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dc.creatorLima, Erika Rossana Passos de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6367549083293960por
dc.contributor.advisor1MARCELINO JUNIOR, Cristiano de Almeida Cardoso-
dc.contributor.referee1DANTAS FILHO, Francisco Ferreira-
dc.contributor.referee2MELO, Sergio Maia-
dc.date.accessioned2023-05-29T23:20:23Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationLIMA, Erika Erika Rossana Passos de Oliveira. A análise das questões da fase I Olimpíada Brasileira de Química Júnior do ano de 2020: A primeira olimpíada de Química em formato digital. 2023. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4653-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo compreender as características das questões e os desempenhos dos estudantes do ensino fundamental na prova da Fase I da Olímpiada Brasileira de Química Júnior, a primeira prova nacional de química em formato digital. É uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e explicativa, baseada na análise documental e na metodológica de análise de erros. Considera a natureza do objeto da pesquisa contempla uma abordagem harmoniosa as dimensões qualitativa e quantitativa para as análises dos dados. A pesquisa foi desenvolvida mediante o universo das 20 questões da prova da Fase I da OBQJr 2020, com o formato digital de problemas fechados, contendo um enunciado e quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma era correta e as demais eram os distratores. Os dados primários dos resultados das respostas dos 65.100 (sessenta e cinco mil) estudantes, em cada questão, foram obtidos diretamente da Coordenação Nacional do PNOQ, mediante os percentuais de acertos, erros e em branco. A análise de dados apresenta suas tipologias das questões que foram estabelecidas com base em 4 dimensões: i) natureza do enunciado; ii) contexto problemático; iii) campo de conhecimento; e iv) características da resolução. Na visão analítica a identificação do grau de dificuldade das questões analisados se baseou na utilização do índice de desempenho (ID) ou de acerto. Os resultados e discussões consta diagnosticado as tipologias dos problemas e a contextualização que envolvem contextos reais ou simulados, como também uma matriz de referência para orientar os tratamentos aos conhecimentos, habilidades e competências a serem avaliados nas questões da OBQJr. O instrumento analisado nas questões nos aspectos quantitativo e qualitativo se destaca nos resultados verificados, que no exame entre as 20 (vinte) questões o número máximo de acertos foram de 17 (dezessete) questões, ou seja, nenhum candidato acertou todas as questões, considerando a resolução por via remota. Um outro ponto destacado são as questões elaboradas com as aspecto inovador que disponibiliza competências e habilidades com formas diversificadas de representações, utilizando da linguagem química contextualizada e tecnológica. A proposta do produto educacional está apresentada em apêndice, foi produzido um guia para a elaboração de questão de Química em formato digital, em formato EPUB.por
dc.description.abstractThe present study aims to understand the characteristics of the questions and the performance of elementary school students in the Phase I test of the Brazilian Junior Chemistry Olympiad, the first national chemistry test in digital format. It is a descriptive, exploratory and explanatory research, based on document analysis and error analysis methodology. Considers the nature of the research object contemplates a harmonious approach to the qualitative and quantitative dimensions for data analysis. The research was developed through the universe of the 20 questions of the test of Phase I of the OBQJr 2020, with the digital format of closed problems, containing a statement and four answer alternatives, of which only one was correct and the others were the distractors. The primary data of the results of the answers of the 65,100 (sixty-five thousand) students, in each question, were obtained directly from the National Coordination of the PNOQ, through the percentages of correct answers, errors and blanks. Data analysis presents its typologies of questions that were established based on 4 dimensions: i) nature of the utterance; ii) problematic context; iii) field of knowledge; and iv) characteristics of the resolution. In the analytical view, the identification of the degree of difficulty of the analyzed questions was based on the use of the performance index (ID) or the correct answer. The results and discussions include diagnosing the typologies of the problems and the contextualization that involve real or simulated contexts, as well as a reference matrix to guide treatments to the knowledge, skills and competences to be evaluated in the OBQJr questions. The instrument analyzed in the questions in the quantitative and qualitative aspects stands out in the verified results, that in the exam among the 20 (twenty) questions the maximum number of correct answers were 17 (seventeen) questions, that is, no candidate got all the questions right, considering remote resolution. Another highlighted point are the questions elaborated with the innovative aspect that provides skills and abilities with diversified forms of representations, using contextualized and technological chemical language. The proposal of the educational product is presented in an appendix, a guide for the elaboration of a Chemistry question was produced in digital format, in EPUB format.