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Tipo do documento: Tese
Título: Jesus é viada?! uma crítica aos olhares cis-heterossexuais sobre personagens-viadas na série de Hqs The walking dead e na série de TV True blood
Título(s) alternativo(s): Jesus is fag?! a critique of cis-heterosexual gazes on fags-characters in The walking dead comic series and the TV series True blood
Autor: Lima Neto, João de Souza 
Primeiro orientador: Nóbrega, Elisa Mariana de Medeiros
Primeiro membro da banca: Alves, Wanderlan da Silva
Segundo membro da banca: Silva, Marcelo Medeiros da
Terceiro membro da banca: Fernandes, Telma Cristina Delgado Dias
Quarto membro da banca: León, Adriano Azevedo Gomes de
Resumo: Esta tese é uma crítica sobre como o olhar cis-heterossexual contamina o desenvolvimento de arcos narrativos de personagens gays nas Histórias em Quadrinhos The Walking Dead, de Robert Kirkman, e na série de televisão True Blood, de Alan Ball. Na busca por construir diversidade urbana em meio às crises entre humanos e não-humanos, os criadores se utilizam de diversos elementos para construir personagens não-brancos, não-homens, não-heterossexuais. Mostraremos como os dispositivos de controle da cultura heterossexual influenciam tanto no arco narrativo bem como na recepção de personagens cis-homossexuais, mesmo autores assumidamente gays acabam submetendo suas criações à lógica hegemônica cis-heterossexual. Da presunção da heterossexualidade de Paul “Jesus” Monroe em The Walking Dead ou do uso domesticador de Jesús Velasquez e sua relação com Lafayette Reynolds em True Blood, mostramos que, mesmo em narrativas que representam o fim do mundo e das estruturas sociais em que vivemos, a cultura heterossexual se impõe construindo novos mundo ainda heterossexistas: seja ao basear todas a relações no modelo heteronormativo para construir personagens não-heterossexuais; ou, como a sexualidade e os afetos das personagens não-heterossexuais são representados em comparação às práticas das personagens heterossexuais; ou, ainda, como as narrativas das personagens não-heterossexuais se desenvolvem em relação à narrativa principal em suas respectivas obras. Não é de hoje que os estudos QUEER se voltam a cultura pop e seus produtos. Ao aplicar este tipo de estudo para produtos culturais baseados na hegemonia heterossexual, como os que foram selecionados para esta tese, à luz de autores como Jack Halberstam, Paul B. Preciado e Virginie Despentes para a construção das discussões de sexualidades e Maureen Murdock e Scott McCloud sobre narrativas e mídias, além de outras e outros, pretendemos ampliar as discussões sobre representações das masculinidades, especialmente as homossexuais, e representatividade nas obras de cultura de massa, dando uma compreensão de como se repetem as estruturas de poder nestas obras de ficção e problematizando questões que não apareceriam numa primeira análise mas que se apresentam enraizados na cultura ocidental
Abstract: This thesis is a critique of how the cis-straight gaze contaminates the development of narrative arcs of gay characters in Robert Kirkman's The Walking Dead Comics and Alan Ball's television series True Blood. In the quest to build urban diversity amid crises between humans and non-humans, creators use different elements to build non-white, non-human, non-straight characters. Then will show how the straight cultural control devices influence both the narrative arc as well as the reception of cis-gay characters, even openly gay authors end up submitting their creations to the cis-heterosexual hegemonic logic. From Paul “Jesus” Monroe’s presumption of heterosexuality in The Walking Dead or from the domesticating use of Jesús Velasquez and his relationship with Lafayette Reynolds in True Blood, we show that even in narratives that represent the end of the world and the social structures in which we live , heterosexual culture imposes itself by building new worlds that are still heterosexist: either by basing all relationships on the heteronormative model to build non-heterosexual characters; or, how the sexuality and affections of non-heterosexual characters are represented in comparison to the practices of heterosexual characters; or, yet, how the narratives of non-heterosexual characters develop in relation to the main narrative in their respective works. It is not new that QUEER studies turn to pop culture and its products. By applying this type of study to cultural products based on heterosexual hegemony, such as those selected for this thesis, in the light of authors such as Jack Halberstam, Paul B. Preciado and Virginie Despentes for the construction of sexualities discussions and Maureen Murdock and Scott McCloud on narratives and media, in addition to others, we intend to expand the discussions on representations of masculinities, especially homosexuals, and representation in works of mass culture, giving an understanding of how the structures of power are repeated in these works of fiction and problematizing issues that would not appear in a first analysis but that are rooted in western culture
Palavras-chave: Narrativas
Hegemonia heterossexual
Homossexualidade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: LIMA NETO, J. S. Jesus é viada?! uma crítica aos olhares cis-heterossexuais sobre personagens-viadas na série de Hqs The walking dead e na série de TV True blood. 2022. 163 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4667
Data de defesa: 10-Jun-2022
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

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