Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cleber Gordiano dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153887036439076por
dc.contributor.advisor1Souza, Francisca Zuleide Duarte de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581771727878518por
dc.contributor.referee1Alves, Wanderlan da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245634036144170por
dc.contributor.referee2Mariz, Josilene Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619por
dc.date.accessioned2022-10-18T00:03:18Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.citationSANTOS, C. G. A poetização da América Latina em Belchior: perspectivas decoloniais. 2022. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4441-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as investidas poéticas do cantor e compositor Antônio Carlos Belchior, com foco na presença, em seu repertório, das noções de América Latina enquanto região historicamente espoliada e marginalizada pela lógica do sistema-mundo moderno/colonial, e apontar as percepções críticas do cancionista brasileiro acerca da identidade latino-americana e da latino-americanidade a partir de um olhar que leve em consideração os conceitos de colonialidade, especialmente a colonialidade do poder e do saber, propondo uma leitura que se ancore nos preceitos do pensamento decolonial. Para tanto, propor-se-á uma imersão no histórico de exploração capitalista da região, conforme Halperín Donghi (1975), Galeano (2019) e Todorov (2019), e nos problemas identitários oriundos da herança colonial, baseado nos estudos de Ribeiro (1986 e 2021) e Larraín (1994), uma problematização das epistemologias fundadas no eurocentrismo, a partir de Quijano (1992, 2005, 2006 e 2020) e Mignolo (1995, 2005, 2007a, 2007b, entre outros) e uma concepção de música popular enquanto instrumento de libertação crítica do subalterno frente às amarras da colonialidade, de acordo com o que postularam Caldas (2005 e 2010) e Tinhorão (2010). Assim, foram selecionadas, dentro da obra de Belchior, as canções “Voz da América” (1979), “Num país feliz” (1993, com Jorge Mello) e “Quinhentos anos de quê?” (1993, com Eduardo Larbanois), que formarão o corpus de análise literomusical desta pesquisa, que será realizada a partir dos pressupostos mencionados anteriormente.por
dc.description.abstractThe present work aims to identify and analyze the poetic advances of the songwriter Antônio Carlos Belchior, focusing on the presence, in his repertoire, of the notions of Latin America as a region historically despoiled and marginalized by the logic of the modern/colonial world-system, and to point out the critical perceptions of the Brazilian singer about Latin American identity and Latin Americanity from a perspective that takes into account the concepts of coloniality, especially the coloniality of power and knowledge, proposing a reading that is anchored in the precepts of decolonial thought. To this end, an immersion in the history of capitalist exploitation in the region will be proposed, according to Halperín Donghi (1975), Galeano (2019) and Todorov (2019), and in the identity problems arising from the colonial heritage, based on the studies of Ribeiro (1986 and 2021) and Larraín (1994), a problematization of epistemologies based on Eurocentrism, based on Quijano (1992, 2005, 2006 and 2020) and Mignolo (1995, 2005, 2007a, 2007b, among others) and a conception of popular music as an instrument of critical liberation of the subaltern from the shackles of coloniality, according to what Caldas (2005 and 2010) and Tinhorão (2010) postulated. Thus, within the work of Belchior, the songs “Voz da América” (1979), “Num país feliz” (1993, with Jorge Mello) and “Quinhentos anos de quê?” (1993, with Eduardo Larbanois) were selected, which will form the corpus of literary-musical analysis of this research, which will be carried out from the assumptions mentioned above.eng
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo identificar y analizar los avances poéticos del cantante y compositor Antônio Carlos Belchior, con foco en la presencia, en su repertorio, de las nociones de América Latina como región históricamente expoliada y marginada por la lógica del sistema-mundo moderno/colonial, y señalar las percepciones críticas del cantautor brasileño sobre la identidad latinoamericana y la latinoamericanidad desde una perspectiva que tenga en cuenta los conceptos de colonialidad, especialmente la colonialidad del poder y del saber, proponiendo una lectura que se ancle en los preceptos del pensamiento decolonial. Para esto, se propondrá una inmersión en la historia de la explotación capitalista en la región, según Halperín Donghi (1975), Galeano (2019) y Todorov (2019), y en los problemas identitarios derivados de la herencia colonial, a partir de los estudios de Ribeiro (1986 y 2021) y Larraín (1994), una problematización de epistemologías basadas en el eurocentrismo, a partir de Quijano (1992, 2005, 2006 y 2020) y Mignolo (1995, 2005, 2007a, 2007b, entre otros) y una concepción de la música popular como instrumento de liberación crítica de los subalternos de las cadenas de la colonialidad, según postularon Caldas (2005 y 2010) y Tinhorão (2010). Así, dentro de la obra de Belchior, se seleccionaron los temas “Voz da América” (1979), “Num país feliz” (1993, con Jorge Mello) y “Quinhentos anos de quê?” (1993, con Eduardo Larbanois), que conformarán el cuerpo de análisis literario-musical de esta investigación, que se realizará a partir de los supuestos mencionados anteriormente.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Cleber Gordiano dos Santos (clbgordiano@gmail.com) on 2022-09-20T23:20:57Z No. of bitstreams: 2 DEPÓSITO.pdf: 1395872 bytes, checksum: bf69a2ab8e0e3eea2bc312ed6f9ad063 (MD5) TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 283459 bytes, checksum: 0cb64e30a89b259b8d176388f157a91b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2022-09-22T11:04:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DEPÓSITO.pdf: 1395872 bytes, checksum: bf69a2ab8e0e3eea2bc312ed6f9ad063 (MD5) TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 283459 bytes, checksum: 0cb64e30a89b259b8d176388f157a91b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-18T00:03:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DEPÓSITO.pdf: 1395872 bytes, checksum: bf69a2ab8e0e3eea2bc312ed6f9ad063 (MD5) TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 283459 bytes, checksum: 0cb64e30a89b259b8d176388f157a91b (MD5) Previous issue date: 2022-09-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjectPensamento decolonialpor
dc.subjectMúsica popular brasileirapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA poetização da América Latina em Belchior: perspectivas decoloniaispor
dc.title.alternativeLa poetización de América Latina en Belchior: perspectivas decolonialesspa
dc.title.alternativeThe poetization of Latin America in Belchior: decolonial perspectiveseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEPÓSITO.pdfCleber Gordiano dos Santos1.36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito 276.82 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.