Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gerinaldo da-
dc.contributor.advisor1Ataíde, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.referee1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.referee2Vale, Elizabete Carlos do-
dc.date.accessioned2023-04-05T16:21:34Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Gerinaldo da. Ressonância magnética no ensino de Física: Uma proposta de ensino problematizadora para a Educação de Jovens e Adultos. 2022. 84f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4520-
dc.description.resumoDiversos trabalhos de pesquisa sobre o ensino da Física na educação básica, e de modo particular, na educação de jovens e adultos (EJA) enquanto modalidade de ensino, apontam para as dificuldades dos alunos da EJA em compreender os conteúdos abordados na Física e, principalmente, de relacioná-los com os fenômenos naturais que ocorrem em seu cotidiano. Tal perspectiva está associada a práticas pedagógicas tradicionais que reproduzem na EJA as mesmas práticas do chamado “ensino regular” e não percebem os estudantes dessa modalidade de ensino em suas múltiplas dimensões. Na maioria das vezes, são elaborados planos que vão permeando as aulas com narrativas de ‘dono do saber’, com a exposição dos temas e preenchendo seus horários com resolução de atividades que pouco, ou quase nada, tem a acrescentar na formação do educando. Essas atividades devem servir de suporte para que o estudante integre com sua participação no processo de formação e resolução de problemas sociais, permitindo a ação direta do estudante e que o professor lhe apoie na elaboração de hipóteses, fazendo da sala de aula um espaço de diálogo mútuo, onde quem está aprendendo também aprende a ensinar. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta como objetivo explorar os conteúdos de Física, mais especificamente sobre eletromagnetismo, abordando o tema ressonância magnética, em uma perspectiva problematizadora com enfoque nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (1990). O processo ocorrerá em três momentos distribuídos da seguinte maneira: problematização inicial, que busca extrair informações acerca dos saberes iniciais do aluno, em seguida, a organização do conhecimento no qual será apresentado o conteúdo de Física e, por último, a aplicação do conhecimento, que verificará os conhecimentos adquiridos pelo educando. Dessa forma, pretendemos oferecer ao professor de Física do Ensino Médio, mais especificamente das turmas do 3º ano do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), uma proposta de ensino que tem no estudante a peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem, uma sequência de ensino que traz o estudante para o centro do processo de formação do cidadão, permitindo ao professor uma didática em sala de aula que trabalhe com o cotidiano e vivências do estudante. Palavras-Chave: Eletromagnetismo; Ressonância Magnética; Sequência de Ensino; EJA.por
dc.description.abstractSeveral research works on the teaching of physics in basic education, and in particular Youth and Adult Education (EJA), as a teaching modality, point to the difficulties of EJA students in understanding the subjects covered in physics and, mainly to relate them to the natural phenomena that occur in their daily lives. This perspective is associated with traditional pedagogical practices that reproduce in EJA the same practices of the so-called "regular education" and do not perceive the students of this type of education in its multiple dimensions. Most of the time, plans are drawn up that permeate the classes with narratives of the 'owner of knowledge', with the exposure of themes and filling their schedules with resolution of activities that have little, or almost nothing, to add to the education of the student. These activities should serve as support for the student to integrate with his participation in the process of formation and resolution of social problems, allowing the student to act directly and for the teacher to support him in the elaboration of hypotheses, making the classroom a space for dialogue. mutual, where those who are learning also learn to teach. In this context, the present work aims to explore the contents of Physics, more specifically on electromagnetism, approaching the topic of magnetic resonance, in a problematizing perspective focusing on the three pedagogical moments proposed by Delizoicov (2001) and Angotti (1990). The process will take place in three moments distributed as follows: initial problematization, which seeks to extract information about the student's initial knowledge, then, the organization of knowledge in which the content of Physics will be presented and, finally, the application of knowledge, that will verify the knowledge acquired by the student. In this way, we intend to offer the High School Physics teacher, more specifically for the 3rd year classes of Youth and Adult Education (EJA), a teaching proposal that has the student as the fundamental piece in the teaching and learning process, a teaching sequence that brings the student to the center of the citizen's formation process, allowing the teacher a classroom didactic that works with the student's daily life and experiences. KeyWords: Electromagnetism; Magnetic Resonance; Teaching Sequence; EJA.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gerinaldo silva (gelprofessor@hotmail.com) on 2022-11-07T12:53:08Z No. of bitstreams: 2 DS-Gerinaldo da Silva.pdf: 2097496 bytes, checksum: 4ce5ab4c1631f935498de0755ba82ff4 (MD5) Termo de Depósito-Gerinaldo da Silva.pdf: 398526 bytes, checksum: c6021b1bcabac8e679846ef10e8b6380 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-11-07T13:03:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS-Gerinaldo da Silva.pdf: 2097496 bytes, checksum: 4ce5ab4c1631f935498de0755ba82ff4 (MD5) Termo de Depósito-Gerinaldo da Silva.pdf: 398526 bytes, checksum: c6021b1bcabac8e679846ef10e8b6380 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-05T16:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS-Gerinaldo da Silva.pdf: 2097496 bytes, checksum: 4ce5ab4c1631f935498de0755ba82ff4 (MD5) Termo de Depósito-Gerinaldo da Silva.pdf: 398526 bytes, checksum: c6021b1bcabac8e679846ef10e8b6380 (MD5) Previous issue date: 2022-09-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEletromagnetismopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectRessonância magnéticapor
dc.subjectSequência de ensinopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApor
dc.subjectMagnetic resonanceeng
dc.subjectElectromagnetismeng
dc.subjectTeaching sequenceeng
dc.subject.cnpqFISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS::PROPRIEDADES DE PARTICULAS ESPECIFICAS E RESSONANCIASpor
dc.titleRessonância magnética no ensino de Física: Uma proposta de ensino problematizadora para a Educação de Jovens e Adultospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS-Gerinaldo da Silva.pdfDS - Gerinaldo da Silva2.05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito-Gerinaldo da Silva.pdfTermo de depósito389.19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.