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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Larissa Veríssimo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4947709806663265por
dc.contributor.advisor1Santos, José Jamilton Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5465012466654473por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Charlie Salvador-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9064755417050889por
dc.contributor.referee2Ataide, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.date.accessioned2023-04-12T21:37:16Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Larissa Veríssimo de. A inserção de tópicos de física de partículas no Ensino Médio utilizando a técnica SCALE-UP. 2022. 196f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4532-
dc.description.resumoÉ notória a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na rotina diária dos estudantes, que, como nativos digitais, estão habituados a recorrer aos recursos digitais disponíveis sempre que necessário. Por outro lado, a inserção da Física de Partículas na sala de aula da Educação Básica apresenta obstáculos na adaptação da linguagem técnica para um formato acessível e na viabilidade desse tema na grade curricular. Podemos assim considerar a utilização de abordagens de ensino aliadas às TICs como uma alternativa para inserir o ensino de Física de Partículas junto a Educação Básica. Nesse contexto, as metodologias ativas foram desenvolvidas para possibilitar o envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem. Entre as metodologias disponíveis, o Student-Centered Active Learning Environment with Upside-down Pedagogies (SCALE-UP), desenvolvida inicialmente para o Ensino Superior, se destaca como uma ferramenta de transformação para o ambiente de sala de aula. Integrada ao uso da sala de aula invertida, a ferramenta busca promover o estímulo e engajamento por meio da interação entre alunos e professores. Buscando desenvolver uma proposta para implementar o estudo da Física de Partículas no contexto do ensino híbrido utilizando a técnica SCALE-UP, elaboramos e aplicamos uma sequência de ensino em uma turma da 2ª série do ensino médio de uma instituição de ensino privada na cidade de João Pessoa na Paraíba. A sequência de ensino foi desenvolvida em quatro encontros com 850 horas totais e, destaca-se a participação dos alunos nas discussões e nas tarefas realizadas dentro e fora de sala de aula, que gerou resultados em forma de relato de experiência, demonstrando como a técnica SCALE-UP foi uma ferramenta importante na transformação da dinâmica da turma, bem como na atitude e envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem, fazendo-os refletir em cada tarefa de maneira mais crítica e participativa. Destaca-se, também, uma melhoria na motivação dos estudantes e na frequência de entrega das atividades, corroborando a relevância da utilização da técnica do SCALE-UP. Diante desses resultados, conclui-se que o SCALE-UP é uma técnica que pode ser aplicada junto ao Ensino Básico e adequada a necessidade e realidade de cada instituição.por
dc.description.abstractThe presence of Information and Communication Technologies (ICT) in the students' daily routine is notorious, as digital natives, they resort to the use of digital media as required. On the other hand, the insertion of Modern Physics in the classroom also presents obstacles in adapt the technical language to an accessible format and in the feasibility of this theme in the curriculum. Therefore, it is important to use teaching approaches allied to technologies seeking to facilitate the understanding of Modern Physics. In this context, breaking with a student potential passivity is a possibility for incorporating ICT into Modern Physics teaching, and as an alternative to traditional teaching method, the active methodologies were developed to enable the active involvement of students in the learning process. Among the methodologies available, the Student-Centered Active Learning Environment with Upside-down Pedagogies (SCALE-UP), developed for Higher Education, stands out as a transformational technique for the classroom environment. Integrated to the use of the flipped classroom, SCALE-UP seeks to promote stimulation and engagement through interaction between students and teachers. Pursuing ways to develop an implementation of particle physics in the context of hybrid education classroom using the SCALE-UP technique, we developed a teaching sequence in a 2nd year high school class in a private educational institution in the city of João Pessoa in Paraíba. The teaching sequence was developed in four meetings with a total of 850 hours and the participation of students in discussions and tasks inside and outside the classroom stands out, which generated results in the form of an experience report, demonstrating how the SCALE-UP technique was an important tool in transforming the dynamics of the class, as well as in the attitude and involvement of students in the learning process, making them reflect on each task in a more critical and participatory way. The research also detected an improvement in student motivation and in the frequency of delivery activities, corroborating the relevance of using the SCALE-UP technique. In view of these results, it is concluded that SCALE-UP is a technique that can be applied to Basic Education and adapted to the needs and reality of each institution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Verissimo de Medeiros (verissimo.larissa17@gmail.com) on 2022-09-10T22:16:41Z No. of bitstreams: 1 DS - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 4174860 bytes, checksum: 1c3466c6610f3df7053cf64ee7887b55 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer no trabalho acadêmico. Concluinte: Larissa Verissimo de Medeiros Matrícula: 2020271115 Prezada senhora Larissa Verissimo de Medeiros, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico passe por uma inspeção para poder avaliar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pela Biblioteca Central, que adota as normas da ABNT NBR como padrão na elaboração dos trabalhos de conclusão dos seus cursos. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e o preenchimento incorreto dos dados nele, ou a sua ausência, também pode acarretar a rejeição da submissão. Só depois dessa etapa é que o trabalho acadêmico é aceito para depósito definitivo. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo em PDF da dissertação ou tese ficará nomeado exatamente da seguinte forma: DS - Larissa Verissimo de Medeiros – Conforme instruções do manual de autodepósito, a nova versão do termo em PDF Ele receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Caso ainda não o tenha, o Termo de Depósito atualizado (a versão recomendada) pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Já para a versão antiga dos termos, composta por duas folhas avulsas, eles devem ser unidos num único arquivo em PDF e receberá o mesmo nome apresentado acima. – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado exatamente da seguinte forma: PE - Larissa Verissimo de Medeiros Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. Recomendações básicas sobre normas da ABNT Como recomendações básicas para trabalhos acadêmicos no formato de dissertação, monografia ou tese, segundo o modelo da Biblioteca Central, páginas 13 e 14, em conformidade com as normas ABNT NBR citadas no final desse relatório: “Todo o texto deve ser digitado em cor preta. Se impresso, usar papel branco ou reciclado. As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10. O texto deve ser justificado e o espaçamento deve ser 1,5 entre linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. O trabalho deve ser dividido em seções e subseções, se necessário. O título das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter o mesmo destaque gráfico (fonte, negrito, sublinhado e itálico), conforme utilizado no sumário. Sempre as seções primárias iniciam páginas novas”. Sua dissertação foi colocada em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. Início dos apontamentos 01. Em primeiro lugar, verifique se as dimensões das margens do trabalho acadêmico estão dentro dos limites determinados pela ABNT NBR 14724: “As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm”. Tudo indica que as medidas das margens estão fora do paradigma ditado pela norma. 02. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho com a seguinte configuração: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA 03. Na folha de rosto, segunda folha, tudo deve ficar com a mesma configuração apresentada no modelo padrão. Observar no modelo em que posição, por exemplo, deve ficar o nome do orientador. É preciso deixar claro que o texto referente à natureza do trabalho também deve conter a expressão “Área de concentração …”, que aparece na folha de aprovação (folha das assinaturas). É preciso deixar claro que o texto referente à natureza do trabalho, que começa em XXXXX e termina em XXXXX, deve se apresentar de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). O texto correspondente à natureza do trabalho acadêmico deve ser o mesmo na folha de rosto e na folha de aprovação. 04. A quantidade total de folhas do seu arquivo, 206 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 207 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 204 ( 206 - 2 ), e não a 207. Sendo assim, será necessário solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/). No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), quando houver necessidade, somente após finalizadas todas as correções - essa etapa deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. É recomendável levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo PDF final. 05. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords com (exceção dos substantivos próprios e nomes científicos) devem ficar em letras minúsculas, e não maiúsculas. Exemplo: Palavras-Chave: metodologias ativas; SCALE-UP; ensino da física de partículas. O mesmo vale para as keywords. 06. No SUMÁRIO, ajustes são necessários. Recomendo consultar atentamente o sumário do modelo da Biblioteca Central (baseado na ABNT NBR 6027) e comparar cada item para que fique tudo de acordo com a configuração apresentada naquele template. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, conforme a ABNT NBR 6027. No elemento textual (= parte textual), os títulos das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter os mesmos destaques gráficos (fonte, negrito, sublinhado, itálico, etc), conforme utilizado no sumário. O mesmo vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Renomear o elemento pós-textual “7. REFERÊNCIAS” para somente REFERÊNCIAS. Elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 143 Por haver na dissertação o elemento pós-textual apêndice, a expressão APÊNDICE A - Produto Educacional (ou outro título que ache mais apropriado) obrigatoriamente tem que constar no sumário. 07. Segundo o modelo padrão de monografia da Biblioteca Central, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha da parte textual (geralmente o elemento denominado INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha (e não na parte inferior), a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha, como já está. É necessário corrigir a paginação. A numeração da página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14 - 2), e não a 15 Logo, será preciso repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Se tiver dúvida ou se desejar saber mais a respeito de como é obtida a numeração da página da INTRODUÇÃO, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02, há um esquema muito prático explicando como se calcula tal numeração. 