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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edson Diêgo Nascimento da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4158660012921478por
dc.contributor.advisor1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.referee1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee2Andrade, Lazaro Ramom dos Santos-
dc.date.accessioned2023-05-29T23:13:59Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Edson Diêgo Nascimento da. A gamificação no processo de ensino e aprendizagem. 2023. 80f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4652-
dc.description.resumoEsta é uma dissertação de mestrado profissional produzida no formato multipaper. O objetivo deste estudo é analisar as principais características das metodologias gamificadas, bem como investigar de que maneira os recursos gamificados podem contribuir para motivar os alunos. Para isso, inicialmente foi proposta uma revisão sistemática voltada ao tema, objetivando a busca por trabalhos que possam a explicar como a gamificação pode auxiliar o engajamento do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, como direcionamento para o alcance dos objetivos propostos, foram seguidos os seguintes questionamentos: Q1. Como é possível propor no processo de ensino e aprendizagem um maior engajamento, aproximando nossos alunos de uma sensação mais prazerosa (motivação) trazida pelos games? Q2. Quais elementos dos games são mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem? Em um segundo momento da pesquisa, surgiu a premissa da vivência de uma cultura digital, que impacta diretamente no processo de ensino e aprendizagem, aceitando como verdade a necessidade de competências digitais nesse processo. Assim, surgiu uma outra questão norteadora: Qual impacto a gamificação tem na educação, na visão dos professores? Para responder a essa pergunta foi feita uma pesquisa qualitativa, buscando compreender a visão de professores de diferentes níveis de ensino e foi observada a viabilidade de envolver os alunos em atividades de aprendizagem mais dinâmicas e participativas, que reconheçam suas habilidades prévias e estimulem sua participação ativa durante todo o processo educativo. Portanto, a gamificação no processo de ensino e aprendizagem é possível, e ao longo das leituras de caráter teórico foi possível notar a existência de variadas estratégias utilizadas pelos autores e professores.por
dc.description.abstractThis is a professional master's dissertation produced in multipaper format. The aim of this study is to analyze the main characteristics of gamified methodologies, as well as to investigate how gamified resources can contribute to motivating students. To this end, a systematic review of the topic was initially proposed, with the aim of searching for studies that can explain how gamification can help engage students in the teaching and learning process. Therefore, the following questions were asked in order to reach the proposed goals Q1. How is it possible to propose a greater engagement in the teaching and learning process, bringing our students closer to a more enjoyable feeling (motivation) brought by games? Q2. Which elements of games are most used in the teaching and learning process? In a second moment of the research, the premise of living in a digital culture emerged, which directly impacts the teaching and learning process, accepting as true the need for digital competencies in this process. Thus, another guiding question arose: What impact does gamification have on education, in the view of teachers? To answer this question, a qualitative research was conducted, seeking to understand the vision of teachers from different educational levels, and the feasibility of involving students in more dynamic and participatory learning activities that recognize their previous skills and encourage their active participation throughout the educational process was observed. Therefore, gamification in the teaching and learning process is possible, and throughout the theoretical readings it was possible to note the existence of various strategies used by authors and teacherseng
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Diêgo Nascimento da Silva (edson.diego@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-18T18:08:33Z No. of bitstreams: 1 EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA - revisado final 3 .pdf: 680998 bytes, checksum: bb531100f8a0f33dd7d7f2736bfe614e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: edson.diego@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Edson Diêgo Nascimento da Silva Matrícula: 2021032310 Prezado(a) concluinte, boa tarde. Nota explicativa Caso já tenha lido atentamente o manual de depósito e tenha elaborado seu TCC seguindo o padrão do modelo correspondente disponibilizado no site da Biblioteca Central (https://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/), pode pular diretamente para a seção INÍCIO DOS APONTAMENTOS. Caso contrário, seria bom ler as instruções seguintes. No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), pois a “UEPB adotou as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso’. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Aceita a submissão, o depósito definitivo do trabalho acadêmico é efetivado. