Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4477
Tipo do documento: Dissertação
Título: Do buraco à superfície: por uma grande política do devir no mundo
Título(s) alternativo(s): Del hueco a la superficie: por una gran política de devenir en el mundo
Autor: Fernandes, Arthur Muniz 
Primeiro orientador: Nobre, Fábio Rodrigo Ferreira
Primeiro membro da banca: Kuhlmann, Paulo Roberto Loyolla
Segundo membro da banca: Pinheiro, Lucas Miranda
Resumo: À luz da filosofia política do devir, reproduzimos uma pequena política. Deixamos atravessar circuitos que despotencializam os corpos, e assim, se erguem por todos os lugares - desde a minha pele até as relações internacionais - uma estrutura em movimento de despotencialização. Vislumbramos um Sistema Internacional de Impotência. Contudo, em sentido contrário, todo mainstream das Relações Internacionais enxerga potência nesses centros de ressonância da impotência sistêmica. É preciso inverter a imagem. Faz-se necessário construir uma percepção das relações internacionais capaz de se abrir para uma real potencialização da vida, para uma Grande Política. Este trabalho, pois, se dedica a pensar algumas bases teóricas para uma produção desta Grande Política nos corpos e no mundo. Para tanto, erguemos pesquisa teórica na busca de entender como foi possível se construir toda uma estrutura de despotencialização dos corpos, e assim, uma máquina internacional a rebaixar a vida. Já que, ao compreender os dispositivos em curso, possibilitamos pensar maneiras de realizar curtos-circuitos e abrir territórios para uma outra política interessante as forças ativas, balizada no devir, em uma verdadeira potencialização dos corpos, e na promoção de campos de composição intensiva. Por uma Grande Política do devir no mundo. Ir do buraco à superfície.
Abstract: A la luz de la filosofía política del devenir, reproducimos una pequeña política. Dejamos pasar los circuitos que despotencian los cuerpos y, así, se elevan por todas partes, desde mi piel hasta las relaciones internacionales, una estructura móvil de despotencialización. Visualizamos un sistema internacional de impotencia. Sin embargo, en la dirección opuesta, toda la corriente principal de Relaciones Internacionales ve poder en estos centros de resonancia de la impotencia sistémica. Es necesario invertir la imagen. Es necesario construir una percepción de las relaciones internacionales capaz de abrirse a un potencialización real de la vida, para una Gran Política. Este trabajo, por tanto, está dedicado a reflexionar sobre algunas bases teóricas para la producción de esta Gran Política en los organismos y en el mundo. Para ello, realizamos una investigación teórica en la búsqueda de entender cómo era posible construir toda una estructura de despotencialización de los cuerpos, y así, una máquina internacional para degradar la vida. Ya que, al comprender los dispositivos en marcha, hacemos posible pensar en formas de hacer cortocircuitos y territorios abiertos para otra política interesante, fuerzas activas, basadas en devenir, en una potenciación real de los cuerpos, y en la promoción de campos de composición intensiva. Por una Gran Política de devinir en el mundo. Ve del agujero a la superficie.
Palavras-chave: Relações Internacionais
Grande Política
Devir
Relaciones Internacionales
Gran Política
Devinir
Área(s) do CNPq: CIENCIA POLITICA::TEORIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA
Programa: Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI
Citação: FERNANDES, A. M. Do buraco à superfície: por uma grande política do devir no mundo. 2021. 157f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4477
Data de defesa: 11-Jan-2021
Aparece nas coleções:PPGRI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Arthur Muniz FernandesDissertação1.23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósitoTermo de depósito BDTD1.9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.