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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estimulação transcraniana por corrente contínua no transtorno do espectro autista - uma revisão sistemática
Autor: Camargo, Ana Paula Rodrigues
Primeiro orientador: Vasconcelos, Danilo de Almeida
Resumo: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento que se manifesta com déficits na comunicação, interação social, comportamentos estereotipados e repetitivos, sem tratamento ainda disponível. Assim, a estimulacão transcraniana por corrente contínua (ETCC) apresenta-se como uma ferramenta com potencial de terapia conjunta para uma variedade de patologias neurológicas, psiquiátricas e do movimento, podendo influenciar no controle das condições clínicas características do autismo. Objetivo: avaliar a eficácia da ETCC no tratamento de crianças portadoras do TEA. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada por meio de uma busca abrangente em bases de dados como a PubMed, SciELO, PEDro, Lilacs, além de uma busca manual na lista de referências dos estudos recuperados. Foram inclusos estudos em inglês, português ou espanhol publicados a partir do ano de 2010, que analisavam a eficácia da ETCC no TEA em crianças menores com idade inferior a 14 anos. Resultados: Foi encontrado um total de 53 estudos, dos quais apenas 7 foram inclusos, sendo constatado nesses, que as crianças com TEA tratadas com ETCC, apresentam melhora em vários domínios clínicos, como no comportamento, convívio social, planejamento motor, entre outros. Conclusão: Dessa forma, é observado que a ETCC consiste em uma intervenção segura e eficaz para melhora das manifestações clínicas de crianças com TEA, principalmente dos aspectos comportamentais, motores e cognitivos, podendo assim ser considerada como uma ferramenta promissora para tratamento do TEA
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that manifests with deficits in communication, social interaction, stereotyped and repetitive behaviors, with no treatment available yet. Thus, transcranial direct current electrical stimulation (tDCS) is a tool with potential for joint therapy for a variety of neurological, psychiatric and movement disorders, and may influence the control of characteristic clinical conditions of autism. Objective: To evaluate the efficacy of tDCS in the treatment of children with ASD. Methods: This is a systematic literature review, carried out by means of a detailed search in databases such as PubMed, SciELO, PEDro, Lilacs, in addition to a manual search in the reference list of the retrieved studies. Studies were included in English, Portuguese or Spanish published from the year 2010, which analyzed the efficacy of tCDS in ASD in younger children under the age of 14 years old. Results: Were found a total of 53 studies, of which only 7 were included, and it was found that children with ASD treated with tCDS showed improvement in several clinical domains, such as behavior, social interaction, motor planning, among others. Conclusion: Thus, it is observed that the tCDS is a safe and effective intervention to improve the clinical manifestations of children with ASD, especially the behavioral, motor and cognitive aspects, and can also be considered as a promising tool for the treatment of ASD.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Reabilitação
Estimulação transcraniana
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
Citação: CAMARGO, Ana Paula Rodrigues. Estimulação transcraniana por corrente contínua no transtorno do espectro autista - uma revisão sistemática. 2022. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4508
Data de defesa: 23-Mar-2021
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