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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4530
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Daniela Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2755683852632369por
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921por
dc.contributor.referee1Freitas, Sicília Calado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6692703559800264por
dc.contributor.referee2Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.date.accessioned2023-04-12T21:15:34Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-06-17-
dc.identifier.citationSOARES, Daniela Gomes. A imagem fotográfica em livros didáticos de biologia: uma análise com base na semiótica. 2022. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4530-
dc.description.resumoNo âmbito escolar, as imagens são muito veiculadas como suporte para compreensão de textos verbais. Elas promovem interações com leitor, por isso fazem parte dos livros didáticos incentivando a aprendizagem ao despertar a curiosidade dos estudantes. As imagens fotográficas, por exemplo, devido sua iconicidade são encontradas nos livros didáticos, sobretudo no ensino de ciências e biologia, reforçando informações e estabelecendo relações ao texto verbal que faz referência. Elas ilustram, conferem sentidos, permitem novas interpretações e significados acerca dos conhecimentos biológicos. Mas seu uso deve estar apropriado no livro didático, para que permita a interpretação correta pelo aluno e lhe possibilite desenvolver memória visual diante dos fenômenos apresentados. No presente trabalho, temos a seguinte questão de investigação: qual a função pedagógica das imagens fotográficas nas atividades dos livros didáticos de Biologia? Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo descritiva, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados. Para atingir o nosso objetivo, analisamos as imagens fotográficas presentes nas atividades dos livros didáticos de biologia do ensino médio das escolas da rede pública do município de Areia – PB. Utilizamos a Teoria Semiótica de Charles Sanders Peirce para a análise das fotografias, buscando entender os efeitos gerados pelos signos a partir da leitura dessas imagens. Os resultados indicam que as imagens fotográficas podem desempenhar mais de uma função em um único contexto, entretanto, a função ‘ilustrativa’ ainda é predominante nos livros didáticos analisados. Dessa forma, acreditamos que as representações semióticas provocadas na mente dos alunos contribuem para o entendimento do processo de significação dessas fotografias e evidenciam o potencial dessas imagens como importante elemento sígnico para a aprendizagem dos conteúdos de biologia.por
dc.description.abstractIn the school environment, images are widely used as a support for understanding verbal texts. They promote interactions with the reader, which is why they are part of textbooks encouraging learning by arousing students' curiosity. Photographic images, for example, due to their iconicity, are found in textbooks, especially in science and biology teaching, reinforcing information and establishing relationships to the referenced verbal text. They illustrate, give meanings, allow new interpretations and meanings about biological knowledge. But its use must be appropriate in the textbook, so that it allows the correct interpretation by the student and enables him to develop visual memory in face of the presented phenomena. In the present work, we have the following research question: what is the pedagogical function of photographic images in the activities of Biology textbooks? We use a qualitative descriptive approach, so that we can get closer to the reality of the studied objects. To achieve our goal, we analyzed the photographic images present in the activities of high school biology textbooks in public schools in the municipality of Areia – PB. We used Charles Sanders Peirce's Semiotic Theory for the analysis of photographs, seeking to understand the effects generated by signs from the reading of these images. The results indicate that the photographic images can play more than one role in a single context, however, the 'illustrative' role is still predominant in the analyzed textbooks. Thus, we believe that the semiotic representations provoked in the students' minds contribute to the understanding of the meaning process of these photographs and highlight the potential of these images as an important sign element for learning biology contents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Gomes Soares (danigs725@gmail.com) on 2022-09-02T16:07:32Z No. of bitstreams: 2 DS - Daniela Gomes Soares.pdf: 3261885 bytes, checksum: f5f19cd0fe625db68257c1edecb53729 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 73546 bytes, checksum: 1188a6723aec045e451740e8f677f2dd (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: UEPB - Biblioteca Central - Problemas no depósito do TCC no DSpace. Apontamentos para as correções. Concluinte: Daniela Gomes Soares Matrícula: 2020095306 Prezada senhora Daniela Gomes Soares, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico passe por uma inspeção para poder avaliar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pela Biblioteca Central, que adota as normas da ABNT NBR como padrão na elaboração dos trabalhos de conclusão dos seus cursos. