No. of bitstreams: 3 DS - Daniel Soares Sousa.pdf: 2322825 bytes, checksum: 736c9d88a3dfa9be772b1befe2fe6dcc (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 194760 bytes, checksum: d18d5fb854ac593db8eb6a23b8f6a8b5 (MD5) PE - Daniel Soares Sousa.pdf: 1570331 bytes, checksum: 3a5728582134d343ee4b985e779eb91d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2024-04-29T14:29:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS - Daniel Soares Sousa.pdf: 2322825 bytes, checksum: 736c9d88a3dfa9be772b1befe2fe6dcc (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 194760 bytes, checksum: d18d5fb854ac593db8eb6a23b8f6a8b5 (MD5) PE - Daniel Soares Sousa.pdf: 1570331 bytes, checksum: 3a5728582134d343ee4b985e779eb91d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-21T13:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS - Daniel Soares Sousa.pdf: 2322825 bytes, checksum: 736c9d88a3dfa9be772b1befe2fe6dcc (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 194760 bytes, checksum: d18d5fb854ac593db8eb6a23b8f6a8b5 (MD5) PE - Daniel Soares Sousa.pdf: 1570331 bytes, checksum: 3a5728582134d343ee4b985e779eb91d (MD5) Previous issue date: 2024-04-10 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Ficção científica | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Filmes científicos | por |
dc.subject | Sugestões metodológicas | por |
dc.subject | Science fiction | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.subject | Science movies | eng |
dc.subject | Methodological suggestions | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
dc.title | Filmes de ficção científica e ensino de Física: Potencialidades e limitações | por |
dc.title.alternative | Science fiction movies and Physics teaching: potentialities and limitations | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Daniel Soares Sousa.pdf | DS - Daniel Soares Sousa | 2.27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Daniel Soares Sousa.pdf | PE - Daniel Soares Sousa | 1.53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD | 190.2 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.