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Caso ainda não o tenha, o Termo de Depósito atualizado (a versão recomendada) para os concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. – As tabelas, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, seguirão o padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme recomendado pelas ABNT NBR 6022:2018 e ABNT NBR 14724:2011. Material para consulta: a) Normas de Apresentação Tabular do IBGE (do site oficial): https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf Sugestão para consulta (um esquema simplificado das normas do IBGE): b) ABNT PARA PESQUISADORES - Normas de Apresentação Tabular do IBGE: https://ctd.ifsp.edu.br/images/Logos_biblioteca/Tutoriais_/Normas_de_apresenta%C3%A7%C3%A3o_tabular.pdf Recomendações básicas sobre normas da ABNT Como recomendações básicas para trabalhos acadêmicos no formato de dissertação, monografia, relatório ou tese, segundo o modelo da Biblioteca Central, páginas 13 e 14, em conformidade com as normas ABNT NBR citadas no final desse relatório: “Todo o texto deve ser digitado em cor preta. Se impresso, usar papel branco ou reciclado. As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10. O texto deve ser justificado e o espaçamento deve ser 1,5 entre linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. O trabalho deve ser dividido em seções e subseções, se necessário. O título das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter o mesmo destaque gráfico (fonte, negrito, sublinhado e itálico), conforme utilizado no sumário. Sempre as seções primárias iniciam páginas novas”. A submissão da obra acadẽmica temporariamente não foi aceita. O depósito poderá ser editado pelo(a) concluinte para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados. Depois disso, basta efetuar uma nova submissão. O Termo de Depósito, arquivo obrigatório, se encontra ausente. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Em primeiro lugar, é preciso informar que as dimensões das margens do trabalho acadêmico estão fora daquilo que é determinado pelo modelo, baseado na norma ABNT NBR 14724:2011: “As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm”. 02. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, negrito, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. O tamanho da fonte 12 e o espaçamento entrelinhas de 1.5 é o padrão a ser utilizado em toda obra estruturada dessa forma, com as devidas ressalvas previstas pelas normas. “A fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10”. Por fim, aplicar a mesma formatação apresentada no modelo para as 3 folhas seguintes: folha de rosto, folha da ficha catalográfica e folha de aprovação. 03. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas. O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho, que começa em “Dissertação apresentada ao programa de …”, deve se apresentar de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Sendo assim, acrescentar na folha de rosto as expressões Área de concentração e Linha de pesquisa com a mesma formatação assim como se apresenta no modelo. Apagar o nome do autor que vem logo após a expressão “CAMPINA GRANDE – PB 2023”. 04. A quantidade total de folhas do arquivo principal, 82 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 82 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser igual a 80 ( 82 - 2 ), e não a 82. No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - essa etapa deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. É recomendável levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo PDF final, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 05. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O nome do autor deve constar antes do título da obra. 06. A folha de AGRADECIMENTOS tem que ser colocada antes da folha da epígrafe. 07. O texto da dedicatória e de agradecimentos deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas (ABNT NBR 14724:2011). No caso presente, foi usado espaçamento duplo. Corrigir, por favor. Quanto à epígrafe, usar espaçamento simples. 08. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Fonte tamanho 12. Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028:2021, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 09. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027 e na configuração apresentada no template. O que falta retificar: O título SUMÁRIO deve ficar em caixa alta, em negrito e centralizado na linha onde se encontra (ABNT NBR 14724:2011). Segundo a norma ABNT NBR 6024, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico, no que se refere a títulos de elementos textuais. Sendo assim, eliminar somente do sumário os títulos sem o indicativo numérico tais como: Referencias, pag. 38. Referencias, pag. 61. Referencias, pag. 70. O sumário não pode ficar dividido por partes. Sendo assim, eliminar a linha em branco entre as seções “1.8 Estruturação da pesquisa” e “2. A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE …”, por exemplo. Executar o mesmo procedimento para os demais casos. Os apêndices e os anexos têm que aparecer no sumário com seus títulos completos, individualizados e separados do título por travessão. Exemplo: APÊNDICE A - QUESTIONÁRIO ENVIADO AOS PROFESSORES No elemento textual (= parte textual), os títulos das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado, itálico, etc), conforme utilizados no sumário. O mesmo vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 10. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. É necessário corrigir a paginação. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 9 (11 - 2), e não a 12 Logo, será preciso repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 11. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS (se houver listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 12. