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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rodrigues, Claudia Regina Guimarães | - |
dc.contributor.advisor1 | Geglio, Paulo César | - |
dc.contributor.referee1 | Dias, Márcia Adelino da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Silvânia Lúcia de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T12:51:13Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Claudia Regina Guimarães . Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um estudo com professores de escolas públicas do município de Boqueirão – PB. 2023. 116f. Trabalho de Conclusão de Curso Tese ( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4834 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em uma pesquisa que busca investigar como professores dos anos iniciais do ensino fundamental ensinam os saberes e fazeres das ciências naturais aos seus alunos, e suas repercussões na alfabetização cientifica no ensino de ciências. compreender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas de professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização, no que se refere ao ensino de ciências. A coleta de dados envolveu professores dos 4º e 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, de escolas públicas localizadas na zona urbana do Município de Boqueirão-PB. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o recurso da entrevista semiestruturada, em que foram realizadas perguntas voltadas ao conhecimento científico das professoras relacionados aos conteúdos de ciências voltados para alunos dos anos inicias da escolarização, metodologias que utilizam e os recursos que estão à sua disposição para o desenvolvimento da sua prática pedagógica. Para as professoras participantes da pesquisa, o principal desafio em sua prática é a falta de recursos e materiais pedagógicos necessários para efetivar uma prática metodológica diversificada, como também tempo adequado para planejar, além da carência de formação para o ensino dos saberes das ciências. A análise dos dados, também revelou a formação direcionada ao ensino de ciências nos anos iniciais é o ponto nevrálgico do seu trabalho, uma vez que elas não possuem embasamento teórico para trabalhar com os alunos, muito menos desenvolver metodologias problematizadoras, que proporcionem um ensino mais contextualizado e que possibilitem ampliar o conhecimento dos estudantes valorizando seus saberes práticos e fortalecendo a identidade deles. | por |
dc.description.abstract | This work consists of a research that aims to investigate how teachers who work in the initial years of schooling teach the theory and practice of natural sciences to their students, and the repercussions of this process on scientific literacy on science teaching. Data collection involved teachers from the 4th and 5th grades of the initial years of elementary school, from public institutions located in the urban area of Boqueirão - a small town in Paraiba state. As a data collection tool, a semi-structured interview was used, in which questions were asked regarding the teachers' scientific knowledge related to the science content aimed at students in the early years of schooling. Such instrument was employed in order to understand the methodologies they use and the resources that are available for the development of their pedagogical practice. The teachers that took part in the research related that the main challenge in their practice is the lack of resources and pedagogical materials required to adopt a diversified methodological practice, as well as the need of a proper amount of time to plan, in addition to the lack of training for teaching science subjects. Data analysis also revealed that the training directed at science teaching in the initial years is a core point of their work, since they do not have a theoretical basis to work with students, much less to develop problematization methodologies that provide a more contextualized teaching. Such teaching makes it possible to expand students' knowledge, since it values their practical knowledge and strengthens their identity. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Claudia Regina Guimarães Rodrigues (claudia.guimaraes@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-20T02:41:38Z No. of bitstreams: 3 DISSERTACAO-CLAUDIA-OK.pdf: 1350181 bytes, checksum: 9e62596db6c27677052d4dbd4db5d5ff (MD5) PRODUTO_EDUCACIONAL-CLAUDIA-1 (1).pdf: 2797611 bytes, checksum: 3370940bb164e82a8d798c36212423f9 (MD5) TERMO_DE_CONFIRMACAO 19.pdf: 1038901 bytes, checksum: 32bdf97ceb93fca541b86c55164ef829 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: claudia.guimaraes@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há ajustes a fazer no termo de depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Claudia Regina Guimarães Rodrigues Matrícula: 2020035304 Prezada senhora Claudia Regina Guimarães Rodrigues, boa tarde. