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dc.creatorSantos, Angelica Tatiany Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2580557790545518por
dc.contributor.advisor1Dias, Márcia Adelino da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee1Araújo, Patrícia Cristina Aragão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.contributor.referee2Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366por
dc.date.accessioned2023-04-05T14:10:15Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Angelica Tatiany Rodrigues dos. Educação Ambiental e Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2023. 54 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4510-
dc.description.resumoOs impactos ambientais provenientes da ação humana vêm desencadeando tanto o desequilíbrio ambiental, como também uma diversidade de problemas na sociedade atual. Deste modo, é necessário que ocorram mudanças em relação a percepção da população frente ao uso dos recursos naturais, para que haja uma utilização sustentável desses recursos. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo identificar a percepção ambiental dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da comunidade Chã da Pia de Areia- PB. Com essa finalidade, foram realizadas atividades de Educação ambiental e Alfabetização científica, por meio de uma sequência didática, utilizando, como estratégia didática, os temas geradores propostos por Paulo Freire e os eixos estruturantes para a alfabetização cientifica. A pesquisa teve cunho exploratório-descritiva com abordagem qualitativa e foi desenvolvida em quatro etapas no período entre março de 2021 a julho de 2022. Na primeira etapa ocorreram visitas à comunidade e reuniões de exploração territorial; Na segunda etapa houve o planejamento da intervenção pedagógica; A terceira etapa foi a execução da intervenção pedagógica, que ocorreu em uma turma do ciclo I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Honório na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A sequência didática foi desenvolvida no decorrer de 3 (três) aulas, utilizando estratégias adaptadas para o ensino remoto, com foco na contextualização e participação dos alunos. Os dados foram coletados a partir de diários de bordo a fim de registrar os procedimentos didáticos e as percepções dos (as) alunos (as) durante o processo de ensino-aprendizagem, para a análise utilizou-se as categorias: sondagem, conceituar, contextualizar, construir e dialogar. Por fim, a quarta etapa, que foi a avaliação, realizada de forma diagnóstica, formativa e mediadora, buscando identificar as dificuldades e o progresso dos estudantes. A presente pesquisa, resultou na ampliação da percepção dos alunos frente a temática de educação ambiental e alfabetização científica, contribuindo com resultados significativos apresentados de forma construtiva e formativa no decorrer das aulas, mediadas pela professora-pesquisadora, contribuindo assim, para a construção e ampliação do aprendizado e para o desenvolvimento de um olhar crítico, voltado para o uso consciente dos recursos naturais.por
dc.description.abstractThe environmental impacts arising from human action have been triggering both the environmental imbalance, as well as a variety of problems in today's society. Thus, it is necessary that changes occur in relation to the population's perception of the use of natural resources, so that there is a sustainable use of these resources. Given this, the present work aimed to identify the environmental perception of students of Youth and Adult Education in the community Chã da Pia de Areia-PB. For this purpose, Environmental Education and Scientific Literacy activities were carried out, through a didactic sequence, using, as a didactic strategy, the generating themes proposed by Paulo Freire and the structuring axes for scientific literacy. The research had an exploratory-descriptive nature with a qualitative approach and was developed in four stages in the period between March 2021 and July 2022. In the first stage there were visits to the community and territorial exploration meetings; In the second stage, there was the planning of the pedagogical intervention; The third stage was the implementation of the pedagogical intervention, which took place in a class of cycle I, of the Municipal Elementary School Pedro Honório in the teaching modality of Youth and Adult Education (EJA). The didactic sequence was developed over the course of 3 (three) classes, using strategies adapted for remote teaching, focusing on contextualization and student participation. Data were collected from logbooks in order to record the didactic procedures and the perceptions of the students during the teaching-learning process, for the analysis the following categories were used: survey, conceptualize, contextualize , build and dialogue. Finally, the fourth stage, which was the assessment, was carried out in a diagnostic, formative and mediating way, seeking to identify the difficulties and progress of the students. The present research resulted in the expansion of the students' perception regarding the theme of environmental education and scientific literacy, contributing with significant results presented in a constructive and formative way during the classes, mediated by the teacher-researcher, thus contributing to the construction and expansion of of learning and the development of a critical eye, focused on the conscious use of natural resources.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Angelica Tatiany Rodrigues dos Santos (angelica.rodrigues@aluno.uepb.edu.br) on 2023-04-04T19:15:12Z No. of bitstreams: 3 DS - ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS.pdf: 1309394 bytes, checksum: 337251be4b37c81411df942b8ea3c0bf (MD5) PE- ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS.pdf: 473027 bytes, checksum: 039c4333c84f6c7a33e89b895a0adfc3 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 261651 bytes, checksum: f90b3d47a1b199bbee3a921344136e81 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: angelica.rodrigues@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Angelica Tatiany Rodrigues dos Santos Matrícula: 2020095301 Prezada concluinte, boa tarde. O depósito foi colocado em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. Há ajustes a fazer no Termo de Depósito e nos metadados da BDTD. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. O Termo de Depósito BDTD foi inspecionado. Já que a data de liberação para publicação do material acadêmico no termo de depósito está para 31/03/2023, eu pensei que fosse essa também a data que seria preenchida nos metadados da BDTD. Segundo minhas últimas instruções: “(...) Não custa nada dizer que nos metadados da BDTD a data de liberação para publicação deve ser a mesma informada no PDF do termo de depósito: 31/03/2023”. Se houver razões para embargar a publicação, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente (que é de até 5 anos). Ou seja, se a concluinte deseja prorrogar a publicação pelo tempo máximo, o prazo normal só pode ir até 6/07/2023, e não 31/03/2024, como está na BDTD. Nesse caso, desejando prorrogar a publicação para 6/07/2023, essa data deve ser a mesma informada no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Agora basta efetuar as correções. No manual de depósito podemos consultar todas as questões sobre prazos de prorrogação, mas acredito que deu para entender. Por último, alterações foram feitas nos metadados da BDTD para se adequar ao padrão de preenchimento exigido e eu pediria que deixasse como estão agora. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-04-04T19:51:29Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Angelica Tatiany Rodrigues dos Santos (angelica.rodrigues@aluno.uepb.edu.br) on 2023-04-04T20:31:40Z No. of bitstreams: 3 DS - ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS.pdf: 1309394 bytes, checksum: 337251be4b37c81411df942b8ea3c0bf (MD5) PE- ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS.pdf: 473027 bytes, checksum: 039c4333c84f6c7a33e89b895a0adfc3 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 261651 bytes, checksum: f90b3d47a1b199bbee3a921344136e81 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-04-04T21:42:11Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS - ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS.pdf: 1309394 bytes, checksum: 337251be4b37c81411df942b8ea3c0bf (MD5) PE- ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS.pdf: 473027 bytes, checksum: 039c4333c84f6c7a33e89b895a0adfc3 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 261651 bytes, checksum: f90b3d47a1b199bbee3a921344136e81 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-05T14:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS - ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS.pdf: 1309394 bytes, checksum: 337251be4b37c81411df942b8ea3c0bf (MD5) PE- ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS.pdf: 473027 bytes, checksum: 039c4333c84f6c7a33e89b895a0adfc3 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 261651 bytes, checksum: f90b3d47a1b199bbee3a921344136e81 (MD5) Previous issue date: 2022-07-06eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
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dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectRecursos Naturais na Educaçãopor
dc.subjectImpactos ambientaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleEducação Ambiental e Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.typeDissertaçãopor
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