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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços na APS do estado da Paraíba: Estudo tranversal
Autor: Monteiro, Debora Lana Alves
Primeiro orientador: Padilha, Wilton Wilney Nascimento
Primeiro membro da banca: Padilha, Wilton Wilney Nascimento
Segundo membro da banca: Olinda, Ricardo Alves de
Terceiro membro da banca: Lucena, Edson Hilan Gomes de
Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) caracteriza-se por um conjunto de ações de caráter individual e coletivo, voltados para a promoção, prevenção e manutenção da saúde, baseado em tecnologias acessíveis, que levam os serviços de saúde o mais próximo dos lugares de vida das pessoas. Starfield (2002) qualificou a APS por meio de quatro atributos essenciais (acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação da atenção) e três derivados (orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural). Esses atributos, apesar de intimamente relacionados entre si, podem ser avaliados separadamente. A identificação da presença e extensão dos atributos qualificadores é importante para determinar se um serviço é realmente orientado para APS, fortalecendo sua capacidade em prover atenção integral, do ponto de vista biopsicossocial, à sua comunidade adscrita. Objetivo: identificar a opinião dos usuários acerca da qualidade da Atenção Primária nas macrorregiões de saúde do estado da Paraíba, a luz dos atributos da APS, a partir de dados secundários do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ –AB). Método: Estudo transversal com dados de 5347 usuários vinculados a 1363 equipes de saúde na APS do Estado. Foram selecionadas questões do material utilizado na Avaliação Externa no 3º ciclo do PMAQ-AB (2018) referentes ao perfil demográfico, condição socioeconômica e instrumento elaborado pelos pesquisadores com 42 variáveis. As respostas dos usuários foram categorizadas por equipe de saúde: “Muito Bom” (valor 4), “Bom” (valor 3), “Regular” (valor 2), “Ruim” (valor 1) e “Muito Ruim” (valor 0). Os dados obtidos foram tabulados por meio de frequência e porcentagens simples, apresentados e analisados sob forma de tabelas no Excel 2010. Resultados: A classificação “Muito Bom” foi de 10751 (52,5%) em Acesso de Primeiro Contato, 9757 (55,1%) em Longitudinalidade, 1315 (48,2%) em Coordenação da Atenção; com menor, proporção 4146 (25,3%) em Integralidade no Estado da Paraíba. Conclusão: O estudo demonstrou classificação geral positiva com a satisfação dos usuários e a presença dos atributos, nas Macrorregiões e Estado. Dentre as principais limitações, estão o baixo desempenho no atributo Integralidade e as piores avaliações atribuídas na Macrorregião I.
Abstract: Primary Health Care (PHC) is characterized by a set of individual and collective actions, aimed at promoting, preventing and maintaining health, based on accessible technologies, which bring health services closer to the places of people's lives. Starfield (2002) qualified PHC through four essential attributes (first contact access, longitudinality, comprehensiveness and coordination of care) and three derivatives (family orientation, community orientation and cultural competence). These attributes, although closely related to each other, can be evaluated separately. Identifying the presence and extent of qualifying attributes is important to determine if a service is PHC-oriented, strengthening its capacity to provide comprehensive care, from a biopsychosocial point of view, to its enrolled community. Objective: to identify the opinion of users about the quality of Primary Care in the health macro-regions of the state of Paraíba, in the light of the attributes of the PHC, based on secondary data from the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ - AB). Method: Cross-sectional study with data from 5347 users linked to 1363 health teams in the State's PHC. Questions were selected from the material used in the External Evaluation in the 3rd cycle of the PMAQ-AB (2018) referring to the demographic profile, socioeconomic status and instrument developed by the researchers with 42 variables. Health team categorized user responses: "Very good" (value 4), "Good" (value 3), "Regular" (value 2), "Poor" (value 1) and "Very bad" (value 0). The data obtained were tabulated using frequency and simple percentages, presented and analyzed as tables in Excel 2010. Results: The classification “Very good” was 10751 (52.5%) in First Contact Access, 9757 (55 .1%) in Longitudinality, 1315 (48.2%) in Care Coordination; with a lower proportion, 4146 (25.3%) in Integrality in the State of Paraíba. Conclusion: The study showed a positive overall rating with user satisfaction and the presence of attributes, in Macroregions and State. Among the main limitations are the low performance in the Integrality attribute and the worst evaluations attributed in Macroregion I.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Avaliação em saúde
Satisfação do usuário
Saúde pública
Public health
Primary Health Care
Health assessment
User satisfaction
Área(s) do CNPq: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP
Citação: MONTEIRO, Debora Lana Alves. Percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços na APS do estado da Paraíba: Estudo tranversal. 2021. 97f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4373
Data de defesa: 7-Dez-2021
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