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dc.creatorVasconcelos Júnior, Nilson Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3426696094899733por
dc.contributor.advisor1Luna, Karla Patrícia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043580578707915por
dc.contributor.referee1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee2Oliveira, Ana Lúcia Silva de Luna-
dc.date.accessioned2024-05-21T12:33:21Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationVASCONCELOS JÚNIOR, Nilson Soares de. Representações sociais da educação especial na perspectiva inclusiva: concepções de discentes de biologia e docentes de ciências naturais. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4953-
dc.description.resumoAtravés das Representações sociais - RS, podemos conhecer o modo como um grupo humano constrói seus saberes e expressam a sua identidade. As RS também são entendidas como formas de conhecimento elaborado e compartilhado socialmente que nos auxiliam na apreensão dos objetos cotidianos, além de dominar o ambiente, comunicar fatos e ideias e a nos situar como pessoas e grupos. Identificar as representações sociais de licenciandos de Biologia e de professores de Ciências Naturais, e compará-las, é importante para uma reflexão acerca da formação inicial destes professores, bem como o desenvolvimento da formação continuada voltada para estes. Objetivamos identificar as representações sociais de licenciandos em Biologia e de professores de Ciências em exercício, da rede municipal de Campina Grande em relação à inclusão no ensino de Ciências naturais. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Campina Grande/PB e na Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande/PB. Os participantes desta pesquisa foram estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, que não lecionam, da Universidade Estadual da Paraíba, do Campus I (Campina Grande/PB) e os professores de Ciências Naturais, pertencentes a Rede municipal de Ensino de Campina Grande – PB. A amostra foi composta por 61 indivíduos, sendo 37 discentes de Ciências Biológicas e 24 professores de Ciências naturais. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e um questionário semiestruturado. O processamento e a análise dos dados foram realizados através da utilização das técnicas que integram a análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin e para a análise dos dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ®. Com relação à análise de similitude, na árvore de similitude dos discentes de Biologia observaram a conexão entre metodologias com inclusão, didática e acessibilidade; e acessibilidade com diversidade e essa com adaptação. Já na análise de similitude dos docentes de Ciências Naturais, adaptação se conectou a desafio e aprendizagem e o termo respeito, com inclusão e aprendizagem. Por fim, observa-se que as representações sociais sobre a inclusão no ensino de ciências foram restritas a deficiência e que para os professores em exercício, a inclusão representa um desafio, pois sentem uma necessidade de formação profissional para trabalhar com esse determinado grupo; já para os discentes de Biologia, há uma necessidade de metodologias diferenciadas e acessibilidade para tal público.por
dc.description.abstractThrough Social Representations - SR, we can learn about the way in which a human group builds its knowledge and expresses its identity. SR are also understood as forms of socially elaborated and shared knowledge that help us apprehend everyday objects, in addition to mastering the environment, communicating facts and ideas, as well as situating ourselves as people and groups. Identifying the social representations of Biology undergraduates and Natural Sciences teachers, and comparing them, is important for a reflection on the initial training of these teachers, as well as the development of their continued training. We aimed to identify the social representations of Biology graduates and in-service Science teachers from the municipal educational network of Campina Grande in relation to inclusion in the teaching of Natural Sciences. This is a descriptive research with a qualitative approach carried out on campus I of the State University of Paraíba, in the city of Campina Grande/PB, and at the City Department of Education of Campina Grande/PB. The participants in this research were undergraduate students in Biological Sciences, who still do not teach, from the State University of Paraíba, Campus I (Campina Grande/PB) and Natural Sciences teachers, belonging to the municipal Education Network of Campina Grande – PB. The sample consisted of 61 individuals, 37 Biological Sciences students and 24 Natural Sciences teachers. The instruments used for data collection were the Free Word Association Test (TALP) and a semi-structured questionnaire. Data processing and analysis were carried out using techniques that integrate the content analysis proposed by Laurence Bardin and, for data analysis, the IRAMUTEQ® software was used. Regarding the similarity analysis, in the similarity tree, the Biology students observed the connection between methodologies with inclusion, didactics and accessibility; and accessibility with diversity and this with adaptation. In the similarity analysis of Natural Sciences teachers, adaptation was connected to challenge and learning and the term respect, with inclusion and learning. Finally, it is observed that social representations about inclusion in science teaching were restricted to disability and that for practicing teachers, inclusion represents a challenge, as they feel a need for professional training to work with this particular group. As for Biology students, there is a need for different methodologies and accessibility for this audience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Nilson Vasconcelos Júnior (nilson.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-03T00:07:13Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito - BDTD.pdf: 166997 bytes, checksum: 6bb6a07d91429a14c472af28ca2011fc (MD5) DS - Nilson Soares de Vasconcelos Júnior.pdf: 1920957 bytes, checksum: b835fefbe9b6ad839d26db4d315dc49f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes (12), destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. Inserir o nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página conforme se apresenta no modelo, caixa alta e negrito. Comparando com o modelo, podemos ver que tudo aqui fica em caixa alta e em negrito. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O tamanho da fonte utilizada no título da obra deve ser a padrão para toda a dissertação, 12. No mais, todas as expressões presentes na folha de rosto do modelo tem que aparecer aqui (e na mesma ordem) tais como, por exemplo, o nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O tamanho da fonte utilizada no título da obra deve ser a padrão para toda a dissertação, 12. A assinatura eletrônica do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), do membro da banca não está sendo reconhecida pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. 04. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 06. Renomear a LISTA DE TABELAS para LISTA DE QUADROS Atualizar a numeração das páginas dos quadros para que fiquem com suas posições correspondentes no corpo da obra. 07. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Observe que as seções quaternárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções terciárias, é necessário diferenciá-las. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos numéricos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. Elimine o título APÊNDICES associado à página 86 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Exclua o mesmo título na respectiva página no corpo da obra. Elimine o título ANEXOS associado à página 90 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Exclua o mesmo título na respectiva página no corpo da obra. 08. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. 09. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “5 CONSIDERAÇÕES FINAIS”, na atual página 71, deveria ser iniciada na página seguinte. O elemento pós-textual “REFERÊNCIAS”, atualmente na página 73, deveria ser iniciada na página seguinte. 10. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 11. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Renomear, no corpo da obra, os títulos das seções primárias para que fiquem iguais ao sumário. 2 CAPÍTULO I - PERCURSO TEÓRICO 3 CAPÍTULO II – ORGANIZAÇÃO METODOLÓGICA E assim sucessivamente. 12. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 13. Na atual página 73 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 14. A partir da atual página 73, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 15. Eliminar a folha avulsa 86 contendo o título APÊNDICES por ser desnecessária, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 16. Eliminar a folha avulsa 90 contendo o título ANEXOS por ser desnecessária, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 17. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. 18. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF já constar a autorização da publicação de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar qualquer data de autorização para publicação no intervalo entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Quanto ao campo do termo de depósito na BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Dois procedimentos acima, tópicos a e b, só podem ser realizados pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher o campo da BDTD pelo(a) concluinte. A assinatura eletrônica não está sendo reconhecida, se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de reconhecidas e validadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. on 2024-05-03T12:22:13Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Nilson Vasconcelos Júnior (nilson.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-06T17:51:54Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 73604 bytes, checksum: a8cf4a9351e0426f798618d9b8d4e6ea (MD5) DS - Nilson Soares de Vasconcelos Júnior.pdf: 2020742 bytes, checksum: 7582169239da4519063d9db13d95dc2d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: nilson.junior@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Nilson Soares de Vasconcelos Júnior Matrícula: 2022093302 Prezado senhor Nilson Soares de Vasconcelos Júnior, boa tarde. Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos numéricos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 02. Correção nos metadados da BDTD. Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Já que no termo de depósito em PDF consta autorização da publicação a partir da 9/04/2025, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF: 9/04/2025. Quanto ao campo do termo de depósito na BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Dos procedimentos acima, o tópico A só pode ser realizado pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher o referido campo da BDTD pelo(a) concluinte. FIM DOS APONTAMENTOS Algumas alterações foram feitas nos metadados na BDTD para que fiquem em conformidade com as instruções do manual de depósito. Pediria que os deixasse do jeito que estão agora. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Daniel Soares Sousa Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 07h00min às 12h00min Das 13h00min às 16h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-06T18:21:56Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Nilson Vasconcelos Júnior (nilson.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-07T11:35:35Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 73589 bytes, checksum: 6f316835449fc36c48d2becd62ec49e2 (MD5) DS - Nilson Soares de Vasconcelos Júnior.pdf: 2050241 bytes, checksum: 1b74af622fda08d1003f6425e675ce9c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-05-07T12:11:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 73589 bytes, checksum: 6f316835449fc36c48d2becd62ec49e2 (MD5) DS - Nilson Soares de Vasconcelos Júnior.pdf: 2050241 bytes, checksum: 1b74af622fda08d1003f6425e675ce9c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-21T12:33:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 73589 bytes, checksum: 6f316835449fc36c48d2becd62ec49e2 (MD5) DS - Nilson Soares de Vasconcelos Júnior.pdf: 2050241 bytes, checksum: 1b74af622fda08d1003f6425e675ce9c (MD5) Previous issue date: 2024-04-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de ciências naturaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleRepresentações sociais da educação especial na perspectiva inclusiva: concepções de discentes de biologia e docentes de ciências naturaispor
dc.typeDissertaçãopor
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