Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Gerlânia Francelino-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2789338952261373por
dc.contributor.advisor1Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518586937701331por
dc.contributor.referee1Filho, Francisco Ferreira Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee2Bona, Viviane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032por
dc.date.accessioned2024-02-02T11:27:30Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gerlânia Francelino. As representações sociais dos álcoois por pessoas com e sem instrução química. 2023. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4852-
dc.description.resumoO termo "álcool" é difundido na humanidade há milhares de anos. Alguns álcoois são bastante populares, porém, o mais conhecido é o etanol, o álcool etílico. Há uma vinculação tão estreita sobre esse tipo particular que, para muitos, o termo álcool parece se restringir ao etanol. No processo de ensino-aprendizagem, esse erro de generalização pode causar graves problemas, inclusive na formação docente. Tal problema gerou o interesse em realizar a pesquisa aqui proposta, cujo objetivo principal foi analisar como as aplicações de álcoois se apresentam nas representações sociais de grupos sociais distintos, de profissionais e de clientes de um supermercado, com e sem instrução química. A investigação fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. O enfoque da investigação foi qualitativo, com viés quantitativo, e seguiu por duas vertentes. A primeira consistiu em uma análise documental acerca dos trabalhos envolvendo a TRS, publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e do Encontro Nacional de Ensino de Química, no período de 15 (quinze) anos, de 2007 a 2022, e em um levantamento de álcoois comercializados no supermercado. A outra vertente investigou as representações sociais de álcool junto aos 2 (dois) grupos que trabalham e/ou consomem produtos, entre os quais, aqueles contendo álcoois em sua composição. A coleta de dados nessa segunda vertente utilizou a Técnica de Associação Livre de Palavras, em formato de questionário, posteriormente analisadas no software IRaMuTeQ, e entrevistas semiestruturadas. Na primeira vertente investigativa, foram encontrados 87 (oitenta e sete) trabalhos envolvendo a TRS nos anais dos eventos e mais de 30 (trinta) tipos de álcoois presentes nas composições de produtos comercializados no supermercado. As evocações, mostraram que a expressão “bebidas alcoólicas” constitui a zona do núcleo central das representações sociais dos grupos estudados, sobre o termo indutor “aplicações dos álcoois”, e as entrevistas, confirmaram essa homogeneidade. Os resultados trazem algumas reflexões pedagógico-didáticas, pois apontaram indícios do reducionismo do termo álcool ao etanol, pelos participantes, expondo um baixo domínio do conceito de álcool.por
dc.description.abstractThe term "alcohol" has been around among humanity for thousands of years. Some alcohols are quite popular, however, the best known is ethanol, ethyl alcohol. There is such a close link to this particular type that, for many, the term alcohol seems to be restricted to ethanol. In the teaching-learning process, this generalization error can cause serious problems, including in teacher training. This problem generated interest in carrying out the research proposed here, whose main objective was to analyze how the applications of alcohols are presented in the social representations of different social groups, professionals and customers of a supermarket, with and without chemical instruction. The investigation was based on the Theory of Social Representations, by Serge Moscovici. The research focus was qualitative, with a quantitative bias, and followed two aspects. The first consisted of a documentary analysis of the work involving TRS, published in the proceedings of the National Meeting of Research in Science Education and the National Meeting of Chemistry Teaching, over a period of 15 (fifteen) years, from 2007 to 2022, and in a survey of alcohol sold in supermarkets. The other aspect investigated the social representations of alcohol among the 2 (two) groups that work and/or consume products, including those containing alcohols in their composition. Data collection in this second aspect used the Free Word Association Technique, in a questionnaire format, later analyzed in the IRaMuTeQ software, and semi-structured interviews. In the first investigative aspect, 87 (eighty-seven) works involving TRS were found in the annals of the events and more than 30 (thirty) types of alcohols present in the compositions of products sold in the supermarket. The evocations showed that the expression “alcoholic drinks” constitutes the central core zone of the social representations of the groups studied, regarding the inductive term “applications of alcohols”, and the interviews confirmed this homogeneity. The results bring some pedagogical-didactic reflections, as they point to evidence of reductionism of the term alcohol to ethanol, by the participants, exposing a low mastery of the concept of alcohol.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gerlania Rodrigues (gerlania.rodrigues@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-14T19:20:54Z No. of bitstreams: 2 DS - Gerlânia Francelino Rodrigues.pdf: 2943879 bytes, checksum: b9af85b1a94d3bc4bf91f89a2400e068 (MD5) Termo de deposito.pdf: 198360 bytes, checksum: e52874624e47218e2ed608758288da00 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2023-12-15T11:11:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Gerlânia Francelino Rodrigues.pdf: 2943879 bytes, checksum: b9af85b1a94d3bc4bf91f89a2400e068 (MD5) Termo de deposito.pdf: 198360 bytes, checksum: e52874624e47218e2ed608758288da00 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-02T11:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Gerlânia Francelino Rodrigues.pdf: 2943879 bytes, checksum: b9af85b1a94d3bc4bf91f89a2400e068 (MD5) Termo de deposito.pdf: 198360 bytes, checksum: e52874624e47218e2ed608758288da00 (MD5) Previous issue date: 2023-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectrepresentações sociaispor
dc.subjectensino de químicapor
dc.subjectálcoolpor
dc.subjectalfabetização científicapor
dc.subjectsocial representationseng
dc.subjectchemistry teachingeng
dc.subjectalcoholeng
dc.subjectscientific literacyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleAs representações sociais dos álcoois por pessoas com e sem instrução químicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Gerlânia Francelino RodriguesDS - Gerlânia Francelino Rodrigues2.87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD193.71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.