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Erika Rossana Passos de Oliveira Lima (erika.passos@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-19T02:30:32Z No. of bitstreams: 1 A ANÁLISE DAS QUESTÕES DA FASE I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR DO ANO DE 2020 - A PRIMEIRA OLIMPÍADA DE QUÍMICA EM FORMATO DIGITAL - Erika Rossana Passos .pdf: 4897455 bytes, checksum: 9066f6f50c2a4c53f72ba8555d622242 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: erika.passos@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Erika Rossana Passos de Oliveira Lima Matrícula: 2020035405 Prezado(a) concluinte, boa tarde. Nota explicativa Caso já tenha lido atentamente o manual de depósito e tenha elaborado seu TCC seguindo o padrão do modelo correspondente disponibilizado no site da Biblioteca Central (https://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/), pode pular diretamente para a seção INÍCIO DOS APONTAMENTOS. Caso contrário, seria bom ler as instruções seguintes. No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), pois a “UEPB adotou as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso’. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Aceita a submissão, o depósito definitivo do trabalho acadêmico é efetivado. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): Se for uma dissertação: DS - João Manoel da Silva Se for uma tese: TS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Caso ainda não o tenha, o Termo de Depósito atualizado (a versão recomendada) para os concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. Recomendações básicas sobre normas da ABNT Como recomendações básicas para trabalhos acadêmicos no formato de dissertação, monografia, relatório ou tese, segundo o modelo da Biblioteca Central, páginas 13 e 14, em conformidade com as normas ABNT NBR citadas no final desse relatório: “Todo o texto deve ser digitado em cor preta. Se impresso, usar papel branco ou reciclado. As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10. O texto deve ser justificado e o espaçamento deve ser 1,5 entre linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. O trabalho deve ser dividido em seções e subseções, se necessário. O título das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter o mesmo destaque gráfico (fonte, negrito, sublinhado e itálico), conforme utilizado no sumário. Sempre as seções primárias iniciam páginas novas”. A submissão da obra acadẽmica temporariamente não foi aceita. O depósito poderá ser editado pelo(a) concluinte para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados. Depois disso, basta efetuar uma nova submissão. O Termo de Depósito, arquivo obrigatório, se encontra ausente. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 02. A quantidade total de folhas do arquivo principal, 182 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 183 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser igual a 180 ( 182 - 2 ), e não a 183. No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - essa etapa deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. É recomendável levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo PDF final, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: Eliminar a expressão Campina Grande – PB 2023 no fundo da página. 04. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028:2021, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027 e na configuração apresentada no template. O que falta retificar: Na nomeação dos títulos dos apêndices e dos anexos, os títulos são escritos no sumário na forma completa, e não de forma genérica. Como deve ficar: APÊNDICE A – MATRIZ GERAL DE COLETA E ANÁLISE DADOS (...) ANEXO A - PROVA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE JÚNIOR – 2020 Dessa mesma forma serão escritos no final da dissertação onde estão os títulos. Consultar o modelo para ver a configuração. No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções e subseções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Veja como isso foi feito no corpo da dissertação e reproduza no sumário. 06. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. É necessário corrigir a paginação. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 14 (16 - 2), e não a 16. Logo, será preciso repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, como pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores (nos resumos), a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02, onde há um esquema muito prático explicando como se calcula tal numeração. 07. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS (se houver listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 08. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc) onde aparecer a expressão “Fonte: elaborado pela autora”(ou alguma expressão semelhante a essa), é recomendável (conforme o modelo) substituir pela seguinte: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 09. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. Na parte inferior, pela regra, a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo. Observe que na atual página 72 está faltando a fonte do quadro 2. No quadro 4, a fonte é sempre colocada na primeira linha, depois dela é que vem as notas, legendas, observações, etc. 10. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). 11. Na atual página 120 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos, se tais elementos existirem na obra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo e índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (ABNT NBR 14724:2011 e ABNT NBR 6024:2012). 12. Na página 130, eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. 