08. Como consequência da correção anterior, quando se muda a paginação, as referências de páginas presentes no SUMÁRIO assim como em todos os elementos pré-textuais onde elas existirem terão que ser mudadas também. Portanto, depois da repaginação, atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nas seções e subseções ao longo do texto. 09. Em todos os títulos das seções e subseções na parte textual (= nos elementos textuais) assim como nos títulos dos elementos pós-textuais não pode haver ponto, hífen, travessão, parênteses ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Deve haver somente um espaço simples entre eles (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO (errado) 10. pediria que corrigisse citações do tipo (PASINI, CARVALHO, ALMEIDA, 2020), na página 73. Dentro dos parênteses, quando uma obra é de múltipla autoria, separamos os nomes dos autores usando ponto e vírgula, e não vírgulas. Logo, como deve ficar a citação: (PASINI; CARVALHO; ALMEIDA, 2020). 11. Na atual página 143, deixar o título REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos, se houver. Todo título de elemento pós-textual (referências, apêndices e anexos) fica centralizado na linha. Como já dito, a numeração à esquerda do título REFERÊNCIAS deve ser retirada, pois títulos de elementos pós-textuais não podem ter indicativo numérico de seção. 12. Recomendo que a página 149, contendo a expressão APÊNDICE, seja excluída, pois nenhuma norma ABNT dá suporte a esse de configuração de folha. Por outro lado, o título APÊNDICE A - Produto Educacional pode ser colocado na atual página 150, logo acima dos logotipos do cabeçalho. Não há problema que tal expressão fique na capa do produto educacional. 13. Observe que títulos de seções secundárias como 2.1. METODOLOGIAS ATIVAS e títulos de seções terciárias como 2.1.1. ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA têm que ser inseridos no corpo da dissertação com os mesmos destaques gráficos com que aparecem no sumário. Não pode haver essa falta de correspondência. Logo, para que a formatação fique de acordo com as normas ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6027, será necessário corrigir todas as ocorrências como essas. 14. O Termo de depósito BDTD está ausente. O termo atualizado (a versão recomendada) pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Fim dos apontamentos. Finalizadas as correções, caso tenha certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar o depósito direto no repositório. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 01: A título de informação, como se calcula a paginação da ficha catalográfica (PagFC): PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 100, então PagFC = 100 - 2 = 98 Se o total de folhas = 90, então PagFC = 90 - 2 = 88 E assim por diante. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 02: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - NBR 6022 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - NBR 6027 – Sumário – Apresentação 05 - NBR 6028 – Resumo – Apresentação 06 - NBR 6034 – Índice – Apresentação 07 - NBR 10520 – Citações em documentos – Apresentação 08 - NBR 14724 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou sempre pronto para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h on 2022-09-12T19:29:48Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Verissimo de Medeiros (verissimo.larissa17@gmail.com) on 2022-09-14T00:36:58Z No. of bitstreams: 3 DS - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 4155716 bytes, checksum: ed8af29e244aa0567b8075f6a1e93638 (MD5) PE - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 1339248 bytes, checksum: 8bbc953cdb8a442c0e0b789855f8bdf3 (MD5) Termo de depósito.pdf: 516357 bytes, checksum: 5a2c7d204f25d8479407e9029b3983fd (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. Remover no texto "APÊNDICE A - Produto Educacional" do cabeçalho do arquivo do produto educacional 2. O arquivo do Produto Educacional também precisa ter a Ficha Catalográfica. Você pode solicitar uma normalmente pelo site https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2022-09-14T11:53:08Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Verissimo de Medeiros (verissimo.larissa17@gmail.com) on 2022-09-14T23:46:31Z No. of bitstreams: 3 DS - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 4155716 bytes, checksum: ed8af29e244aa0567b8075f6a1e93638 (MD5) Termo de depósito.pdf: 516357 bytes, checksum: 5a2c7d204f25d8479407e9029b3983fd (MD5) PE - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 1386403 bytes, checksum: 7bc599e29a50a5b5447b860bac2fdea6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-09-15T13:43:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 4155716 bytes, checksum: ed8af29e244aa0567b8075f6a1e93638 (MD5) Termo de depósito.pdf: 516357 bytes, checksum: 5a2c7d204f25d8479407e9029b3983fd (MD5) PE - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 1386403 bytes, checksum: 7bc599e29a50a5b5447b860bac2fdea6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-12T21:37:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 4155716 bytes, checksum: ed8af29e244aa0567b8075f6a1e93638 (MD5) Termo de depósito.pdf: 516357 bytes, checksum: 5a2c7d204f25d8479407e9029b3983fd (MD5) PE - Larissa Verissimo de Medeiros.pdf: 1386403 bytes, checksum: 7bc599e29a50a5b5447b860bac2fdea6 (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectSCALE-UPpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectFísica de Partículaspor
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectSCALE-UPeng
dc.subjectParticle physicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleA inserção de tópicos de física de partículas no Ensino Médio utilizando a técnica scale-uppor
dc.typeDissertaçãopor
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