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Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Kátia Joana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7290516596690049por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee2Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee3Silva, Rômulo Alexandre da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4477682555356335por
dc.date.accessioned2024-02-02T11:24:14Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Kátia Joana de. A exploração, resolução e proposição de problemas e o letramento matemático como potencializadores do ensino e aprendizagem de multiplicação e divisão. 2023. 278 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4851-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar a Metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de problemas e o Letramento Matemático como elementos essenciais para o processo de ensinoaprendizagem de multiplicação e divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos desta etapa enfrentam dificuldades no que diz respeito à leitura, à escrita e relacionadas aos conceitos matemáticos, sendo necessário desenvolver as competências de leitura e escrita em Matemática. No cotidiano escolar, conexões entre a língua materna e a Matemática dificilmente são evidenciadas, como se as disciplinas convivessem juntas, mas em aulas separadas. Desse modo, trazemos um levantamento bibliográfico da Resolução de Problemas delineada como uma proposta inovadora de caráter construtivista e sócio-político-cultural. Nela, o aluno não parte de modelos, parte de problemas que ele mesmo elabora, ou o professor. Apresentamos, também, o aporte teórico sobre o Letramento Matemático, em que se discute o ensino da Matemática mediado pela língua materna, através da qual a linguagem matemática chega ao aluno. Este ensino precisa ser conduzido de forma que permita ao aluno ler, escrever e interpretar o mundo matematicamente. A pesquisa elenca, na prática, a seleção de narrativas da Literatura Infantil e, a partir delas, a Resolução de problemas de multiplicação e divisão. Tratase de um estudo qualitativo e de abordagem pedagógica, que articula práticas do Letramento Matemático, da análise metodológica e da mediação da Resolução de Problemas.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the Methodology of Exploration, Resolution and Proposition of problems and Mathematical Literacy as essential elements for the teaching-learning process of multiplication and division in the early years of Elementary School. Students in the early years face difficulties with regard to reading, writing and related to mathematical concepts, requiring the development of reading and writing skills in mathematics. In everyday school life, connections between the mother tongue and mathematics are hardly evident, as if the disciplines lived together, but in separate classes. In this way, we bring a bibliographic survey of Problem Solving outlined as an innovative proposal of a constructivist and socio-political-cultural character. In it, the student does not start from models, the student starts from problems that he himself elaborates, or the teacher. We also present the theoretical contribution on Mathematical Literacy, in which the teaching of mathematics mediated by the mother tongue is discussed, through which the mathematical language reaches the student. This teaching needs to be conducted in a way that allows the student to read, write and interpret the world mathematically. The research lists, in practice, the selection of children's literature narratives and, from them, the resolution of multiplication and division problems. This is a qualitative study with a pedagogical approach that articulates Mathematical Literacy practices, methodological analysis and the mediation of Problem Solving.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Queiroz (katia.queiroz@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-05T16:47:17Z No. of bitstreams: 2 DS-KÁTIA JOANA DE QUEIROZ.pdf: 3008019 bytes, checksum: 147fb474cad6b4ea6cecaa9ed24710b5 (MD5) Termo de Depósito BDTD..pdf: 88118 bytes, checksum: c931b357e52c0a25ade844c5d1c6b7b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: katia.queiroz@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Kátia Joana de Queiroz Matrícula: 2020035102 Prezada senhora Kátia Joana de Queiroz, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares Para mestrados e doutorados: – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Inserir o título AGRADECIMENTOS com formatação igual a do modelo, segundo a ABNT NBR 14724:2011. Nesse caso é necessário inserir tal elemento pré-textual porque na folha de AGRADECIMENTOS, no modelo de dissertação, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como consta no termo de depósito que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 02. Devido ao ajuste anterior, haverá alteração no total de folhas da obra, afetando a numeração da ficha catalográfica e a paginação do trabalho acadêmico. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. É necessário corrigir a paginação. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 03. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 04. A quantidade total de folhas da obra ficará igual a 281. Logo, a paginação da FC deverá ser igual a 279 ( 281 - 2 ). Será preciso solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 279 páginas. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Os títulos dos apêndices são colocados antes dos títulos dos anexos. É preciso corrigir a posição. Efetuar o mesmo ajuste no corpo do TCC mudando também a posição desses elementos pós-textuais. Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no sumário com a seguinte configuração: APÊNDICE A - PRODUTO EDUCACIONAL ANEXO A - TERMO DE ANUÊNCIA Usamos as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos, ainda que só haja um apêndice ou um anexo. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 06. Alguns destaques sobre seu preenchimento dos metadados da BDTD. Como no termo de depósito em PDF constar uma data de autorização para publicação entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Quanto ao Termo de Depósito BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”. Com relação aos procedimentos acima, o tópico a, só pode ser preenchido pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data específica de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher o campo da BDTD pelo(a) concluinte. 07. Como última observação, quanto ao produto educacional, é do meu conhecimento que o depósito avulso dele (em PDF) é uma das exigências da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para conclusão dos mestrados profissionais. De um modo geral, tendo a dissertação recebido recursos da CAPES ou não, a senhora vai ter que procurar saber junto ao programa do seu curso se o depósito do PE avulso em PDF é obrigatório para trabalhos acadêmicos do seu mestrado. Se for, será preciso efetuar a solicitação de uma ficha catalográfica (FC) pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente para ele. A FC, então, será inserida no PE na devida posição e depositada junto com os outros arquivos. Eu confirmo que já recebi submissões do seu mestrado com o PE depositado avulso junto com a dissertação. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-12-05T18:00:44Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Queiroz (katia.queiroz@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-06T21:20:13Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD..pdf: 88118 bytes, checksum: c931b357e52c0a25ade844c5d1c6b7b0 (MD5) DS-KÁTIA JOANA DE QUEIROZ.pdf: 3001866 bytes, checksum: 32456835719aa9c7761b52d55a927efa (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-12-07T14:44:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD..pdf: 88118 bytes, checksum: c931b357e52c0a25ade844c5d1c6b7b0 (MD5) DS-KÁTIA JOANA DE QUEIROZ.pdf: 3001866 bytes, checksum: 32456835719aa9c7761b52d55a927efa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-02T11:24:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD..pdf: 88118 bytes, checksum: c931b357e52c0a25ade844c5d1c6b7b0 (MD5) DS-KÁTIA JOANA DE QUEIROZ.pdf: 3001866 bytes, checksum: 32456835719aa9c7761b52d55a927efa (MD5) Previous issue date: 2023-06-19eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLetramento matemáticopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA exploração, resolução e proposição de problemas e o letramento matemático como potencializadores do ensino e aprendizagem de multiplicação e divisãopor
dc.typeTesepor
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