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e o preenchimento incorreto dos dados nele, ou a sua ausência, também pode acarretar a rejeição da submissão. Só depois dessa etapa é que o trabalho acadêmico é aceito para depósito definitivo. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Na folha de aprovação (folha das assinaturas), a data da defesa do trabalho acadêmico e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios. A dissertação foi colocada em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. Também há ajustes a fazer no Termo de Depósito. Início dos apontamentos 01. Na folha de rosto, segunda folha, tudo deve ficar com a mesma configuração apresentada no modelo padrão. Observar no modelo em que posição, por exemplo, deve ficar o nome do orientador: fica posicionado no centro da linha onde se encontra 02. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, tudo deve ficar com a mesma configuração como se apresenta no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724). É preciso deixar claro que o tamanho dessa folha tem que ser A4, o mesmo tamanho padrão usado por padrão na dissertação. Podemos observar que ela está com tamanho menor. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas (que podem estar digitalizadas). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. A expressão CAMPINA GRANDE - PB / 2022 tem que ser retirada no fundo da página. 03. A folha de aprovação, a dedicatória e a epígrafe são elementos pré-textuais que ficam sem título e sem indicativo numérico (ABNT NBR 14724). Sendo assim, retirar o título “DEDICATÓRIA” da folha de dedicatória. E deixá-la configurada conforme se apresenta no modelo. 04. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. Recomendo estudar os respectivos elementos pré-textuais do modelo e ir comparando cada item para que fique tudo de acordo com a configuração dele (segundo a versão da ABNT NBR 6028 usada no modelo atual para dissertação, monografia e tese). O espaçamento entrelinhas a ser usado nos respectivos textos deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords com (exceção dos substantivos próprios e nomes científicos) devem ficar em letras minúsculas, e não maiúsculas. Exemplo: Palavras-chave: imagem fotográfica; livro didático; biologia; semiótica. Executar os mesmos ajustes para o abstract. 05. Na atual página 115, deixar o título REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. Todo título de elemento pós-textual (referências, apêndices e anexos) fica centralizado na linha. 06. No elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Além disso, tem que haver uma separação de uma linha em branco entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples”. Cuidado para não criar mais uma página com esse ajuste, pois, se isso acontecer, seria preciso fazer solicitação pelo SAGBI de nova ficha catalográfica por causa da alteração do total de folhas. Fim dos apontamentos. O Termo de Depósito foi inspecionado, o preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, caso tenha certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar o depósito direto no repositório. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 01: A título de informação, como se calcula a paginação da ficha catalográfica (PagFC): PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 100, então PagFC = 100 - 2 = 98 Se o total de folhas = 90, então PagFC = 90 - 2 = 88 E assim por diante. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 02: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - NBR 6022 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - NBR 6027 – Sumário – Apresentação 05 - NBR 6028 – Resumo – Apresentação 06 - NBR 6034 – Índice – Apresentação 07 - NBR 10520 – Citações em documentos – Apresentação 08 - NBR 14724 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou sempre pronto para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h on 2022-09-02T17:07:34Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Gomes Soares (danigs725@gmail.com) on 2022-09-03T01:41:31Z No. of bitstreams: 2 DS - Daniela Gomes Soares.pdf: 2998207 bytes, checksum: cbcb65a0fee97ec136228ff5691e53cd (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 73546 bytes, checksum: 1188a6723aec045e451740e8f677f2dd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2022-09-05T15:20:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Daniela Gomes Soares.pdf: 2998207 bytes, checksum: cbcb65a0fee97ec136228ff5691e53cd (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 73546 bytes, checksum: 1188a6723aec045e451740e8f677f2dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-12T21:15:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Daniela Gomes Soares.pdf: 2998207 bytes, checksum: cbcb65a0fee97ec136228ff5691e53cd (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 73546 bytes, checksum: 1188a6723aec045e451740e8f677f2dd (MD5) Previous issue date: 2022-06-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectImagem fotográficapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectSemióticapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA imagem fotográfica em livros didáticos de biologia: uma análise com base na semióticapor
dc.title.alternativeThe photographic image in biology textbooks: an analysis based on semioticseng
dc.typeDissertaçãopor
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