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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafael Pereira da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4101744521486382por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Maria Betania Sabino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154719055505498por
dc.contributor.referee1Maciel, Aníbel de Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1093400715444576por
dc.contributor.referee2Santos, Anita Leocádia Pereira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753404674015930por
dc.date.accessioned2023-03-31T19:36:52Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Pereira da. Contribuições da sala de aula invertida para o estudo de frações. 2022. 145f . Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4485-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino e aprendizagem do conceito de Frações, em uma turma do 6.º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada de ensino, localizada no município de Juarez Távora, no estado da Paraíba, em que o Professor é também o Pesquisador. A pesquisa é de natureza qualitativa, abordagem que permite ao pesquisador buscar compreender o fenômeno em sua totalidade, procurando compreensões e interpretações significativas do objeto estudado. Também é caracterizada como uma pesquisa pedagógica, uma vez que, é voltada para o estudo da nossa própria sala de aula, ou seja, se trata de o professor pesquisando a sua própria prática didático-pedagógica, além de envolver todo o processo de observação empírica da sala de aula e a reflexão dos alunos. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas que foram aplicados antes e depois do desenvolvimento da metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI). Por meio desses questionários, buscamos levantar dados sobre o acesso dos alunos às tecnologias e a respeito das suas percepções acerca da metodologia abordada. Além disso, coletamos dados por meio da observação realizada durante o processo de aplicação da metodologia, buscando verificar como se desenvolveu a aprendizagem dos alunos acerca do conceito de Frações. Os critérios de análise foram a compreensão dos conceitos trabalhados; e, a participação, a interação e a cooperação entre os alunos durante o desenvolvimento da proposta da SAI. A partir da nossa análise, evidenciamos que a metodologia contribuiu de forma positiva para a aprendizagem dos alunos quanto ao conceito de Frações, bem como, constatamos mudanças satisfatórias no comportamento dos alunos, considerando a participação, a interação e a cooperação. Em síntese, ressaltamos que o uso da metodologia da SAI pode, sim, contribuir positivamente para o ensino e a aprendizagem de Frações.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the contribution of the Flipped Classroom (FC) at teaching and learning of the Fraction concept in a 6th grade class of the Elementary School. The research was realized in a private school placed in Juarez Távora Town, in the State of Paraíba, in which the Teacher is also the Researcher. The research has a qualitative slant, an approach which allows the researcher to understand the phenomenon in its totality, seeking significative compreehensions and interpretations of the studied object. It is also characterized as a pedagogical research, once, it is diretioned to the study of our own classroom; in other words, it treats of the teacher researching his/her own didatic-pedagogical practice besides to engage all the empirical observation process of the classroom and the reflection of the students. Data collection happened through questionaries with open and closed questions which were applied before and after the development of the Flipped Classroom (FC) methodology. By the mean of these questionaries, we sought to collect data about the acccess of the students to the technologies and their perceptions about the methodology approached. Moreover, we collected data trought the observation realized during the methodology application process, seeking to verify how the learning of the students developed about the Fraction concept. The criteria of the analysis were the comprehension of the concepts worked; and, the participation, the interaction, and the cooperation amongst the students during the development of the FC proposal. From our analysis, we have found that the methodology contributed in a positive way to the learning of the students in relation to the Fraction concept, as well as, we have noticed satisfatory changes in the behaviour of the students considerating the participation, the interaction, and the cooperation. In short, we emphasis that the utilization of the FC methodology can, yes, to contribute positively to the teaching and the learning of Fractions.por