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 13. Em todos os títulos das seções e subseções na parte textual (= nos elementos textuais) não pode haver ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Deve existir somente um espaço simples entre eles (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 14. Na página 13, avalio que títulos como “Objetivo geral” não deveriam ficar isolados, soltos na obra, sem nenhuma indicação do que eles são. Se forem seções secundárias do 1.5 devem também constar no sumário 15. Em toda a dissertação, com as devidas ressalvas previstas em norma, o espaçamento padrão entrelinhas é de 1.5. Sendo assim, a partir da página 18, o espaçamento entrelinhas em todos os textos dos artigos (Inclusive nos resumos deles) será também de 1.5, pois como fazem parte do elemento textual, não podem ficar com espaçamento diferente. 16. A partir da página 62, novamente não faz muito sentido que título como “Reencontro com os objetivos dos artigos”, “Compreensão dos resultados”, etc, fiquem sem indicativo numérico de seção. Eles são subdivisões da seção primária 4. E se receberão indicativo numérico de seção, devem também constar no sumário. 17. Normalmente nos trabalhos acadêmicos, a seção denominada “Considerações finais” é uma seção primária. Nesse caso, poderia ser a seção 5 e teria que começar na folha seguinte. Sendo uma seção secundária, poderia receber o numeral à esquerda e aparecer no sumário. 18. Na atual página 68 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos, se tais elementos existirem na obra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo e índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (ABNT NBR 14724:2011 e ABNT NBR 6024:2012). 19. A partir da atual página 68, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples”. 20. Tudo indica que o produto educacional (PE) terá que ser depositado em PDF na BDTD junto com a dissertação e o termo, pois todos os concluintes do seu curso fazem o mesmo quando há PEs associados aos seus trabalhos acadêmicos de conclusão de curso.Notei que já existe uma ficha catalográfica pronta para ele no SAGBI. Consultar o manual para ver como é depositado o PE. 21. Depois dos ajustes propostos, é bem provável que haja alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC). Nesse caso, convém realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Ainda restando dúvidas quanto à paginação da FC, é só perguntar a mim quando todo o trabalho de correção estiver finalizado. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. 22. O Termo de depósito BDTD está ausente. O termo atualizado (a versão recomendada) pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Entre tantos campos a preencher nesse arquivo, é preciso chamar a atenção para o campo “Liberação para publicação do documento”. Geralmente é usada a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no modelo do termo. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC ou no produto educacional) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo,a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-05-19T16:15:26Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Diêgo Nascimento da Silva (edson.diego@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-26T11:11:20Z No. of bitstreams: 3 DT - EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA.pdf: 704656 bytes, checksum: 14eeac29af4c306dc9d7a3c330004e70 (MD5) PE - EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA.pdf: 234721 bytes, checksum: c66a5a7acb43a60fd6115ef94301e48e (MD5) TERMO DE DEPOSITO.pdf: 102068 bytes, checksum: 426e59bdc112ca627aee0b171ccc513d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. A página da introdução deve estar paginada com 11. A capa e a ficha catalográfica não são contadas. A última página deve ser a 80, como você pediu na ficha catalográfica. 2. O Termo de Depósito precisa estar datado com a o dia em que você permite que o trabalho seja disponibilizado no Repositório Institucional. 3. O Termo de Depósito precisa estar com as palavras-chave. Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central – UEPB on 2023-05-26T17:41:37Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Diêgo Nascimento da Silva (edson.diego@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-29T12:56:18Z No. of bitstreams: 3 PE - EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA.pdf: 234721 bytes, checksum: c66a5a7acb43a60fd6115ef94301e48e (MD5) DT - EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA.pdf: 699045 bytes, checksum: 7ecf8f0070bcbe5e967d1a84cd5a7c5d (MD5) TERMO DE DEPOSITO.pdf: 65221 bytes, checksum: 922a64b5ce6cca7fa258b52754a4d883 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2023-05-29T17:37:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA.pdf: 234721 bytes, checksum: c66a5a7acb43a60fd6115ef94301e48e (MD5) DT - EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA.pdf: 699045 bytes, checksum: 7ecf8f0070bcbe5e967d1a84cd5a7c5d (MD5) TERMO DE DEPOSITO.pdf: 65221 bytes, checksum: 922a64b5ce6cca7fa258b52754a4d883 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-29T23:13:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA.pdf: 234721 bytes, checksum: c66a5a7acb43a60fd6115ef94301e48e (MD5) DT - EDSON DIEGO NASCIMENTO DA SILVA.pdf: 699045 bytes, checksum: 7ecf8f0070bcbe5e967d1a84cd5a7c5d (MD5) TERMO DE DEPOSITO.pdf: 65221 bytes, checksum: 922a64b5ce6cca7fa258b52754a4d883 (MD5) Previous issue date: 2023-04-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectMetodologias gamificadaspor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectMotivação para aprenizagempor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA gamificação no processo de ensino e aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
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