Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4625
Tipo do documento: Tese
Título: Lourdes Ramalho no "palco das palavras": as fontes documentais e a cultura teatral como caminhos para a análise-interpretação de duas peças – A Eleição e Festa do Rosário
Título(s) alternativo(s): Lourdes Ramalho on the "stage of word": the documentary sources and theatrical culture are paths for the analysis the interpretation of two plays – A Eleição and Festa do Rosário
Autor: Colaço, Monalisa Barboza Santos
Primeiro orientador: Maciel, Diógenes André Vieira
Resumo: A presente pesquisa se volta à análise-interpretação de dois textos dramatúrgicos da dramaturga Lourdes Ramalho, a saber A Eleição e Festa do Rosário, com o fito de considerar a relação entre a agente e o seu trabalho intelectual e criativo de artista, em meio a uma cultura teatral e a um sistema teatral, especificamente no que tange às dinâmicas da cena teatral campinense. Toma-se o evento teatral e as aludidas dinâmicas contextuais, nas décadas de 1970 e 1980, mediante a análise do arquivo pessoal como um elemento a ser considerado em face do trabalho coletivo que marca a prática teatral, também resguardada em arquivos públicos – neste caso, o Arquivo Nacional, na Seção de Processos Teatrais referentes à censura prévia de textos-espetáculos. A análise-interpretação que se propõe parte da compreensão do arquivo, da dramaturgia e da encenação do corpus, considerando os trânsitos entre a obra dramatúrgica e a obra cênica, recuperados pela tessitura de uma narrativa tomada com base na investigação das fontes. Parte-se, pois, de uma pesquisa documental, com base nas fontes textuais (obra dramatúrgica), considerando tanto os datiloscritos, disponíveis nos arquivos privados e públicos, bem como os textos editados em livros e os programas de espetáculos montados a partir desses textos, além de outros documentos iconográficos acessíveis a partir de álbuns de recortes e clipagem das estreias. Por fim, busca-se, pela análise-interpretação envidada, discutir os elementos da comicidade e da crítica social, explorados na dialética forma-conteúdo, que marcam uma mudança no modo de sentir e de formar da dramaturga e que, conforme se intenta mostrar, contribuem para o entendimento das dinâmicas do fazer teatral da cidade de Campina Grande (PB).
Abstract: This work analyses two dramaturgic texts of the playwright Lourdes Ramalho, namely A Eleição and Festa do Rosário, with the purpose of pondering about the relation between the artist and her intellectual and creative work, amid a theatrical culture and a theatrical system, specifically regarding the dynamics of the Campina’s theatrical scene. We take into consideration the theatrical event and the alluded context dynamics, in the decades of 1970s and 1980s, through the analysis of the personal archive as an element to be considered due to the collective nature that marks the theatrical practice, as well as the public archives. – in this case, the National Archive, in the Theatrical Processes Section referring the prior censorship of performance-texts. The analysis-interpretation we propose starts from the comprehension of the archive, the dramaturgy and the staging of the corpus, considering the movements between the dramatic work and the scenic work, retrieved by the composition of a narrative based on the investigation of the sources. We proceed through a documentary research, based on textual sources (dramatic work), considering both the typewritten texts, available in the public and private archives, and the texts published on edited books and the programs of performances mounted from these texts, in addition to other iconographic documents accessible through the scrapbooks and clipping from the plays’premieres. Finally, we aim to discuss the elements of comicality and social criticism, explored in the form-content dialectics, that indicates a transition in the dramaturg’s way of feeling and creating that, as we intend to show, contributes to the understanding of the dynamics of the theatrical creation of the city of Campina Grande (PB).
La presente investigación realiza un análisis-interpretación de dos textos dramatúrgicos de la dramaturga Lourdes Ramalho, que son A Eleição y Festa do Rosário, con el objetivo de considerar la relación entre el agente y su trabajo intelectual y creativo de artista, en medio de una cultura teatral y un sistema teatral, específicamente en lo que se refiere a las dinámicas de la escena teatral de Campina Grande. Toma el evento teatral y las dinámicas contextuales, en las décadas de 1970 y 1980, a través del análisis del archivo personal como elemento a ser considerado frente al trabajo colectivo que marca la práctica teatral, también resguardada en archivos públicos – en este caso, el Archivo Nacional, en la Sección de Procesos Teatrales referentes a la censura previa de textos-espectáculos. El análisis-interpretación que se propone parte de la comprensión del archivo, de la dramaturgia y de la puesta en escena del corpus, considerando los tránsitos entre la obra dramatúrgica y la obra escénica, recuperados por la estructura de una narrativa basada en la investigación de fuentes. Se parte, de este modo, de una investigación documental, a partir de fuentes textuales (obra dramatúrgica), considerando tanto los mecanografiados, disponibles en los archivos privados y públicos, como los textos editados en libros y los programas de espectáculos hechos a partir de estos textos, además de otros documentos iconográficos accesibles a través de álbumes de recortes y collages de los estrenos. Por fin, se busca, a través del análisis-interpretación realizado, discutir los elementos de la comicidad y la crítica social, explorados en la dialéctica forma-contenido, que marcan un cambio en la manera de sentir y de formar de la dramaturga y que, conforme se propone evidenciar, contribuyen para comprender las dinámicas de hacer teatro en la ciudad de Campina Grande (PB).
Palavras-chave: Dramaturgia ramalhiana
Historiografia teatral
Pesquisa documental
Crítica social
Área(s) do CNPq: TEATRO::DRAMATURGIA
LETRAS::TEORIA LITERARIA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: COLAÇO, M. B. S. Lourdes Ramalho no "palco das palavras": as fontes documentais e a cultura teatral como caminhos para a análise-interpretação de duas peças – A Eleição e Festa do Rosário. 2023. 202 f. Tese ( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4625
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Monalisa Colaço.pdfPDF - MONALISA BARBOZA SANTOS COLAÇO 3.15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD 1.pdfTermo de Depósito356.93 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.