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pereira da Silva (rafael220395@gmail.com) on 2022-09-29T23:24:40Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - RAFAEL PEREIRA DA SILVA.pdf: 1665823 bytes, checksum: 389d7d84a0a1369b44decbd278845432 (MD5) Termo de Depósito -.pdf: 592823 bytes, checksum: 07a3a185b7948df091831a886085c7ef (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: UEPB - Biblioteca Central - Problemas no depósito do trabalho acadêmico na BDTD. Apontamentos para as correções. Concluinte: Rafael Pereira da Silva Matrícula: 2020095111 Prezado senhor Rafael Pereira da Silva, boa noite. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico passe por uma inspeção para poder avaliar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pela Biblioteca Central, que adota as normas da ABNT NBR como padrão na elaboração dos trabalhos de conclusão dos seus cursos. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e o preenchimento incorreto dos dados nele, ou a sua ausência, também pode acarretar a rejeição da submissão. Só depois dessa etapa é que o trabalho acadêmico é aceito para depósito definitivo. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo em PDF da dissertação ficará nomeado exatamente da seguinte forma: DS - Rafael Pereira da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, a nova versão do termo em PDF Ele receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Caso ainda não o tenha, o Termo de Depósito atualizado (a versão recomendada) para os concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Sua dissertação foi colocada em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. Início dos apontamentos 01. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários para que fique tudo de acordo com a norma ABNT NBR 6028, de 2021, e com a ABNT NBR 14724. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos respectivos textos deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações e teses: de 1.5. Os descritores das palavras-chave e das keywords com (exceção dos substantivos próprios e nomes científicos) devem ficar em letras minúsculas, e não maiúsculas. Como deve ficar: Palavras-chave: sala de aula invertida; metodologia ativa; ensino híbrido; ensino de frações. Keywords: flipped classroom; active methodology; blendes teaching; fraction teaching. Caso o aumento do espaço entrelinhas produza páginas a mais, será necessário repaginar a dissertação a partir daí e solicitar outra ficha catalográfica com a nova paginação. Acredito que o espaço que está sobrando em cada página vai evitar isso. 02. Na página 129, deixar o título REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. Todo título de elemento pós-textual (referências, apêndices e anexos) fica centralizado na linha. 03. O Termo de depósito BDTD está ausente. O termo atualizado (a versão recomendada) pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . O termo depositado é a versão destinada somente para os concluintes dos cursos de graduação e de especialização. Fim dos apontamentos. Finalizadas as correções, caso tenha certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar o depósito direto no repositório. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - NBR 6022 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - NBR 6027 – Sumário – Apresentação 05 - NBR 6028 – Resumo – Apresentação 06 - NBR 6034 – Índice – Apresentação 07 - NBR 10520 – Citações em documentos – Apresentação 08 - NBR 14724 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Como meu horário de expediente (21:00 horas) já terminou, volto a atender amanhã a partir das 11h30min. Como um dia especial devido ao pleito eleitoral de 2022, amanhã na UEPB o expediente só vai até às 13h00min. É possível que amanhã logo cedo sua dissertação seja analisada por um colega do meu setor – desde que o trabalho acadêmico esteja depositado no repositório. Caso contrário, ele poderá ser analisado por mim amanhã a partir de 11h30min até às 13h00min, expediente especial, ou na próxima segunda-feira das 13h00min até às 21h00min, também em horário especial pós-eleição. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou sempre pronto para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h on 2022-09-30T00:54:41Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pereira da Silva (rafael220395@gmail.com) on 2022-09-30T01:57:36Z No. of bitstreams: 2 DS - Rafael Pereira da Silva.pdf: 1666002 bytes, checksum: af0da8b53533ed3853370129810d3a5c (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 264043 bytes, checksum: 5f11413247a651f2ce9627af36a8f693 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-09-30T11:32:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Rafael Pereira da Silva.pdf: 1666002 bytes, checksum: af0da8b53533ed3853370129810d3a5c (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 264043 bytes, checksum: 5f11413247a651f2ce9627af36a8f693 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-31T19:36:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Rafael Pereira da Silva.pdf: 1666002 bytes, checksum: af0da8b53533ed3853370129810d3a5c (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 264043 bytes, checksum: 5f11413247a651f2ce9627af36a8f693 (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSala de Aula Invertidapor
dc.subjectMetodologia Ativapor
dc.subjectEnsino Híbridopor
dc.subjectEnsino de Fraçõespor
dc.subjectFlipped classroomeng
dc.subjectActive methodologyeng
dc.subjectBlendes teachingeng
dc.subjectFraction teachingeng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleContribuições da sala de aula invertida para o estudo de fraçõespor
dc.typeDissertaçãopor
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