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): Se for uma dissertação: DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Caso ainda não o tenha, o Termo de Depósito atualizado (a versão recomendada) para os concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. Há ajustes a fazer no termo de depósito e em metadados da BDTD. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico, no que se refere a títulos de elementos textuais. Sendo assim, retirar do sumário o título “ESCOLA PADRE INÁCIO (ESCOLA 1)”, pois não se trata de título de seção uma vez que nos elementos textuais (página 38) ele não está acompanhado por nenhum indicativo numérico, assim como os nomes das outras escolas seguintes. 02. Na atual página 59 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias. 03. O Termo de Depósito BDTD foi inspecionado. Há ajustes a fazer. Caso necessite preencher um novo, o arquivo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Os campos relativos ao nome do programa e da área de concentração não podem ficar em branco. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no campo para preenchimento automático. Está faltando informar o órgão expedidor do RG. 04. Quanto ao preenchimento de alguns metadados na BDTD: A data para liberação da publicação da obra informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar uma data de autorização para publicação entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa (no caso, 18/12/2023), na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Quanto ao Termo de Depósito BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Depois disso, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. O procedimento do tópico A só pode ser realizado pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data específica de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher o campo da BDTD pelo(a) concluinte. É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público na data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos, isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão na BDTD escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-10-20T15:44:50Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Claudia Regina Guimarães Rodrigues (claudia.guimaraes@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-29T00:59:37Z No. of bitstreams: 3 DS- Claudia Regina Guimarães Rodrigues.pdf: 1359863 bytes, checksum: 78a8393e58ab3ca335231847a3cd00ae (MD5) PE - Claudia Regina Guimarães Rodrigues.pdf: 2890704 bytes, checksum: 2bebdfb51973642725a946a6eee0491d (MD5) Termo de Depositório BDTD.pdf: 890020 bytes, checksum: 5e2fae4367eea18693fcc5556891acc2 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. O Termo de Depósito BDTD foi inspecionado. Há ajustes a fazer. - No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no campo para preenchimento automático. - A assinatura do orientador é elemento obrigatório e deve estar presente do Termo de depósito BDTD no devido campo. 02. Quanto ao preenchimento de alguns metadados na BDTD: § A data para liberação da publicação da obra informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. on 2023-11-29T13:23:10Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Claudia Regina Guimarães Rodrigues (claudia.guimaraes@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-01T00:49:00Z No. of bitstreams: 3 DS- Claudia Regina Guimarães Rodrigues.pdf: 1359863 bytes, checksum: 78a8393e58ab3ca335231847a3cd00ae (MD5) PE - Claudia Regina Guimarães Rodrigues.pdf: 2890704 bytes, checksum: 2bebdfb51973642725a946a6eee0491d (MD5) TERMO REPOSITORIO BDTD.pdf: 941011 bytes, checksum: 713916cd1d53e967ef322f0d13839cb6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2023-12-01T12:36:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS- Claudia Regina Guimarães Rodrigues.pdf: 1359863 bytes, checksum: 78a8393e58ab3ca335231847a3cd00ae (MD5) PE - Claudia Regina Guimarães Rodrigues.pdf: 2890704 bytes, checksum: 2bebdfb51973642725a946a6eee0491d (MD5) TERMO REPOSITORIO BDTD.pdf: 941011 bytes, checksum: 713916cd1d53e967ef322f0d13839cb6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-01T12:51:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS- Claudia Regina Guimarães Rodrigues.pdf: 1359863 bytes, checksum: 78a8393e58ab3ca335231847a3cd00ae (MD5) PE - Claudia Regina Guimarães Rodrigues.pdf: 2890704 bytes, checksum: 2bebdfb51973642725a946a6eee0491d (MD5) TERMO REPOSITORIO BDTD.pdf: 941011 bytes, checksum: 713916cd1d53e967ef322f0d13839cb6 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Ensino de Ciências Naturais | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Processo de Ensino e Aprendizagem | por |
dc.subject | Metodologias Problematizadoras | por |
dc.subject | Natural sciences teaching | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Teaching Learning Process | eng |
dc.subject | Problematization methodologies | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | por |
dc.title | Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um estudo com professores de escolas públicas do município de Boqueirão – PB | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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