13. Na página 170, eliminar o título ANEXOS por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. 14. Depois dos ajustes propostos, é bem provável que haja alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC). Nesse caso, convém realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Ainda restando dúvidas quanto à paginação da FC, é só perguntar a mim quando todo o trabalho de correção estiver finalizado. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. 15. O Termo de depósito BDTD está ausente. O termo atualizado (a versão recomendada) pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Entre tantos campos a preencher nesse arquivo, é preciso chamar a atenção para o campo “Liberação para publicação do documento”. Geralmente é usada a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no modelo do termo. 16. Quanto ao produto educacional (PE), ele também terá que ser depositado em PDF de forma avulsa na BDTD junto com a dissertação e o termo, pois esse tem sido o procedimento quando há PEs associados a trabalhos acadêmicos de conclusão desse curso. Nesse caso, será solicitada uma ficha catalográfica (FC) para ele pelo SAGBI. Recebida a FC, colocar no PE e consultar o manual de depósito, página 11, passo 14, para saber como ele é depositado na BDTD. FIM DOS APONTAMENTOS fffffffff O Termo de Depósito foi inspecionado, o preenchimento dele está correto. Os termos foram inspecionados, o preenchimento deles está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. Caso contrário, enviar para o atual e-mail com a finalidade de nova inspeção as versões corrigidas dos seguintes arquivos: O TCC A monografia A dissertação A tese em PDF. O TCC no formato WORD (a última versão que gerou o PDF). Trecho raramente empregado nas inspeções: O arquivo do Word serve apenas para verificar certas configurações no trabalho que ficam difíceis de serem checadas (ou ficam mesmo inacessíveis) nos arquivos em PDF. Precisamos checar o tamanho das fontes, tipo das fontes, uniformidade do uso das fontes ao longo da obra, espaçamento entrelinhas, medida do recuo das citações em relação à margem esquerda, etc. Baseado nos apontamentos, o concluinte aplicará as modificações usando o processador de texto de sua preferência (Microsoft Word, LibreOffice, etc). COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC ou no produto educacional) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo,a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-05-19T17:30:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Erika Rossana Passos de Oliveira Lima (erika.passos@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-25T02:12:08Z No. of bitstreams: 4 Erika Rossana Passos - Dissertação - Versão final.pdf: 4450924 bytes, checksum: 42ad1512b187b079bafb1a17284b0950 (MD5) Erika Rossana Passos - Termo de Depósito BDTD.pdf: 169787 bytes, checksum: f804e277a47fc53d3799e93cf688a4d8 (MD5) Produto Educacional - Erika Rossana - FINAL.docx.pdf: 2124565 bytes, checksum: 56c6bb9f514c708c699fe2270ea434a8 (MD5) Ficha Catalografica 2-2020035405.pdf: 11946 bytes, checksum: 09dc8f474acd4ff4bae923c9816109cd (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. A ficha catalográfica está desformatada tanto na dissertação quanto no seu produto educacional. Utilize a enviada pela biblioteca. Ela é composta de dois retângulos, a advertência sobre cópias e direitos no retângulo menor não deve ser retirada. 2. O upload da ficha catalográfica isoladamente não é necessário. Pode apagar esse upload, por gentileza. Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central – UEPB on 2023-05-26T18:27:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Erika Rossana Passos de Oliveira Lima (erika.passos@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-29T14:40:39Z No. of bitstreams: 3 Erika Rossana Passos - Termo de Depósito BDTD.pdf: 169787 bytes, checksum: f804e277a47fc53d3799e93cf688a4d8 (MD5) Produto Educacional - FINAL - Erika Rossana.pdf: 10110197 bytes, checksum: 8f33a5fad8b91512e7babb13c521259d (MD5) DISSERTAÇÃO FINAL.pdf: 4546591 bytes, checksum: 8ec30c19ef2cfa52c1b02779225eff16 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2023-05-29T17:17:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Erika Rossana Passos - Termo de Depósito BDTD.pdf: 169787 bytes, checksum: f804e277a47fc53d3799e93cf688a4d8 (MD5) Produto Educacional - FINAL - Erika Rossana.pdf: 10110197 bytes, checksum: 8f33a5fad8b91512e7babb13c521259d (MD5) DISSERTAÇÃO FINAL.pdf: 4546591 bytes, checksum: 8ec30c19ef2cfa52c1b02779225eff16 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-29T23:20:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Erika Rossana Passos - Termo de Depósito BDTD.pdf: 169787 bytes, checksum: f804e277a47fc53d3799e93cf688a4d8 (MD5) Produto Educacional - FINAL - Erika Rossana.pdf: 10110197 bytes, checksum: 8f33a5fad8b91512e7babb13c521259d (MD5) DISSERTAÇÃO FINAL.pdf: 4546591 bytes, checksum: 8ec30c19ef2cfa52c1b02779225eff16 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectOlimpíada de Químicapor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectAnálise de questõespor
dc.subjectChemistry Olympiadeng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectIssue analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleA análise das questões da fase I Olimpíada Brasileira de Química Júnior do ano de 2020: a primeira olimpíada de química em formato digitalpor
dc.title.alternativeThe analysis of the issues of phase I Brazilian Junior Chemistry Olympics of the year 2020: The first Chemistry olympics in digital formateng
dc.typeDissertaçãopor
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