Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4550
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Competências na formação inicial de professores: Do recurso Tangram à produção de documentos para o ensino de Geometria |
Autor: | Soares, Silmara Benigno |
Primeiro orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Cristiane Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Fossa, John Andrew |
Resumo: | Nesta pesquisa, trouxemos a temática das competências profissionais docentes na formação inicial de professores de Matemática. Delineamos como objetivo geral investigar competências profissionais necessárias à formação de licenciandos relativas ao planejamento de aulas de matemática com o Tangram para o 6º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo geral, elaboramos três objetivos específicos: identificar conhecimentos e dificuldades iniciais dos licenciandos no processo de construção de uma proposta de ensino de Matemática com o recurso Tangram; conduzir ações de formação a partir de necessidades identificadas que permitam os licenciandos refletirem sobre o planejamento de aulas com o Tangram; categorizar conhecimentos, habilidades e atitudes de licenciandos relativos ao planejamento de aulas com o Tangram na ação de formação. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu conforme as seguintes etapas: 1- Diagnóstico de conhecimentos prévios dos estudantes; 2 - Ação de formação: pesquisa sobre o Tangram e atividades didáticas para o ensino de Matemática; 3- Ação de formação: planejamento e apresentação dos planos de aula com o Tangram; 4: preenchimento colaborativo de um plano a partir de uma aula vivenciada. Dessa forma, a pesquisa classificase como qualitativa, exploratória e colaborativa, de acordo com a abordagem adotada, os objetivos e os procedimentos de levantamento de dados, respectivamente. Para auxiliar na identificação das competências inferidas, criamos categorias para diferenciar as competências de acordo com elementos do planejamento, foram elas: objeto matemático; objetivos e habilidades; metodologia e estratégias; recurso (Tangram) e avaliação. Para cada uma dessas categorias, criamos competências atendendo às dimensões conhecimento, prática e engajamento profissionais. Os colaboradores desta pesquisa foram os 11(onze) alunos que cursavam a disciplina Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Como resultado, levantamos um conjunto de competências consideradas como necessárias à atividade docente de planejar uma aula com o Tangram. Essas competências foram inferidas a partir das dificuldades e dos conhecimentos dos licenciandos, assim como do referencial de competências para a formação inicial de professores. Como resultado, apresentamos um total de 19 (dezenove) competências distribuídas entre o recurso Tangram 7 (sete) e os demais elementos do planejamento de ensino 12 (doze) nas três dimensões conhecimento, prática e engajamento profissional. |
Abstract: | In this research, we brought the theme of professional teaching competences in the initial training of Mathematics teachers. We outlined as a general objective to investigate professional competences necessary for the training of undergraduates related to the planning of mathematics classes with Tangram for the 6th year of Elementary School. To reach the general objective, we elaborated three specific objectives: to identify knowledge and initial difficulties of the undergraduates in the process of building a proposal for teaching mathematics with the Tangram resource; conduct Training Actions based on identified needs that allow graduates to reflect on the planning of classes with Tangram; categorize knowledge, skills and attitudes of undergraduates related to lesson planning with Tangram in the Training Action. The development of the research took place according to the following stages: stage 1 - Diagnosis of the students' prior knowledge; stage 2 - Training Action: research on Tangram and didactic activities for teaching Mathematics; step 3 - Training Action: Planning and presentation of lesson plans with Tangram; step 4 - Collaborative completion of a plan based on an experienced class. Thus, the research is classified as qualitative, exploratory and collaborative, according to the approach adopted, the objectives and data collection procedures, respectively. To assist in the identification of inferred competences, we created categories to differentiate competences according to planning elements, they were mathematical object; goals and skills; methodology and strategies; resource (tangram) and evaluation. For each of these categories, we create competencies that address the dimensions of professional knowledge, practice and engagement. The collaborators of this research were the 11 (eleven) students who attended the Supervised Stage II in the course Degree in Mathematics at the Federal University of Paraíba - UFPB. As a result, we raised a set of competencies considered necessary for the teaching activity of planning a lesson with Tangram. These competences were inferred from the difficulties and knowledge of the undergraduates, as well as from the competence reference for the initial formation of teachers. As a result, we present a total of 19 (nineteen) competencies distributed between the Tangram resource 7 (seven) and the other elements of the teaching planning 12 (twelve) in the three dimensions knowledge, practice and professional engagement |
Palavras-chave: | Competências docentes Ensino de Geometria Recurso Tangram Formação docente |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SOARES, Silmara Benigno. Competências na formação inicial de professores: Do recurso Tangram à produção de documentos para o ensino de Geometria. 2022. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4550 |
Data de defesa: | 29-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Silmara Benigno Soares | DS - Silmara Benigno Soares | 5.16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Silmara Benigno Soares | PE - Silmara Benigno Soares | 631.85 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD | Termo de Depósito BDTD | 1.55 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.