Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Samantha Bruna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213796581166176por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Linduarte Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4347612151916121por
dc.contributor.referee1Nascimento, Juscelino Francisco do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3532936503287691por
dc.contributor.referee2Xavier, Manassés Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896por
dc.date.accessioned2023-05-09T19:29:22Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationSANTOS, S. B. O meme na aula de linguagens: contribuições da semântica enunciativa histórica para o ensino de leitura e produção de textos multimodais. 2022. 271 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4632-
dc.description.resumoO estudo apresenta uma reflexão sobre as abordagens de leitura e produção dos elementos linguísticos, sócio históricos e culturais do Meme, nas aulas de Língua Portuguesa de uma escola pública, tomando por base a Semântica Enunciativa de vertente histórica, referente aos gêneros multimodais utilizados nos ambientes digitais. Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio parecem chegar a esta etapa ainda com uma compreensão superficial desses aspectos, ao passo que as metodologias de abordagem tradicional desses textos nas aulas de linguagem contribuem para a manutenção dessa zona de conforto linguístico-cognitiva. Surge, então, o interesse em responder à seguinte questão-problema: Como promover um ensino de linguagem que permita o desenvolvimento de competências sociolinguísticas a partir de fenômenos culturais e sócio históricos inerentes aos textos multimodais? Como objetivo geral, a pesquisa buscou investigar a repercussão formativa de práticas de leitura e de escrita do gênero multimodal meme com alunos de Ensino Médio. Os objetivos específicos foram: explicitar o trabalho desenvolvido com o gênero meme em contexto de pandemia; descrever as experiências de alunos (e de professores) com a leitura de gêneros multimodais; e explanar os resultados alcançados através do vivenciamento didático da abordagem do gênero meme em uma perspectiva semântico-enunciativa. O estudo se caracteriza por uma natureza qualitativa, bibliográfica e documental, partindo dos pressupostos teóricos de Fiorin (2011), Bortoni-Ricardo (2008), Guimarães (2018), Carvalho (2010), Chauí (2000), além dos PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (BRASIL, 2018). A pesquisa exploratória permitiu a coleta de dados, mediante aplicação de instrumentos de diagnóstico, registrados em um diário de pesquisa, possibilitando a elaboração de uma proposta de trabalho e de uma tecnologia didática. Em seguida, o produto foi testado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Humberto Lucena, na cidade de Campina Grande, no interior da Paraíba, por meio do ensino híbrido, com o intuito de desenvolver abordagens de ensino e de aprendizagem de textos multimodais através de um plano de ação docente sequenciado, numa perspectiva que abordou a reflexão sobre o trabalho de leitura e de produção de textos motivado pela inclusão dos elementos que compõem a cena enunciativa conforme a Semântica Enunciativa Histórica. A pesquisa-ação permitiu revelar aprendizagens efetivamente significativas por ser uma proposta pautada no estudo real dos processos linguísticos inerentes ao gênero Meme, partindo de um domínio discursivo-textual de interesse dos estudantes. Evidenciou-se que o estudo desses elementos, numa perspectiva de articulação da linguagem com a relação texto-discurso e ênfase nas questões do conteúdo, pode desenvolver, no aluno do Ensino Médio, o potencial de compreender os elementos constituintes de um enunciado e as astúcias que o compõem. Apontou-se que a leitura e o estudo de textos com temas do cotidiano dos alunos e a ativação dos seus conhecimentos prévios são condições sine qua non para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem da linguagem.por
dc.description.abstractThe study presents a reflection on the approaches of reading and production of the linguistic, socio-historical and cultural elements of the Meme, in the Portuguese Language classes of a public school, based on the Enunciative Semantics of historical aspect, referring to the multimodal genres used in the digital environments. These environments have constituted a space for the practice of new literacies, based on the emergence of texts that bring together, in addition to verbal-visual elements, others that enable their users to have high levels of interactivity. Despite this reality, third year high school students seem to reach this stage still endowed with a superficial understanding of these aspects, while the methodologies of traditional approach to these texts in language classes contribute to the maintenance of this linguistic comfort zone- cognitive. Therefore, there is an interest in answering the following problem question: How to promote language teaching that allows the development of sociolinguistic competences based on cultural and socio-historical phenomena inherent to multimodal texts? The research aims to improve the sociolinguistic skills of third year high school students for the consumption and production of multimodal texts, through the understanding of language resources activated in the production of meaning effects specific to the textual genre Meme. The understanding of multimodal texts is linked to the “truth pact” established in communicative situations, for this reason, it is important to discuss the intentions that are built during the enunciative act. The study is characterized by a qualitative, bibliographical and documentary nature, based on the theoretical assumptions of Fiorin (2011), Bortoni-Ricardo (2008), Guimarães (2018), Carvalho (2010), Chauí (2000), in addition to the PCN (BRAZIL, 1998) and BNCC (BRASIL, 2018). The exploratory research allowed the collection of data, through the application of diagnostic instruments, recorded in a research diary, enabling the elaboration of a work proposal and a didactic technology. Then, the product was tested at the Senador Humberto Lucena State School of Elementary and Secondary Education, in the city of Campina Grande, in the interior of Paraíba, through hybrid teaching, in order to develop approaches to teaching and learning multimodal texts. through a sequenced teaching action plan, in a perspective that addressed the reflection on the work of reading and text production motivated by the inclusion of the elements that make up the enunciative scene according to the Historical Enunciative Semantics. The action-research allowed to reveal effectively significant learnings as it is a proposal based on the real study of the linguistic processes inherent to the Meme genre, starting from a discursive-textual domain of interest to the students. It was evident that the study of these elements, from a perspective of articulation of language with the text-discourse relationship and emphasis on content issues, can develop, in high school students, the potential to understand the constituent elements of an utterance and the cunning that compose it. It was pointed out that the reading and study of texts with themes of the students' daily life and the activation of their previous knowledge are sine qua non conditions for the effectiveness of the teaching-learning process of language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Samantha Bruna Santos (sam.prof.port@gmail.com) on 2023-04-08T01:00:53Z No. of bitstreams: 2 Dissertação ficha e folha.pdf: 15627999 bytes, checksum: e79a9139736b0c0d04476aeaafeced94 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 97581 bytes, checksum: 53cb55337737f1eddf1df6b0022b4d22 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2023-04-11T11:03:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação ficha e folha.pdf: 15627999 bytes, checksum: e79a9139736b0c0d04476aeaafeced94 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 97581 bytes, checksum: 53cb55337737f1eddf1df6b0022b4d22 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-09T19:29:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação ficha e folha.pdf: 15627999 bytes, checksum: e79a9139736b0c0d04476aeaafeced94 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 97581 bytes, checksum: 53cb55337737f1eddf1df6b0022b4d22 (MD5) Previous issue date: 2022-12-22eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectProdução de textopor
dc.subjectSemânticapor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO meme na aula de linguagens: contribuições da semântica enunciativa histórica para o ensino de leitura e produção de textos multimodaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação ficha e folha.pdfDocumento principal (com Folha de Aprovação e Módulo do Aluno) 15.26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de confirmação e cadastramento.pdfTermo de confirmação e cadastramento95.29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.