Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4406
Tipo do documento: Tese
Título: Mulheres (in) submissas: a multiplicidade de perfis na obra de Lília Momplé
Título(s) alternativo(s): (In) submission women: the multilicity of profiles in Lília Momplé's work
Autor: Almeida, Maria Aparecida Nascimento de 
Primeiro orientador: Souza, Francisca Zuleide Duarte de
Primeiro membro da banca: Souza, Zuleide Duarte de
Segundo membro da banca: Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva
Terceiro membro da banca: Lima, Tânia Maria de Araújo
Quarto membro da banca: Souza, Aldinida de Medeiros
Quinto membro da banca: Nogueira, Maria Simone Marinho
Resumo: Esta tese discute a mulher na África a partir de conceitos alternativos ao Feminismo Ocidental, considerado, por alguns críticos, inadequado para expressar os anseios e receios da mulher no continente africano e recusado pela escritora Lília Momplé, autora das obras que compõem o corpus de análise, nomeadamente: Ninguém matou Suhura, Os Olhos da Cobra Verde (contos) e Neighbours (romance). Nestas obras é notória a opressão feminina por questões relacionadas à raça, classe e gênero, além do impacto da tradição, cujas práticas matrilineares persistem na região Norte de Moçambique, em oposição às patrilineares conservadas no Sul do país. Assim, a “geografia cultural” é imprescindível para sondar os perfis das mulheres (in)submissas, protagonistas e personagens secundárias, na obra de Lília Momplé, a partir de projetos libertários de escrita e de vivência, pois as vozes e letras femininas, ficcionais e reais, reivindicam autonomia no que concerne à forma e ao conteúdo das narrativas, bem como exigem uma perspectiva de abordagem da mulher que espelhe a realidade vivenciada. Por isso, evocamos a afrocentricidade como “orientação metodológica”; e o Mulherismo Africana como paradigma teórico, o qual é considerado apropriado, para tais discussões, por incentivar uma práxis libertadora das opressões de raça, classe e gênero, em consonância com a cultura africana, permitindo sondar a multiplicidade de perfis femininos e verificar o percurso trilhado da submissão à insubmissão, por meio do conceito de agência.
Abstract: This thesis discusses the female existence in Africa from the alternative concepts of the Western Feminism, considered mostly inadequate to express the longings and fears of the African Continent women and refused by the writer Lília Momplé, author of the works that compose the analysis corpus, namely, Ninguém matou Suhura, Os Olhos da Cobra Verde (short stories) and Neighbours (novel), in which the female oppression is notorious by questions related to race, class and gender; beyond the impact of tradition, which matrilineal practices persist in the Northern Mozambique, in opposition to the patrilineal practices that remain in the South of the country. Thus, the “cultural geography” is essential to for probing the profiles of the (um)submissive women, protagonists and supporting characters in Lília Momplé’s work, from the libertarian projects of writing and experience, for the female voices and writings, fictional and real, claim for autonomy in which concerns the form and contentes of narratives, as well as require a perspective approach of woman that mirrors the experienced reality. That is why we evoke the afrocentricity as a “methodological orientation”; and the Africana Womanism as a theoretical paradigma, which is considered appropriatefor such discussions, to encourage a liberating práxis from the race, class and gender oppression, in line with the African culture, allowing top robe the multiplicity of female profiles and verify the path taken from submission to insubmission through the agency concept.
Palavras-chave: Literatura moçambicana
Gênero
Opressão
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: ALMEIDA, M. A. N. Mulheres (in) submissas: a multiplicidade de perfis na obra de Lília Momplé. 2022. 211 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4406
Data de defesa: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - MARIA APARECIDA NASCIMENTO DE ALMEIDA.pdfMARIA APARECIDA NASCIMENTO DE ALMEIDA1.92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito da Tese .pdfTermo de Depósito90.19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.